TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Delphy Aplicada na Transferência de Tecnologia

Por:   •  21/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 14

1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo a previsão tecnológica da transferência de tecnologia utilizando a metodologia Delphy.

Transferência de tecnologia é o processo pelo qual a tecnologia ou o conhecimento desenvolvido (trabalho de P&D) em um lugar é transformado em produtos e serviços comercializáveis.

A metodologia Delphy será utilizada para obter o consenso uma tendência de como ocorrerá a transferência de tecnologia em médio a longo prazo, uma vez que a quantidade de novas tecnologias que surgem por ano vem crescendo e o número de startups detentoras dessas tecnologias aumenta a cada ano.

2. Introdução

O surgimento de novas tecnologias vem crescendo assustadoramente com o passar das últimas décadas. Ao mesmo tempo, a tecnologia vem mudando rapidamente, diminuindo o ciclo de vida dos produtos e processos e aumentando os custos das novas tecnologias, que exigem cada vez mais estudos aprofundados e equipamentos específicos para as atividades.

As diferenças de produtividade entre os países explicam em grande parte a diferença do seu desenvolvimento, portanto, detenção de tecnologia desempenha um papel importante na produtividade. Essa diferença entre o desenvolvimento dos países gera um atraso tecnológico. Sabe-se que alguns países ricos são responsáveis pela maior parte da criação de novas tecnologias. A transferência de tecnologia tornou-se assim uma das formas mais eficazes para empresas e nações enfrentarem os desafios de uma economia global.

Nos países em desenvolvimento a transferência de tecnologia é uma ótima oportunidade para aumentar a competitividade das empresas locais e criar seu próprio ambiente inovador. Para as empresas, a transferência de tecnologia é extremamente importante no que se refere ao processo continuo de inovação, permitindo que elas atinjam novos estágios de crescimento e desenvolvimento em pouco tempo.

Em 2017, foram lançadas mais startups do que nos 4 anos anteriores. Quando pensamos em startups tecnológicas, somos logo remetidos a um grupo de pessoas desenvolvendo alguma atividade em uma garagem esperando por financiamento para se tornarem o próximo Facebook. Esse tipo de estrutura pode funcionar bem para startups de TI, onde iniciativas de sucesso se tornaram empresas de bilhões. Fora do setor de TI, as principais fontes de inovação e tecnologia vem do desenvolvimento corporativo e de pesquisas acadêmicas. Os resultados de P&D corporativo normalmente ficam dentro da empresa, tornando-se parte de novos produtos ou serviços. Por outro lado, os desenvolvimentos dentro das universidades, nos últimos anos, estão fazendo crescer significativamente o número de startups.

Com o aumento de spin-offs acadêmicos o cenário de transferência de tecnologia vem se modificando. Para prever o cenário de médio e longo prazo de como funcionará a transferência de tecnologia, será utilizado a metodologia Delphy.

O método Delphy existe a mais de meio século e tem como principal característica a busca da formação de um consenso entre especialistas ou estudiosos de um tema específico, através de questionamentos sucessivos, a respeito de acontecimentos futuros. Desde o início da década de 50, esse método vem sendo utilizado nas mais diferentes áreas como educação, medicina, ciências e administração, principalmente para assuntos ligados à área de tecnologia.

3. Apresentação do Caso

O crescimento da concorrência obriga as empresas a buscar soluções para ganhar competitividade.

O desenvolvimento dos países e das empresas está ligado diretamente a sua capacidade de inovar e de desenvolver novas tecnologias. A detenção de tecnologia desempenha um papel importante na capacidade de produzir.

A transferência de tecnologia tem um papel importante a partir do momento em que a maior parte das novas tecnologias estão concentradas em um número restrito de países, aqueles considerados desenvolvidos.

De acordo com Takakuwa (2014) o comércio é o veículo mais importante para a transferência de novos bens e tecnologias entre os países. Importações de países mais desenvolvidos, introduzem novos bens aos países menos desenvolvidos. Através das importações, os países em desenvolvimento também recebem a tecnologia e os bens de capital necessários para a subsequente produção desses novos bens e, eventualmente, para a exportação para outros países.

É importante estabelecer estratégias para gerenciar propriedade intelectual e know-how produzido através de P & D. Nas instituições acadêmicas, os direitos de propriedade intelectual normalmente não são de propriedade do inventor individual, na maioria das vezes são de propriedade da instituição de ensino.

As universidades têm a missão de garantir que suas descobertas, pesquisas e novas aplicações científicas levem a produtos e serviços úteis para a sociedade. O sucesso da transferência de tecnologia melhora a competitividade de uma universidade com outras instituições acadêmicas. Uma universidade bem-sucedida na área tem mais oportunidades para novas colaborações e financiamento de pesquisa, aumentando assim as oportunidades de pesquisa para seus professores e alunos.

Em alguns casos, os inventores decidem por formar uma nova empresa, startup em torno da inovação que estão desenvolvendo, irão comercializar e vender essa descoberta, na maioria dos casos o próprio inventor dirige ou administra essa nova empresa.

3.1. Modelos de transferência de tecnologia

Na literatura encontramos diferentes tipos e classificações de modelos de transferência de tecnologia. Segue abaixo uma lista dos mais encontrados com uma pequena descrição.

3.1.1. Licenciamento

É um acordo sob o proprietário de uma patente, marca comercial ou propriedade intelectual, permite a outra empresa usar a tecnologia desenvolvida por ele em uma determinada área durante um certo período de tempo

3.1.2. Contrato de suporte

O proprietário da tecnologia participa da implementação da tecnologia, fornecendo em cada etapa do suporte técnico de transferência, bem como treinamento de pessoal.

O contrato de suporte pode ser uma parte do contrato de licenciamento, a fim de melhorar a eficiência da transferência.

3.1.3. Joint Venture

Uma joint venture é um acordo celebrado entre duas ou mais empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com