TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: a má utilização de piso intertravado em Feira de Santana

Por:   •  11/12/2018  •  Artigo  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

a má utilização de piso intertravado em Feira de Santana*

Yuri Fernandes Souza**

Profª Evani Pinheiro***

RESUMO

A pavimentação por meio de piso intertravado, que já era utilizado desde o império romano, chegou ao Brasil na década de 70 e passou por diversos avanços ao longo do tempo até conquistar popularidade nas últimas décadas e emergir em diversos países como uma alternativa prática, versátil e econômica, sendo ele efetuado de forma artesanal, se comparado a outros tipos de pavimentos. Contribuindo para a realização de obras mais limpas, além de favorecer a permeabilidade no local onde é instalado, permitindo a drenagem de águas pluviais. No entanto, como todo trabalho artesanal, esse tipo de pavimentação possui riscos de defeitos, sejam eles por mau estudo do solo, por mão de obra desqualificada ou erros de cálculos de dimensionamento das camadas inferiores a de rolamento para compressão e tração. Tais problemas podem ter sua solução, quando detectados, e podem também ser evitados para que não venham ocorrer, trazendo conforto para os usuários e a empresa que presta os devidos serviços.

Palavras-chave: Pavimentação. Piso Intertravado. Permeabilidade. Drenagem.

ABSTRACT

        The interlocking pavement, already used since the Roman Empire, arrived in Brazil in the 70's and has undergone several advances over time to gain popularity in the last decades and to emerge in several countries as a practical, versatile alternative and economical, being done in an artisan way, if compared to other types of pavements. Contributing to the performance of cleaner works, besides favoring the permeability in the place where it is installed, allowing the drainage of rainwater. However, like all artisanal work, this type of paving has risks of defects, whether due to poor soil study, disqualified manpower or calculation errors of the underlayment for compression and traction. Such problems can have their solution, when detected, and can also be avoided so that they do not occur, bringing comfort to the users and the company that provides the necessary services.

Palavras-chave: Paving. Interlocking Pavement. Permeability. Drainage.

1 INTRODUÇÃO

Ao ser levada em consideração o modo de execução desse tipo de pavimento (artesanal), a probabilidade de existir erros é grande.  Dentre as possíveis causas para que a patologia tenha acontecido, estão a má compactação das camadas inferiores (Base, Sub-Base e Subleito), erros de cálculo quanto a carga máxima de trânsito, quanto ao dimensionamento das camadas e tubulações hidráulicas próximas que podem romper.

        Por ser permeável, esse tipo de pavimento permite a percolação da água entre suas juntas de dilatação. Uma vez essa água infiltrada para as camadas inferiores, se um planejamento de drenagem não foi executado, a área pode perder sua capacidade de resistência, as camadas inferiores absorvem a água percolada, fazendo com que o trecho ceda. Para a prevenção desse tipo de patologia, o estudo de solo e clima se faz necessário, para que se conheça o tipo de agregado presente no local e como é o período de chuva no local para que o melhor método de drenagem seja tomado.

        Em Feira de Santana, segundo pesquisa de 2017 do IBGE, 17,1% de domicílios urbanos sem encontram com urbanização adequada (bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Número consideravelmente baixo para a maior cidade do interior do estado da Bahia.

        Ao observar as vias da cidade, são notórias as intervenções paliativas para recuperação parcial da pavimentação. Tais intervenções, em sua maioria, acontecem por uma instalação equivocada da pavimentação, sem os devidos cuidados.

        A pavimentação em piso intertravado traz o benefício da economia em possíveis reparos quando o mesmo apresenta danificação, porém, o que se apresenta na cidade são pontos danificados e sem cuidados por parte dos responsáveis, e quando acontece o reparo, o mesmo é feito de forma rápida e ineficaz, provocando descolamento contínuo do piso, causando transtorno aos moradores e motoristas que trafegam nas ruas esburacadas.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

        Para a execução de um artigo desse porte, foram coletadas informações bibliográficas a partir de livros, artigos e sites que têm foco no assunto em questão.

        Inicialmente, o tema foi analisado, em maior parte, por meio de pesquisas em web sites e artigos acadêmicos, para tomar conhecimento e criar as próprias ideologias sobre o mesmo. A partir daí, buscando novos métodos, como idas até locais onde a pavimentação intertravada é utilizada e onde ela tem apresentado patologia, pode-se concretizar a formação do projeto.

        

3 DISCUSSÃO

        A revisão teórica que embasou este estudo pautou-se em: pavimentos intertravados e utilização em Feira de Santana.

3.1 Pavimentos intertravados

        O conceito básico desse tipo de pavimentação é o intertravamento, ou seja, a transmissão de parte da carga de uma peça para a peça vizinha através do atrito lateral entre elas. Outra característica desse sistema é o fato de ser permeável, pois permite a passagem de parte da água da chuva para o solo através das juntas.

        A demanda de obras sustentáveis no mercado de construção civil vem cada vez mais exigindo métodos alternativos que possibilitem uma construção mais econômica e racional. Atualmente esse tipo de pavimentação encontra-se nos programas de urbanização, decretos e leis, grandes aliados de incentivo ao uso dele em áreas de passeios públicos.

3.2 Utilização em Feira de Santana

O uso desse tipo de pavimentação geraria benefício mútuo, visto que, a prefeitura reduziria gastos em execução e manutenção, se comparar com pavimentação asfáltica, enquanto a população usufruiria de vias pavimentadas para trafegar sem desconforto, como seria em ruas de “terrão”.

O que se nota, é a displicência do órgão responsável por uma execução de qualidade, o que minimiza ocorrências de manutenção mais grave. Tal displicência gera revolta a população que se vê a mercê da situação, necessitando desviar de buracos para não danificar o veículo, se envolvendo em acidentes por conta dos buracos existentes e convivendo com mau cheiro da rede de esgoto que por ventura danifica por causa dos danos na pavimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com