TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE TESTE DO SISTEMA

Por:   •  26/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho trata do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM V), referente às disciplinas de Engenharia de Softwere e Projeto de Interface com o Usuário no

Palavras-chave: Teste. Usabilidade. Engenharia de Softwere. IHC.

ABSTRACT

This work treats about the Multidisciplinary Integrated Project (PIM V), of the subjects of Software Engineering and User’s Interface Project of the first bimester of the second period of the Graduation Course in Technology Analysis and System Developm

Key-word: Test. Usability. Software Engineering. User’s Interface Project.

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 05

2 REFERENCIAL TEÓRICO 06

2.1 Engenharia de Softwere 06

2.2 Interação Homem-Computador 07

2.3 Teste Caixa-preta 07

2.4 Avaliação heurística 08

3 PROPOSTA DE TESTE DO SISTEMA 09

4 PLANO DE TESTE 09

5 ROTEIRO DE TESTE E EVIDÊNCIA 10

5.1 Caso de teste 1 10

5.2 Caso de teste 2 13

5.3 Caso de teste 3 16

5.4 Caso de teste 4 19

5.5 Caso de teste 5 23

5.6 Caso de teste 6 27

5.7 Caso de teste 7 30

5.8 Caso de teste 8 33

5.9 Caso de teste 9 36

5.10 Caso de test 10 39

6 AVALIAÇÃO HEURÍSTICA 40

7 AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE FORMAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO 43

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 44

REFERÊNCIAS 45

1 INTRODUÇÃO

Como já percebemos, o softwere está em quase todas as coisas do nosso cotidiano. Quando usamos o telefone, pagamos uma conta, assistimos a tv, tudo está relacionado ao uso de um sistema, que tem todo seu controle feito por software. Fica evidente que tem se tornado um companheiro e uma ferramenta fundamentais no nosso dia-a-dia.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Engenharia de Softwere

Friedrich Ludwig Bauer definiu-a como: "Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwere de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe em máquinas reais". O próprio significado de engenharia já apresenta conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção. Surgiu da necessidade de dar um tratamento de engenharia a produção de softweres cada vez mais complexos, sistematizando-os e criando formas de controla-los, concentrando-se em aspectos práticos de como produzi-los.

Somente através do esforço das empresas, em busca de uma área de TI organizada, usando práticas e ferramentas de Engenharia de Softwere, é que é possível elevar o seu patamar, contribuindo para a realização do grande objetivo que é ser competitiva e desafiadora no mercado.

2.2 Interação Homem Computador

A necessidade de comunicação acompanhou a evolução humana e foi aprimorada através dos tempos, transformando a forma como vemos o mundo, as pessoas e suas interações, e modificando nossas vidas de forma direta e indireta.

É neste contexto que a tecnologia se apresenta. Tenta maximizar nossas habilidades da forma mais segura e agradável possível. O humano-computador) que é o estudo da interação entre pessoas e computadores. Acontece através da interface do usuário, formada por hardwere e Softwere.

Muitos autores defendem que a interface com o usuário é o aspecto mais importante de um sistema interativo. Interfaces bem projetadas são garantia de sucesso de um produto de Softwere.

2.3 Teste Caixa-Preta

O teste de Caixa-preta ou comportamental, baseia-se na especificação inicial do sistema. Os testes são criados sem conhecer cópias do código são criadas com condições de erro para serem verificadas. Não é uma alternativa às técnicas de caixa branca. Pelo contrário, é uma abordagem complementar que é sensível a uma classe diferente de erros.

2.4 Avaliação heurística

Heurística é o mais importante método utilizado para avaliação de usabilidade, por ser considerado de baixo custo, de fácil aprendizagem e fácil de ser aplicado. Consiste em sessões que duram entre uma e das horas, onde alguns especialistas em usabilidade, seguindo padrões pré-estabelecidos de “bons princípios de usabilidade” (NIELSEN, 1994), avaliam a interface.

3 PROPOSTA DE TESTE DO SISTEMA DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS

Este trabalho consiste testar e fazer uma inspeção de usabilidade em um sistema disponibilizado pela UNIP – Universidade Paulista, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, com o objetivo de verificar sua correção em relação ao comportamento esperado e usabilidade.

A função do sistema é formatar os artigos acadêmicos que serão submetidos,

pelos autores, aos congressos e às revistas científicas da universidade. Um artigo

somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com