TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DAS METODOLOGIAS CIENTÍFICAS APLICADAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E EFETIVIDADE METODOLÓGICA DE PROFESSORES NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Por:   •  6/4/2020  •  Artigo  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

IMPACTO DAS METODOLOGIAS CIENTÍFICAS APLICADAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E EFETIVIDADE METODOLÓGICA DE PROFESSORES NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Rafael Henrique Silva1 Juliana Barbosa da Cruz2

Érica Flaviane Souza Nascimento3

Daniele Rodrigues4

RESUMO

Entender como se dá a construção, a aplicação e a efetividade das metodologias de ensino superior ajuda criar subsídios para novos estudos e também para a criação de novas estratégias para a composição da formação profissional, bem como a otimização da transmissão do conhecimento e das teorias necessárias, fazendo assim com que o aprendizado possa ser mais eficaz. Vários autores argumentam, democraticamente, a necessidade de uma educação científica mais abrangente a fim de propiciar a construção de uma sociedade mais democrática, crítica, reflexiva e ativa em debates e tomadas de decisões que interferem nos processos sócio científicos. Através de uma estratégia descritiva e qualitativa, utilizando de pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de um questionário estruturado a docentes do curso de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida, o presente artigo buscou responder os questionamentos em torno das metodologias desenvolvidas, como apresentar os recursos utilizados por professores no ensino superior, com foco na graduação em psicologia, apontar como são elaborados e aplicados os métodos utilizados pelos mesmos no ensino superior em psicologia, analisar a efetividade, no aprendizado dos discentes, dos métodos apontados, além de articular a relação entre os resultados apurados, a fim de se obter uma síntese da eficácia ou ineficiência das metodologias apontadas.

PALAVRAS-CHAVE: Psicologia. Metodologia Científica. Ensino Superior. Aprendizagem.

ABSTRACT

Understanding how the construction, application and effectiveness of higher education methodologies helps to create new study subsidies and also to create new strategies for the composition of professional training, as well as the optimization of the transmission of knowledge and the necessary theories, thus making learning more effective. Several authors argue, democratically, the need for a more comprehensive scientific education in order to propitiate the construction of a more democratic, critical, reflexive and active society in debates and decision making that interfere in the socio-scientific processes. Through a descriptive and qualitative strategy, using a bibliographical and field research, with the application of a structured questionnaire to teachers of the Psychology course of the Faculdade Ciências da Vida, the present article sought to answer the questions about the methodologies developed, such as presenting the resources used by teachers in higher education, with a focus on undergraduate psychology, to point out how the methods used by them in higher education in psychology are elaborated and applied, to analyze the effectiveness, in the learners' learning, of the methods pointed out, besides articulating the relation among the results obtained, in order to obtain a synthesis of the effectiveness or inefficiency of the mentioned methodologies.

KEYWORDS: Psychology. Scientific Methodology. Higher Education. Learning.

[pic 2]

1 Graduando de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG; rafaelkakasilva@gmail.com

2 Graduando de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG; julianabarbosa1926@hotmail.com

3 Graduando de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG; ericaflaviaane3m@hotmail.com

4 Graduando de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG; danielerodriguesr@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Borba e Silva (2011, p. 1), durante um longo tempo acreditava-se que a capacitação de um bom professor de nível superior era necessário apenas uma boa comunicação verbal e domínio vasto dos conhecimentos para a disciplina em que se propõe a lecionar, onde esse fato era justificado pela composição do corpo discente do ensino superior ser composto por adultos. Considerava-se que os mesmos não necessitavam de práticas de cunho pedagógico por se tratarem de indivíduos de “identidade formada”, sendo assim, sabem exatamente o que querem e que não seria exigido nada mais que o profissionalismo do professor para a transmissão do conhecimento. Diferente do que os autores apresentam da atualidade, onde apontam que o professor universitário deve ter não apenas sólidos conhecimentos na sua área, como também habilidades pedagógicas no intuito de tornar a aprendizagem mais eficaz. Isso se faz necessário tendo em vista que os alunos nos dias atuais apresentam uma postura mais crítica do que é apresentado em sala, principalmente no que se refere a se relacionar as teorias apresentadas com a realização de práticas, onde se atestam a aplicabilidade das mesmas.

Entender como se dá a construção, a aplicação e a efetividade das metodologias de ensino superior ajuda criar subsídios para novos estudos e também para a criação de novas estratégias para a composição da formação profissional, bem como a otimização da transmissão do conhecimento e das teorias necessárias, fazendo assim com que o aprendizado possa ser mais eficaz.

Como referência, Borges e Alencar (2014, p. 120) destacam as Metodologias Ativas, que visam trabalhar o senso crítico do discente, baseando-se em experiências reais ou simuladas, onde o mesmo deve buscar soluções através de desafios oriundos da prática social em diferentes contextos. Com isso, objetiva-se colocar o estudante em uma situação em que ele se examina, realiza reflexões e contextualizações, ressignificando descobertas.

Já Koehler et al. (2012, p. 80) cita a metodologia do “peer instruction”, proposta pelo professor Eric Mazur, professor de Física da Universidade de Harvard. Através dela, objetiva- se a primazia pelo entendimento e aplicabilidade dos conceitos através de discussão entre os alunos. Com isso, espera-se que, tendo os alunos o domínio conceitual, se faz necessário desenvolver as habilidades de aplicação em situações práticas. Mazur faz uso da metodologia através da tecnologia, utilizando de um dispositivo de radiofrequência que computa as respostas dadas pelos alunos às questões apresentadas previamente. Havendo um baixo índice de acerto, abre-se o campo para o debate das respostas entre os alunos, o que acredita ele, faz com que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com