TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Preventiva

Por:   •  8/6/2021  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

Manutenção Preventiva

“Segundo a norma NBR-5462, Manutenção Preventiva é a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”.
         De acordo com a NBR-5462 , existem três tipos de manutenções, sendo elas: Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva. Seu uso serve para conceituar o modo de manutenção que será utilizado para os equipamentos durarem mais.

Há três pontos (também chamados de “gatilhos”) que são destacados quando falamos de manutenção preventiva, sendo os intervalos predeterminados, critérios específicos e redução da probabilidade de falhas. Esses pontos definem as condições do material. 
Dentro da manutenção preventiva existem dois tipos principais de falhas: Falhas Potenciais e Falhas Funcionais. A existência dessas falhas nos auxilia quanto ao processo que será realizado.

Falha Potencial x Falha Funcional

A falha potencial é definida como uma falha que alerta que há algo de errado, entretanto, pelo fato de ser uma falha inicial, o equipamento continua a exercer sua função. Já a falha funcional é definida como uma falha que impossibilita o equipamento de realizar a sua função.  

Custos

Os custos da Manutenção Preventiva costumam ser relativamente mais caros do que outras manutenções – como a Manutenção Proativa – e isso ocorre devido a alguns fatores, como o Lucro Cessante Planejado e a Troca de peças antes do fim de sua vida util.

Plano

O plano de manutenção preventiva tem como principal objetivo visar a redução de falhas que tem relação direta com a idade do equipamento. Para isso, utiliza-se a Análise dos Modos e Efeitos de Falha, também chamada de (FMEA), a sigla abreviatória de Failure Modes and Effects Analisys.

FMEA é uma das ferramentas mais importantes a serem usadas, por três motivos básicos: Determinação dos modos de falha, Análise de riscos de cada modo de falha e o Cálculo do RPN (Risk Priority Number)

Para determinar quais atividades entrarão no plano de manutenção preventiva, a atividade deve responder três perguntas:

  1. Essa atividade irá reduzir (ou eliminar) a ocorrência da falha?
  2. Caso a falha aconteça, essa atividade irá reduzir (ou eliminar) a gravidade do efeito da falha?
  3.  Essa atividade irá aumentar a chance de detectar a falha antes dela acontecer ou ainda em estágio inicial?

Para o processo ser concluido, utilizamos as;

  • Inspeções Sensitivas
  • Inspeções Instrumentadas
  • Limpeza, reaperto e lubrificação
  • Substituição de componentes conforme a vida útil

Fontes

TELES, Jhonata. O que é Manutenção Preventiva?. Engeteles. Disponível em: https://engeteles.com.br/o-que-e-manutencao-preventiva/#:~:text=Segundo%20a%20norma%20NBR%2D5462,do%20funcionamento%20de%20um%20item. Acesso em: 02 de jun. de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com