TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia na Construção Civil

Por:   •  28/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 3

A patologia é os estudos dos danos ocorridos em edificações.

Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura, descolamento de revestimentos cerâmico, sobrecargas ou acúmulo de tensões, movimentação térmica, recalque das fundações, reações químicas internas. Por se encontrar em vários aspectos, acaba recebendo nome de manifestações patológicas.

[pic 1]

Figura 1 - Gráfico das causas de patologia.

O Brasil continua atrasado no estudo das patologias, não tem muitas pesquisas feitas nessa área em obras brasileiras.

Talvez os danos por umidade e infiltrações sejam os mais comuns em edificações nos dias de hoje. Um dos motivos também é a má qualificação dos projetos, a falta de preparo dos profissionais. Apesar de serem planos primários, eles pode acarretar em problemas maiores em uma edificação. A infiltração pode resultar em uma corrosão séria da estrutura.  A infiltração é ocasionada na maior parte das vezes pela má instalação hidráulica.

Certas patologias causam sensações desagradáveis como, mau cheiro, sensação insegura, falta de ar, entre outros.

Para correção da patologia é necessário que contrate um especialista nesta área, para eliminar os problemas da má construção e evitar novos danos futuros que podem ocorrer, caso o reparo seja feito por uma pessoa não preparada.

Foram selecionadas fotos de dez imagens com patologias ocorridas em região conhecida do grupo como, casas, prédios e universidades. A seguir:

Há muito caso de azulejo que apresentam problemas. Motivos das causas podem ter sido, má fabricação de piso (não queimaram o esmalte direito), problema de assentamento, problema de armazenamento, problemas de juntas, argamassa de assentamento que já estava vencida. O que podemos fazer nesta situação: retirar todos os pisos.        

  1. Fissura[pic 2]

   

As fissuras são geralmente estruturais, mas quem quer isso em suas residências?

A fissura, normalmente surge quando adicionamos muita água na argamassa gerando uma quantidade significativa de retração, deixando as junções com baixa resistência, superficiais e não implicam, necessariamente, em diminuição da segurança de componentes.

4. Rachadura

[pic 3]

Rachadura é nome dado a abertura indesejável entre a parede. Essa causa não tem como ser definida sem um estudo mais especifico. Nessa casa tem inúmeros fatores, falta de fundação (estacas, sapatas, baldrames,pilar,etc). Seguida de compressão exercida pelo peso do telhado, acomodação do solo e etc. A forma de resolver e fazer a fundação ou quebrar e começar do modo correto.

5. Trinca

[pic 4]

Essa Trinca poderia ter ocorrido por muitos fatores. Por exemplo rejuntamento vencido, rodapé mal assentado, argamassa de assentamento que passou  do tempo de trabalhabilidade e etc.

Mas Nesse caso aconteceu pela emenda feita na  laje e recebeu sol e chuva ocasionando mais rápido a trinca, foi construída uma parede ao lado, E depois de alguns anos reapareceu no rejuntamento, Conforme houve o trabalho do solo e da casa, acabou influenciando na dilatação da trinca.

6. Destacamento

Figura 5-Destacamento no azulejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com