TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia construção civil

Por:   •  13/4/2016  •  Monografia  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO

ENGENHARIA CIVIL

ANO LETIVO

SEMESTRE

PERÍODO

CARGA HORÁRIA

2016

1o

Semanal: 2 h/a –  Semestral: 40 h/a

Disciplina: Projeto Integrador V

Professor:; Esp. Rogério Borges Vieira

Observações:

  1. Atividade deverá ser desenvolvida pelo grupo em sala de aula, a presença e participação de todos são indispensáveis.
  2. As respostas deverão ser digitadas e entregues via portal acadêmico e também uma cópia entregue em mãos pelo grupo na aula subsequente.
  3. Para Respostas idênticas, a nota será dividida pelo número de cópias.
  4. Este exercício é parte das atividades de PI V,

Assunto: Patologias de Fachadas – QUESTIONARIO Parte 1

  • Valor: 1 Ponto - Peso: 1

Questionário

  1. Comente as frases: "a conjuntura econômica atual do Brasil está refletindo em um aumento na área construída do país....todo este panorama nos remete a cuidados especiais na execução das obras, além dos normativos já existentes.... cada vez mais estão surgindo diversos tipos de patologias nas construções , muitas vezes devidos a falta destes cuidados. Qual seria as prováveis causas desta preocupação?                 - Mão de obra desqualificada;                                                                                               - Materiais de baixa qualidade;                                                                                           - Falta de fiscalização/acompanhamento de pessoas qualificadas na execução de obras; - Não elaboração de projetos com os detalhes para se evitar que venha a surgir patologias;
  2. Qual é no seu ver uma das principais funções da fachada em uma edificação:
  • A fachada é de certo modo um meio de comunicação com os clientes, uma má fachada pode gerar uma má primeira impressão no cliente.
  • Evitar a degradação dos materiais de construção.
  1. .Cite alguns fatores que propiciam o aparecimento de aspectos patológicos nas fachadas?
  • Descolamento da argamassa;
  • Degradação os materiais ali utilizados;

  1. Cite pelo menos 3 fatores que propiciam do descolamento de pastilhas ou revestimentos de placas cerâmicas?
  • Agentes externos como sol, chuva, ventos;
  • .Descolamento da argamassa;
  • Alta umidade no local;
  • Variações térmicas;
  1. .Quais seriam as precauções possíveis de serem tomadas?                 Uma verificação árdua na execução do projeto; projeto detalhado; contratar uma mão de obra qualificada;
  2. .Qual as providências para o reparo nas fachadas com descolamento de revestimento cerâmico?
  • .Deve ser feito uma limpeza no local, retirando toda sujeira daquele local para colocação de novo revestimento;
  1. Quais são os principais fatores que levem ao aparecimento de fissuras nos revestimentos de argamassas?
  • .Pode acontecer devido a uma mão de obra desqualificada, ou até mesmo materiais de baixa qualidade, mas isso ocorre com o tempo e é difícil apontar uma causa específica para aquela fissura.
  1. Quais as providências para se evitar as fissuras dos revestimentos?
  • Para que não se tenha tais fissuras, é necessário um projeto bem elaborado e uma fiscalização na hora da execução da obra, materiais de qualidade, enfim, respeitar todas as normas para execução.
  1.  Cite as causas para a degradação do revestimento em pintura.

1- Perda de aderência - estas anomalias surgem geralmente pelo efeito combinado de diferentes anomalias e agentes de degradação; este conjunto de anomalias tem maior incidência em idades avançadas do material; a existência destas anomalias traduz um estado de degradação avançado; no grupo de anomalias de perda de aderência, consideram-se duas situações distintas, (a) o empolamento e (b) o destacamento da pintura; devido à gravidade de cada uma destas anomalias, não se considera empolamentos com graus de severidade inferiores ao nível dois, nem destacamentos com graus de severidade inferiores ao nível três

2- Manchas e alteração de cor - este tipo de anomalia afeta, sobretudo a qualidade visual das fachadas e surge, geralmente, logo nos primeiros anos de vida útil dos revestimentos por pintura.

3- Pulverulência - dada a diferença, em termos de durabilidade do revestimento, entre a pulverulência em pequena e moderada escala, opta-se por adoptar uma escala de degradação não linear , apenas com níveis muito baixos ou inexistentes desta anomalia e níveis moderados ou elevados da manifestação de pulverulência. Por último, em situações de degradação avançada, a pulverulência muito pronunciada pode ser responsável pelo desaparecimento total e localizado da película, deixando o reboco à vista; este processo marca o fim da vida útil do revestimento.

  1. Caracterize o descolamento de Pintura.

Apresentação: - Perda de aderência da película;

Investigação: - verificar a existência de umidade no substrato; - verificar a existência de contaminantes na interface película e substrato; - verificar as características do substrato e da superfície de aplicação quanto à lisura, porosidade e umidade.

  1.  Patologias Congênitas! O que São? Dê Exemplos                                 São aquelas originárias na fase de projeto em decorrência desrespeito as tecnologias normatizadas pela ABNT, ou de falhas de especificações de material e no detalhamento e especificação inadequada dos revestimentos.
  2. Quais os fatores podem causar descolamento da pintura, do revestimento cerâmico, ou do revestimento em argamassa?

Preparo inadequado do substrato ou ausência. Causas: - aplicação de tinta em superfície contaminada por sujeira, poeira, óleo, graxa, eflorescência, partículas soltas, desmoldastes, etc. - aplicação sobre substrato muito poroso, que absorve o veículo, restando apenas os pigmentos e as cargas em forma pulverulenta; - aplicação da tinta sobre substrato muito liso. B) aplicação em substrato instável: Causas: - aplicação prematura da tinta formando película impermeável sobre a argamassa não curada, com perda de aderência, pulverulência e umidade na interface do filme com o substrato; - aplicação de tinta sobre substrato com elevado teor de sais solúvel em água, que por evaporação e capilaridade, depositam-se na interfase do filme com o substrato; - aplicação de tinta sobre substrato em vias de expansão ou desagregação, majorado pela alta temperatura e umidade. C) aplicação sobre base úmida. Causas: - aplicação de tinta com baixa resistência a álcalis, como as tintas a óleo ou alquímicas, sobre substrato úmido e alcalino; - aplicação de tinta impermeável sobre substrato úmido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com