TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  11/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Edson Quintanilha Marques (RA 2387552009)

 Fabio Goularte Soares (RA 2387552609)

Fabio Santos dos Santos (RA 2388189310)

Patrick Schimitz Duarte (RA 2387552509)

Rodrigo Duval de Azevedo (RA 2388189109)

Thais Silveira Fernandes (RA 2388439107)

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: Indústria de Pão de Queijo KIKEYJO

Porto Alegre - RS

2022

Edson Quintanilha Marques

Fabio Goularte Soares

Fabio Santos dos Santos

Patrick Schimitz Duarte

Rodrigo Duval de Azevedo

Thais Silveira Fernandes

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: Indústria de Pão de Queijo KIKEYJO

Produção textual em Grupo (PTG) apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Gestão Ambiental; Administração e Economia para Engenheiros; Homem, Cultura e Sociedade; Engenharia e Profissão; Legislação e Segurança do Trabalho.

Professores: Douglas Caldeira Giangarelli, Amanda Regina Foggiato Christoni, Maria Gisele de Alencar, Jean Carlo e Renan Borelli Galvão.

Porto Alegre - RS

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

2 LEVANTAMENTO DE DADOS..................................................................................4

3 FLUXOGRAMA..........................................................................................................6

4 PLANEJAMENTO......................................................................................................9

5 QUANTO AS NORMAS REGULAMENTADORAS..................................................11

6 DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGEM...............................................................13

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O consumo da iguaria mineira, guloseima comestível e muito apreciado: “Pão de Queijo”, vem crescendo entre 5% a 10% no Brasil por ano. Com este fator positivo, vislumbra-se que o setor secundário no país esteja em ascensão; a conscientização do alto consumo, como consequência, faz com as indústrias queiram comercializá-los. Um bom pão de queijo é uma rara combinação de nutrição, conveniência e saúde. O consumidor de hoje valoriza cada vez mais os benefícios nutricionais e sensoriais que ele proporciona. Um bom pão de queijo fornece fibras e carboidratos em uma forma conveniente, com baixo teor de gordura e delicioso. Um bom pão de queijo nunca sai de moda.

É importante evidenciar, que o mercado de pães de queijos está prestes a experimentar um enorme crescimento. Em todo o país, as pequenas padarias estão surgindo em ritmo crescente. Indústrias como a KIKEYJO, estão experimentando um tremendo crescimento ao capitalizar o apelo saudável dos pães de queijos. De acordo com a ABPQ - Associação Brasileira dos Produtores de Pão de Queijo, seu número de membros aumentou 40% nos últimos anos. À medida que as pessoas se tornam mais conscientes do perfil nutricional saudável dos pães de queijos, um bom pão se torna ainda mais atraente, sendo assim, os produtores e comerciantes apostam também no aumento de até 25% de sua produtividade em menos de 5 anos, visando atingir metas extras de exportação.

Diante disto, foi desenvolvido um estudo qualitativo e descritivo através das informações da Indústria de Pão de Queijo “KIKEYJO”, com o objetivo de fazer sua produção aumentar significativamente, onde é necessário adotar um processo de automação produtiva, fazendo com que o custo diminua.

Diante do apresentado, esta situação geradora de aprendizagem (SGA) trouxe à luz, sobre a indústria de pão de queijo KIKEYJO, dando-lhe oportunidade e incentivo as práticas sustentáveis e de saúde, através de intervenções com programas tendo os efeitos produzidos por mudanças, ou implantação de novos métodos nas rotinas e operações.

2 DO LEVANTAMENTO DE DADOS

Fazendo o devido levantamento, soube-se quantos produtores locais atendem à demanda da indústria de Pão de Queijo KIKEYJO, primeiramente, supõe-se uma quantidade “x” de produtores locais, em relação ao que estes atendiam deve-se calcular a quantidade dos “x” por 25% de aumento (em relação a 5 anos).

Na KIKEYJO, o agendamento começará com três cozeduras grandes por semana (MWF) e duas cozeduras pequenas (T,TH). Devido à vida útil prolongada dos pães de massa fermentada, o produto pode ser vendido por dois dias antes de envelhecer. A cada dia de cozimento, o padeiro assará pães em um forno de convés. O forno fornece calor intenso e uniforme e uma quantidade controlável de injeção de vapor, permitindo um tremendo controle da crocância da crosta. Tudo, desde pães de queijos brancos macios a pães de queijos densos e com crosta grossa. Enquanto os pães estão assando no dia corrente, o padeiro já começa a misturar as longas massas fermentadas a serem assadas no dia seguinte; sendo assim, para atender esta pretensão produtiva e analisando o preço em média do produto que a empresa fornecia, como o ingrediente principal é o polvilho, fazendo pesquisas em sites de busca obteve-se que o valor de R$12,00 que mais se aproxima de um custo ideal, considerando-se que para produzir os pães de queijos usa-se em média 5 colheres de polvilho para 60 pães de queijo, sendo 1 colher de sopa possui 5g, e se formos considerar a compra de 1 kg, precisa de mais da metade de “x produtores” do que o habitual, logo, o setor não apresentava até então uma elevação menor que 10%, mostrando que nos últimos dois anos houve uma desaceleração no setor. Assim, a indústria KIKEYJO comprava o polvilho dos pequenos produtores locais, o que barateava o custo do produto e também estimulava a economia local, visto que o seu processo de produção não atende a todos os padrões estabelecidos nas normas de qualidade da ABPQ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (584.3 Kb)   docx (481.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com