TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Manutenção Centrada em Confiabilidade

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 10

MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE - MCC

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto, sob orientação do Professor Me. Paulo S. T Vanucci, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

RIBEIRÃO PRETO

JUNHO/2015

Trabalho de Conclusão de Curso I entregue em formato impresso, tendo como requisito parcial a obtenção de Título de Bacharel em Engenharia Mecânica do Centro Universitário Anhanguera, aprovado em _______ de ________de_________ pelo Professor:

______________________________________

Professor Me. Paulo S. T. Vanucci

RESUMO

A engenharia de confiabilidade teve início nos anos 50 sendo aplicada principalmente em projetos e equipamentos que envolviam alto risco à vida humana. Porém, a crescente competitividade do mercado nos últimos anos e a necessidade de aumento de produção passou a requerer um alto índice de confiabilidade das máquinas. Atualmente a confiabilidade não pode ser alcançada somente com intervenções corretivas e periodicidades determinadas sem um devido estudo para defini-las. Então na década de 60 foram criados conceitos que conduziram para o desenvolvimento da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Uma abordagem criada com o objetivo de direcionar os esforços da manutenção para componentes e sistemas onde a confiabilidade é essencial. Sendo fundamentais em alguns campos da engenharia, como em construções de usinas nucleares, aeroplanos, submarinos onde a falha é intolerável. Portanto a MCC, pode ser empregado em praticamente todos os tipos de indústrias: naval, militar, automobilística, petrolífera entre tantas outras, com o intuito de aumentar a disponibilidade dos equipamentos. A MCC pode ser de duas formas: qualitativa, pelo estudo dos modos de falha e suas consequências para o sistema e quantitativa, pela medição de números de falhas, tempo de parada e custos associados a manutenção e perda de produção. Este trabalho tem o propósito de demonstrar as ferramentas e métodos utilizados para elaboração de um plano de manutenção mais eficiente. Para isso o sistema deverá ser analisado levando em consideração como o equipamento pode falhar, quais as causas, consequências e nível de importância de cada uma. Considerando as análises feitas será possível chegar o mais próximo possível de um plano de manutenção que direcionada a causa raiz de cada problema evitará quebras inesperadas e paradas de produção.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

SUMARIO

1.PROBLEMA 8

2.HIPÓTESE 8

3. INTRODUÇÃO 8

1.Objetivo geral 8

2.Objetivo específico 8

3.Justificativa 9

4.REVISÃO DE LITERATURA 10

1.Manutenção Centrada em confiabilidade 10

2.Processo evolutivo da manutenção 10

3.Publicações relacionadas à MCC 11

5.METODOLOGIA 13

1.Análise Funcional 13

2.Análise de modos, efeitos e criticidade de falhas (FMECA) 13

3.Análises de confiabilidade 13

4.Seleção de tarefas 14

5.Determinação de intervalos de manutenção 14

6.Criação dos planos de manutenção 14

6.CRONOGRAMA 14

7.CONCLUSÃO 16

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

MCC - Manutenção Centrada em Confiabilidade

RCM - Reliability Centered Maintenance

MCR – Manutenção Centrada no Reparo

1.PROBLEMA

A Manutenção Centrada em Confiabilidade pode ser uma importante ferramenta para reduzir custos e falhas, definindo planos de manutenção para uma planta industrial?

2.HIPÓTESE

Aprimorar o conhecimento sobre MCC e gestão de manutenção reduz custos e falhas em planta industrial

3. INTRODUÇÃO

1.Objetivo geral

O objetivo deste trabalho é demonstrar o programa Manutenção Centrado em Confiabilidade como uma importante ferramenta para reduzir custos e falhas, definindo planos de manutenção para uma planta industrial.

2.Objetivo específico

O objetivo específico deste projeto trata do:

Aprimoramento do conhecimento dos autores sobre MCC e gestão da manutenção;

Demonstração do programa de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC);

Definir as principais ferramentas utilizadas no programa;

Descrever todos os passos necessários para implantação da MCC.

3.Justificativa

Atualmente, com as empresas exigindo cada vez mais produtividade usando menos recursos dispostos pelas companhias, a manutenção se encontra em um ponto delicado. Ela passa a ser mais exigida, principalmente em empresas onde a parada de um equipamento sem programação ocasiona contaminações, perda de produtos, entre outras avarias, podendo gerar prejuízos de milhões. Certamente que a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com