TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia na construção civil

Por:   •  20/3/2017  •  Artigo  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FAPAC – FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

EDINILSON BARBOSA AMARAL

GEOVANA CARVALHO GONÇALVES

PAULO JOSÉ GONÇALVES DA SILVA

KERVELLY SOUZA

PONTE DE PORTO NACIONAL

PORTO NACIONAL-TO

2016

EDINILSON BARBOSA AMARAL

GEOVANA CARVALHO GONÇALVES

PAULO JOSÉ GONÇALVES DA SILVA

PONTE DE PORTO NACIONAL

[pic 2]

PORTO NACIONAL-TO

2016

RESUMO

Pontes são estruturas destinadas a transpor vales, rios e outros obstáculos semelhantes.  Estas estruturas podem ser construídas de diversos materiais, desde troncos de madeira, como nos primórdios, concreto armado, o mais utilizado e ainda por estruturas metálicas. A ponte de Porto Nacional, uma importante obra de integração e desenvolvimento da região central do Estado do Tocantins, é construída em concreto armado e, devido a alguns fatores como a ação do tempo, falhas de construção ou até mesmo utilização de materiais de qualidade inferior na execução da obra, encontra-se em estado bastante significativo de deterioração. Devido a estas e outras causas a utilização desta ponte está comprometida, não sendo permitido o tráfego de veículos com carga elevada.  As patologias identificadas nesta obra não são por si só determinantes para produzir a sua utilização limitada, mas necessitam de estudo mais aprofundado para se chegar a um diagnóstico definitivo e preciso.


SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

As barragens de obra de terra são elementos estruturais desde os tempos mais remotos, não tendo em registros uma data registrada que marca o início do seu uso. Sabe se, apenas, que o objetivo principal da construção de barragens era a contenção de água, destinada para o consumo humano e para atividades agrícolas.

A princípio, as barragens eram construídas apenas com um aterro impermeável de terra solida, como único objetivo de represar a agua. Com o passar dos anos e inovações tecnológicas, as barragens ganharam novas funções e ganharam dimensões bem mais consideráveis que anteriormente, alterando também sua funcionalidade, que passaram a represar grandes quantidades de fluidos.

Com a evolução e as modificações no desempenho dos barramentos, os processos construtivos foram aprimorados, sendo seccionado em etapas distintas, que variam desde as características do terreno, determinantes para a construção, tipo de barragem a ser utilizada e condições ambientais do local escolhido para a execução do projeto da mesma.

Outro fator determinante na construção de um barramento é o estudo do projeto executivo, que irá avaliar a estabilidade de taludes, a percolação da água e a análise da tensão – deformação existente no sistema que envolve a construção do elemento.

  1. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo identificar e apresentar os processos patológicos que atuam sobre a ponte construída no rio Tocantins, na cidade de Porto Nacional, observando as patologias mais superficiais e visíveis sobre a sua estrutura.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 DESEMPENHO

Segundo o dicionário Aurélio (2010 )  desempenho é o ato de resgatar o que estava empenhado. É retirar do penhor o que se encontra empenhado.
Desempenho não pode ser medido por que não podemos ver, é intagível, é algo que está empenhado dentro de cada pessoa. Só podemos mensurar e conceituar o tangível, o que podemos ver.

Além dos aspectos técnicos e funcionais, hoje a sociedade exige não só bom desempenho dos materiais ou da construção, mas também das interações com o meio ambiente, em busca daqueles cuja obtenção ou realizações se materializam com menor impacto ecológico e menor ônus energético (ISAIA, 2005).

3.2 PATOLOGIA

Para VERÇOZA (1991) as patologias são modificações estruturais e ou funcionais causadas por doença no organismo, ou seja, tudo que promove a degradação do material ou de suas propriedades físicas e ou estruturais o qual esteja sendo solicitado. As edificações também podem apresentar patologias, comparáveis as doenças: trincas, rachaduras, fissuras, manchas, descolamentos, deformações, rupturas, corrosões, oxidações, entre outros, assim chamada de Patologia da Construção. Também pode ser entendida como o baixo ou o fim do desempenho da estrutura, em relação à estabilidade, estética, servibilidade e, principalmente, durabilidade da mesma com relação às condições que está submetida.

Para SOUZA e RIPPER (1998) , patologia das Estruturas define-se como “campo da Engenharia das Construções que se ocupa do estudo das origens, formas de manifestação, conseqüências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas". Este ramo de engenharia tem sua importância devido à necessidade de prorrogar a vida útil das estruturas.

Manifestações patológicas apresentam-se na maioria das edificações, com maior ou menor intensidade, variando o período e a forma de manifestação. É importante a detecção precoce, visto que, o quanto antes for tratado, tende a minimizar o comprometimento e a menor custo o tratamento. Em geral, observa-se nas patologias, um descaso inconseqüente, que leva a simples reparos superficiais ou inversamente, a demolições ou reforços injustificados. Sendo desaconselháveis os dois extremos, visto que o conhecimento na área é considerando de grande evolução e alto desenvolvimento de equipamentos e técnicas, sendo perfeitamente possível diagnosticar e solucionar com êxito a maioria dos problemas patológicos.

3.3 TIPOS DE PATOLOGIA EM CERAMICAS

Conforme Verçoza (1991), as características construtivas modernas favorecem o aparecimento de patologias nas edificações. As construções são realizadas buscando-se o máximo de economia e o menor tempo de execução. Klein (1999) cita, ainda, a má qualidade da mão de obra, responsável por muitas das patologias verificadas. Segundo este autor, a vida útil de uma construção irá depender e será relacionada com os cuidados que forem tomados na fase de execução. Igualmente importantes estão os cuidados nas fases de projeto e manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (520 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com