TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (MCC): ANÁLISE QUANTITATIVA DE UM FORNO ELÉTRICO A INDUÇÃO

Por:   •  23/9/2020  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (MCC): ANÁLISE QUANTITATIVA DE UM FORNO ELÉTRICO A INDUÇÃO

O artigo em questão tem por objetivo defini estratégias de manutenção para um forno elétrico a indução, localizado em uma fundição de aços especiais.

Desde sempre a manutenção é vista como fator que gera custos para as empresas, entretanto a melhoria e redução de custos em processos produtivos tem aumentado o uso de equipamentos e processos, aumentado a importância da manutenção, visto isso a manutenção depende diretamente da produtividade, que é influenciada pela disponibilidade do sistema de produção.

Fator de atenção é a indisponibilidade de equipamentos críticos que interferem no desempenho fabril, assim todas as falhas são igualmente danosas: a importância da falha é determinada por seu efeito no desempenho global do sistema de produção, dessa forma é importante que os equipamentos críticos tenham ao mesmo tempo altas confiabilidade e maneabilidade, assim tendo alta disponibilidade. Segundo o artigo a confiabilidade é a probabilidade que um sistema de produção opere isento de falhas por um dado tempo, e a mantenabilidade é a probabilidade que, dado que ocorreu uma falha o reparo seja feito ate um dado tempo, já a disponibilidade é a relação entro o tempo que  recurso esta disponível e o tempo total previsto para a operação.

A manutenção centrada na confiabilidade (MCC) teve inicio na indústria aeronáutica americana, mais seus conceitos e técnicas são aplicáveis a outros setores da indústria, assim a MCC é um programa que reúne varias técnicas de engenharia para assegurar que os equipamentos de uma planta fabril cumprirão suas funções especificadas, assim identificam-se como requisitos prévios e indispensáveis para o MCC a disponibilidade de informações.

A confiabilidade possui função de densidade de falhas, função acumulada de falhas, função de confiabilidade e função de risco.

Assim dentro do estudo de confiabilidade em manutenção, existem as distribuições de probabilidade que se ajusta aos dados de sobrevivência do sistema ate o tempo desejado, as principais distribuições de interesse em manutenção são: “lognormal”, ”exponencial”,”gamma”, “weibull”.

A função lognormal é utilizada em peças de desgastes, tais como componente metálicos sujeitos a falha por fadiga do metal, trincas ou corrosão.

A distribuição exponencial, é a distribuição continua com taxa de falhas constantes, sendo utilizada para descrever falhas em sistemas complexos não redundantes.

Já a distribuição gamma, é uma generalização da distribuição exponencial. É utilizada para descrever sistemas com componentes paralelos, onde todos os componentes devem falhar para que o sistema falhe.

Por fim a distribuição Weibull tem a capacidade de amostras de tempo até a falha com comportamentos distintos, além de poder ser usada em pequenas amostras.

A curva da bandeira, é uma função de risco em relação a falha de um equipamento ao longo do tempo, é composta pelo período inicial, onde geralmente a taxa de falhas é alta, período maturidade onde a falha é sensivelmente menos e oscila ao redor de uma medida constante, já o ultimo período é chamado de desgaste ou mortalidade, é a da vida útil do equipamento, dessa forma a taxa de falhas é crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com