TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PATOLOGIA EM ESTRUTURAS METÁLICAS

Por:   •  29/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Patologias em Estruturas Metálicas.

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 3. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

Tarefa 3

Orientações:

  • Tome cuidado com o plágio;
  • Dê preferência a utilizar as suas palavras;
  • Faça a devida referência de cada material de autoria diversa que utilizar;
  • Leia o tutorial de referências e citações que se encontra na biblioteca;
  • Todos os cálculos devem ser demonstrados;
  • Para tarefas respondidas por meio digital, o formato utilizado deve ser .doc ou .docx. Para tarefas manuscritas, as mesmas devem ser digitalizadas e entregues em formato .pdf. Lembre-se: apenas 1 arquivo para cada tarefa (arquivos extras serão desconsiderados).

1) Uma coluna metálica apresentou corrosão uniforme, apresentando uma cama de óxido de ferro (ferrugem) pouco aderente. Neste sentido, houve perdas uniformes de massa em toda a extensão do perfil e consequente diminuição gradual da espessura do metal.

Comente a situação e apresente as possíveis causas para essas patologias. Proponha, também, a conduta recomendada para resolução do problema.

Conforme a patologia apontada, provavelmente é uma corrosão causada por meios aquosos, causando corrosão uniforme ocorrendo perca uniforme da espessura.

Conduta recomendada:

- Remoção da corrosão e impurezas com jato de areia

- Realizar pinturas anticorrosivas

- Para as sessões que tenham sofrido uma importante redução de área, avaliar a necessidade de substituição do material.

2) A galvanização é o processo de aplicação de uma camada protetora de Zinco ou ligas de Zinco a uma superfície metálica de modo a evitar a corrosão destes. Contudo, a corrosão em elementos galvanizados ainda ocorre com bastante frequência.

Comente os motivos da ocorrência deste tipo de patologia e quais são suas possíveis causas. Proponha, também, a conduta recomendada para resolução do problema.

Corrosão Galvanica:

Ocorre quando tem dois metais diferentes, em ambiente contendo eletrólito (Eletrólito pé um meio aquoso condutor de elétrons, conforme o esquema abaixo:

Formação de par Galvânico:

[pic 1] [pic 2] [pic 3]

A formação de par galvânico é dada quando eu tenho um eletrólito conforme a área da figura acima destacada em verde claro, passando na superfície de diferentes materiais com diferentes posições na série galvânica.

Neste caso temos o aço carbono que é menos nobre, enquanto também tenho o aço inox que é um material mais nobre que está fazendo papel de catodo, o que tem uma posição mais anódica, que é menos nobre na série galvânica (No caso o Aço Carbono), vai perder elétrons para o mais nobre (No caso o Inox), neste caso o aço carbono perde para o aço inox, mas para que isso ocorra precisamos ter um meio aquoso condutor de elétrons chamado eletrólito, conforme essa explicação, é assim que ocorre a corrosão galvânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com