TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO CONTRA AFOGAMENTOS EM PSCINAS

Por:   •  10/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

PREVENÇÃO CONTRA AFOGAMENTO EM PISCINAS RESIDENCIAIS

PREVENTION AGAINST DROWNING IN RESIDENTIAL POOLS

André Ferreira Dias1; Denner Augusto do Carmo Mata2; Jean Marcos Alves Ferreira3;

Lucas Eduardo Ribeiro Nogueira4; Marcelo Dias Mendes Neto5; Wellerson Grosse dos

Santos6; Euzébio das Dores de Souza7

  1. Estudante Bacharelado em Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Belo Horizonte, MG. andrdias764@yahoo.com.br.

  1. Estudante Bacharelado em Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Belo Horizonte, MG. dacmata@gmail.com.
  1. Estudante Bacharelado em Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Belo Horizonte, MG. jeanmarcos.a@hotmail.com
  1. Estudantes Bacharelado em Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Belo Horizonte, MG. lucas.edu.rn@live.com.
  1. Estudante Bacharelado em Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Belo Horizonte, MG. marcelodiasmendes@hotmail.com.
  1. Estudante Bacharelado em Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Belo Horizonte, 2018. Belo Horizonte, MG. wellerson.santos1@live.com.
  1. M.S.c. Engenharia Elétrica. UFMG, 2013. Belo Horizonte, MG.euzebio.souza@prof.unibh.br.

[pic 1][pic 2]

RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de um sistema que previna e atue contra o afogamento em piscinas residenciais, buscando por meio de sensores indicar quando a um risco eminente de uma criança estar vindo a se acidentar, podendo assim evitar uma tragédia.

PALAVRAS-CHAVE: Afogamento, piscina, sensor.

ABSTRACT: This article has as main objective to present the development of a system to prevent and act against drowning in residential swimming pools, searching through sensors to indicate when an imminent risk of a child is coming to crash, and thus avoid a tragedy.

KEYWORDS: Article. Drowning, pool, sensor.

____________________________________________________________________________

  1. INTRODUÇÃO

Acidentes na infância são responsáveis por elevadas taxas de mortalidade de crianças, um fator muito preocupante é decisivo na saúde pública.


O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)¹ foi criado pelo DATASUS aonde é possível retirar dados sobre mortalidade no país, no ano de 2013 foram registradas próximo de 75000 mortes em idades

2

de 0 a 19 anos sendo que 29% se refere a mortes por causa externas, desses, 75000 registros de morte 34% são relacionadas a mortes ocasionadas por acidentes. Sendo o principal tipo de morte, ocasionada por acidentes envolvendo veículos, a segunda maior causa de acidentes é ocasionada por afogamento, sendo o principal foco deste trabalho. Muitos pais possuem piscinas em suas residências, e acabam por desconhecer o perigo que estão expostos, este trabalho busca desenvolver um sistema que irá permitir que sensores informem aos usuários a possibilidade de um afogamento para que os responsáveis possam estar tomando medidas que evitem uma eventual tragédia.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 MATERIAIS

Para realizar os procedimentos para a execução do projeto, serão utilizados materiais/componentes para possibilitar a construção de um protótipo. E para processar informações e ordenar as ações necessárias, baseado em um fluxograma do programa em “c”, foi criado um programa para comandar estas ações no protótipo.

2.1.1 ARDUINO UNO:

Arduino/Genuino        UNO        é        uma        plataforma        de

prototipagem baseada no microcontrolador ATmega328P (pinagem mostrada na FIG. 1). Estruturalmente possui 14 pinos de entrada/saída digitais (da quais 6 podem ser usadas como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal de quartzo de 16MHz, uma conexão USB, uma tomada de força, um cabeçalho ICSP e um botão de reinicialização ou botão de reset, como mostra a FIG. 2.

O Arduino Uno pode ser programado pelo Arduino Software (IDE) e seu micro controlador vem pré-programado com um bootloader que lhe permite


carregar novo código para ele sem o uso de um programador de hardware externo.

A plataforma pode ser alimentada através da conexão USB (5V) ou com uma fonte externa (tensão recomendada entre 7 e 12 volts).

O Arduino/Genuino Uno possui várias facilidades para se comunicar com um computador, outra placa Arduino/Genuino ou outros microcontroladores. O ATmega328 fornece a comunicação serial UART TTL (5V), que está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX) (Arduino,2017). Mais especificações sobre a plataforma são encontradas na TAB. 1.

[pic 3]

Figura 1 - Pinagem do micro controlador ATmega328P.

Fonte: www.arduino.cc (2018).

[pic 4]

Figura 2 - Arduino UNO

Fonte: www.robomart.com (2018).

[pic 5][pic 6][pic 7]

Especificações

Micro controlador

ATmega328P

Tensão operacional

5V

Tensão de entrada

(recomendado)

7-12V

Tensão de entrada

(limite)

6-20V

14 (dos quais 6 fornecem

Pinos I/O Digital

saída PWM)

Pinos de entrada

analógica

6

Corrente DC por pino

de I/O

20mA

Corrente de CC para

pino de 3.3V

50mA

Memória flash

32 KB (ATmega328P)

SRAM

2 KB (ATmega328P)

EEPROM

1 KB (ATmega328P)

Velocidade do relógio

16MHz

Tabela 1 - Especificações do Arduíno Uno

Fonte: www.arduino.cc (2018).

Foi utilizado o Arduino UNO R3 pelo fato de que seus recursos oferecidos e sua resposta à programação atendem bem às necessidades do projeto, e também por ser uma plataforma livre e de baixo custo, podendo ser programado em linguagem de programação C/C++.

2.1.2 DISPLAY LCD:

Foi utilizado um display LCD 1602-A (16 colunas e 2 linhas ou 16 caracteres em cada uma das 2 linhas),


3

baseado no controlador HITACHI HD44780, que pode ser visto na FIG. 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (851.2 Kb)   docx (581.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com