TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: a má utilização de piso intertravado em Feira de Santana

Por:   •  11/12/2018  •  Ensaio  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

O estudo de patologias nas construções de Feira de Santana*

Danielle Farias da Silva **

Danilo Gonçalves Lima**

Lucas dos Santos Gomes**

Raphael Galvão R. da Silva**

Willemberg  dos Santos Souza**

Profª Evani Pinheiro***

RESUMO

Problemas, tais como umidade, fissuras e rachaduras, devem ser tratados com atenção por profissionais capacitados para a execução de toda a obra e por métodos eficientes para prevenção. A patologia em si, não tem como acabar, ela sempre irá existir na construção civil, porém temos como tratar para amenizar o surgimento das mesmas, com o intuito de levar melhorias na forma de construção, aumentando a qualidade e sua vida útil da edificação. A análise previamente dos problemas encontrados nas edificações, onde é alvo de reclamações constantes, deve-se valer para a colaboração da melhoria no ramo da engenharia civil.  Buscando assim, o aperfeiçoamento para evitar reincidências de patologias, pois uma das formas para reduzir o retrabalho e os gastos em reparos é analisando os seus surgimentos, para não vim acarretar algum tipo de colapso ou a um funcionamento inadequado da sua estrutura.

Palavras-chave: Patologia; Melhoria; Qualidade.

ABSTRACT

These problems, such as humidity, cracks and cracks, should be handled with care by trained professionals to carry out the entire work and by efficient methods for prevention. The pathology itself, can not end, it will always exist in civil construction, however we have how to deal with the appearance of them, with the purpose of bringing improvements in the way of construction, increasing the quality and its useful life of the building. The prior analysis of the problems encountered in the buildings, where it is the subject of constant complaints, should be valid for the collaboration of the improvement in the field of civil engineering. Seeking this, the improvement to avoid recurrences of pathologies, since one of the ways to reduce rework and expenses in repairs is analyzing their emergencies, so I did not come to cause some kind of collapse or an inadequate functioning of its structure.

Palavras-chave: Pathology; Improvement; Quality.

1 INTRODUÇÃO

É comum ouvir reclamações sobre fissuras, rachaduras, umidade nas paredes e vários outros tipos de patologias que são encontradas nas edificações e que podem comprometer uma estrutura. Essas patologias são os problemas que mais aparecem nas construções e que vem tornando-se cada vez mais caro os seus reparos. Essas irregularidades que são comuns aparecerem em casas, prédios, que são muitas vezes devido a algum tipo de material de baixa qualidade, incorreto, uma má compactação do solo ou até mesmo por conta de interferências naturais da região de Feira de Santana. É comum, grandes construtoras terem em seus relatórios, uma grande quantidade de abertura de rechecagem e vistoria dos moradores devido algum defeito encontrado na residência do cliente. Tendo em vista, que o surgimento dessas patologias deve ser analisadas para obter um resultado de reparo mais satisfatório para que não venha surgir danos maiores na estrutura.

O surgimento de qualquer tipo de patologia tem um motivo, seja ele devido a um recalque na fundação, ou a qualidade do material usado, tudo isso pode ser proveniente do aparecimento desses problemas. Levando em conta de que toda construtora é responsável pela segurança e solidez de uma edificação por um tempo. Esses problemas acabam trazendo, a depender do seu grau, danos maiores e obtendo mais gastos para os seus reparos, induzindo também o comprometimento da vida útil da edificação.

Portanto, o objetivo do presente artigo é propor soluções para amenizar esses tipos de problemas nas construções, voltada a atender as grandes construtoras de Feira de Santana, que em sua grande maioria sofrem com esses tipos de problemas. Visando reduzir as necessidades de reparos e os custos para os devidos fins. Tendo como resultado uma melhoria na qualidade, gerando assim uma boa satisfação para os clientes.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

        O presente trabalho foi baseado em uma revisão bibliográfica sobre patologias da construção civil, abordando os tipos de patologias e suas incidências. Serão discutidas também as formas adequadas que poderiam evitar muitas das patologias encontradas nas edificações, as que mais são índice de reclamações como as trincas e rachaduras, umidade nas paredes e a manutenção das edificações buscando assim, uma possível ausência dessas patologias e o prolongamento da sua durabilidade.

Para isso, foi feito pesquisa em bibliografias nacionais (artigos, livros) e arquivos eletrônicos, como também visitas em campo de algumas construtoras de Feira de Santana, como fundamento para o desenvolvimento e sustentação do assunto. Tudo isso, analisando todas as possíveis vias para chegar ao tratamento adequado para as patologias mais comuns existentes nas construções. Levando em conta todos os dados e analises feita anteriormente, juntamente com o conhecimento pessoal no assunto.

Esses problemas, tais como umidade, fissuras e rachaduras, devem ser tratados com atenção por profissionais capacitados para a execução de toda a obra e por métodos eficientes para prevenção, para a construção não vim sofrer nenhum tipo desses problemas futuros. E, no surgimento dessas patologias, depois de uma obra concluída, os reparos específicos devem ser feitos com urgência para que não venha comprometer toda a estrutura.

Com o estudo das principais patologias encontradas na construção civil de alguns condomínios, na qual se procurou detectar as possíveis causas do surgimento desses problemas, levando em conta a qualidade do material utilizado, método de execução e os possíveis reparos. Nas análises feitas a partir desses estudos, podendo observar que as fissuras, trincas, rachaduras e a umidade são as mais comuns. Através destas análises, foram elaboradas propostas para uma possível solução, medidas preventivas e procedimentos que poderão ser seguidos para a melhoria da construção civil.

3 DISCUSSÃO

        Toda construção para ser realizada com sucesso, exige etapas para serem executadas da melhor forma até chegar ao objetivo com êxito. Porém, muitas construções vêm tendo como “habito” o retrabalho, muitas vezes por não seguirem corretamente alguns métodos de execução, em falhas no processo de produção do projeto ou na utilização de materiais inadequados de má qualidade. Tudo isso favorece o surgimento de problemas que comprometem estruturalmente e visualmente algumas edificações, que como consequência acabam necessitando de reparos, conforme visto anteriormente (OLIVARI, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com