TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia da construção civil

Por:   •  5/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1][pic 2]

Curso de Graduação em Engenharia Civil

Tecnologia e Sistemas Estruturais IV

 

TECNOLOGIA E SISTEMAS ESTRUTURAIS

UBERABA – MG

2014

TECNOLOGIA E SISTEMAS ESTRUTURAIS

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências do componente curricular Patologia das Construções do curso de Engenharia Civil.

Professor: Larissa Soriani Zanini R. Soares.

UBERABA – MG

2014

1. INTRODUÇÃO

Na construção civil atribui-se ao termo patologia o estudo das origens, causas ou defeitos que ocorrem nas edificações. Os problemas patológicos podem manifestar-se nas construções de diversas formas e diferentes aspectos ou com maior ou menor intensidade, provocando diminuição da vida útil do imóvel e gastos. As formas patológicas encontradas com maior frequência são infiltrações, fissuras, corrosão da armadura, movimentações térmicas, descolamentos, entre outros.

Toda edificação possui um período de vida útil a que se destina. Muitas vezes, antes mesmo deste prazo ser alcançado, o nível de desempenho já se encontra abaixo do satisfatório devido, por exemplo, a falhas de projeto construtivas ou de manutenção. Estes problemas patológicos podem ser simples, sendo assim, de diagnóstico e reparo evidentes ou então, complexos, exigindo uma análise individualizada.

A análise dos problemas patológicos baseia-se numa sequência de três etapas. A primeira consiste no levantamento de subsídios, fazendo parte desta, a vistoria do local e ensaios complementares de pesquisa. Entendido o caso, parte-se então para a segunda etapa, a elaboração do diagnóstico, precedido de um prognóstico que indicará a viabilidade de se fazer intervenções. E por fim será o estudo das alternativas de intervenção, para posterior decisão da conduta a ser seguida.

É de grande importância a detecção precoce de manifestações patológicas, tendo-se em vista que o quanto antes estas forem tratadas, menor será a perda de desempenho e mais barato será a recuperação. Contratar uma empresa especializada com procedimentos padronizados no inicio da obra, é um dos fatores que podem evitar o aparecimento de problemas patológicos complexos. Além disso, a manutenção de forma correta prolongará a vida útil do imóvel e minimizará o surgimento dessas patologias.

Neste trabalho serão apresentados quatro tipos diferentes de patologias ocorrentes na construção civil, suas causas e as soluções que podem ser tomadas de forma a eliminar o problema patológico.

2. INFILTRAÇÃO

Das patologias mais comuns existentes destaca-se a infiltração. A capacidade de infiltração da água é um desafio constante para a construção civil. Os problemas de umidade quando surgem nas edificações, sempre trazem um grande desconforto e degradam a construção rapidamente.

O aparecimento frequente de problemas ocasionados por umidade é decorrente de características construtivas adotadas pela arquitetura moderna assim como os novos materiais e sistemas construtivos empregados nas últimas décadas. No entanto, quando o problema aparece o principal objetivo dos construtores é buscar soluções impedindo a passagem indesejável de água para o local que se deseja proteger.

Dentre as manifestações frequentes referentes aos problemas de umidade nas construções, encontram-se:

Mofo – É o desenvolvimento de fungos que irão causar deterioração dos materiais. O mofo e o bolor são fungos vegetais cujas raízes, penetrando nos materiais, destilam enzimas ácidas que os corroem. Causa o apodrecimento de madeiras e desagregação de revestimentos e alvenaria.

[pic 3]

                     Figura 1. Mofo.

Eflorescência – É a formação de sais solúveis, que se depositam nas superfícies dos materiais, carreados do seu interior pela umidade que os atravessa, formando manchas brancas ou em outras situações aumentando de volume, na forma de estalactites. Estes sais estão presentes nos tijolos, no cimento, na areia, no concreto, na argamassa, entre outros.

[pic 4]

                      Figura 2. Eflorescência.

Manchas – É a saturação de água nos materiais sujeitos a umidade tendo como consequência o aparecimento de manchas características e posterior deterioração.

[pic 5]

                       Figura 3. Manchas.

Oxidação – É a reação química que ocorre nos metais sujeitos a umidade. No aço, chama-se ferrugem e causa o aumento considerável de volume das barras desagregando o recobrimento, expondo as armaduras a mais ataques externos.

[pic 6]

                       Figura 4. Ferrugem.

Goteiras – É o gotejamento direto de água advinda de chuvas, vazamentos ou infiltrações em marquizes, floreiras, terraços, entre outros.

[pic 7]

                     Figura 5. Gotejamento.

Desagregamento – É caracterizado pela destruição da pintura que se esfarela, destacando-se da superfície, podendo inclusive, destacar com parte do reboco. 

[pic 8]

                      Figura 6. Desagregação da pintura.

2.1. Causas e consequências de diferentes tipos de infiltrações

A infiltração pode ser caracterizada como a passagem da água do meio exterior para o interior ou em sentido contrário, no seu estado líquido ou gasoso, que penetra nas paredes por capilaridades através de fissuras ou poros existentes no material. Existem vários tipos de infiltrações que afetam a estrutura física da obra, em especial, os materiais utilizados para a sua construção como, por exemplo, a pintura, o aço, entre outros. Abaixo serão abordadas as causas e consequências de diferentes tipos de infiltrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com