TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática no Cotidiano

Por:   •  29/1/2023  •  Dissertação  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

A matemática está presente em diversos campos de vivência da humanidade, sendo uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento ao longo dos séculos, onde surgiu da forma que conhecemos no Antigo Egito e no Império Babilônico por volta de 3500 a.C., uma vez que o seu processo de desenvolvimento e ampliação está diretamente relacionado com a necessidade da humanidade em solucionar problemas ao longo da história.

O fato de a matemática estar presente de diversas formas na vida das pessoas, esse fator auxilia no processo da criação de conceitos matemáticos por parte dos discentes, por despertar o interesse de entender processos que a matemática é ferramenta primordial para se desenvolver. Ao interligar a matemática e processos do “mundo real” que a envolva, estimula a curiosidade e a capacidade de buscar o conhecer, assim desenvolvendo um sentido para o entender a matemática no contexto de desenvolvimento dos meios tecnológicos na atualidade.

O aluno é a chave para o processo de aprendizagem, quando estimulado ele desenvolve a capacidade analítica e lógica dos processos matemáticos, e a melhor forma de estimular o aluno é demonstrar a relação entre o aprender e o aplicar o conhecimento, onde a investigação cientifica é um caminho que facilita essa aproximação do aluno com o saber, pois o aluno motivado a identificar e pesquisar sobre um determinado tema, contribui para a sua assimilação de novos saberes.

O aluno aprimora o seu conhecer a partir do momento que ele entende que esse processo faz sentido, e um fator que auxilia nessa visão de que o conhecer é fundamental está no fato do aluno identificar que o que ele aprende faz sentido para sua vida. Por isso o processo de investigação e solução, deve ser estimulado durante a formação do aluno.

A partir da imagem será proposto aos alunos desenvolver uma dinâmica que envolva apontar o seu ponto de vista sobre ela, identificando a relação da imagem com o seu cotidiano. Após elencar cada item observado pelos alunos, será posto em prática um debate, que visa demonstrar a disparidade do ponto de vista de cada aluno, e identificar o abismo que os alunos impõem sobre relacionar a matemática e fatores do dia a dia.

Partindo da visão de mundo de cada aluno, será implementado discussões que engloba um fator pressente em suas vidas, que se trata da noção de espaço. Assim, apontando os problemas decorrentes de demarcações de espaços, auxiliando os alunos na assimilação de que há semelhança entre as imagens e espaços presentes no cotidiano.

O momento será oportuno para compreender o significado de que o espaço em suas casas tem semelhanças com as imagens, assim possibilitando a criação de uma planta baixa, após a criação da planta baixa da casa de cada aluno, será possível comparar com as imagens.

Após a conclusão dessa proposta, será proposto uma nova ideia aos alunos, onde os mesmos irão investigar o processo numérico por trás das imagens, colocando em prática os conceitos de progressão aritmética ou geométrica, onde eles irão identificar qual o método mais adequado. Eles irão procurar identificar as relações entre a progressão dos lados das figuras com a sua área e perímetro.

O momento será oportuno para que eles analisem as possibilidades de montagem de áreas com repartições,  e identificar qual a figura geométrica possui o melhor formato para potencializar o espaço. Pode ser levando em consideração o processo de escalas, demostrando que são figuras semelhantes com dimensões proporcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com