TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PATOLOGIAS DAS FUNDAÇÕES NO ÂMBITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  15/8/2019  •  Monografia  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Itabuna

2018


 MARCIO TEIXEIRA DA SILVA JUNIOR[pic 6]

[pic 7]

AS PATOLOGIAS DAS FUNDAÇÕES NO ÂMBITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

Orientador:


Itabuna

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

As fundações no âmbito da construção civil se caracterizam como o resultado da necessidade que as cargas tendem a transmitir para o solo por meio do peso de uma determinada estruturada a ser construída. Ao longo do tempo o comportamento dessas fundações é afetado por diversos motivos existentes e na maioria das vezes podem apresentar patologias decorridas da verificação e análise de dados realizadas de maneira incorreta.

Patologias no âmbito da construção civil são descritas como o estudo dos problemas apresentados pelas estruturas ao passar do tempo, os quais são comparados às doenças tais como rachaduras nas paredes, descolamentos, rupturas, infiltrações e tantas outras.

As patologias das fundações são usadas na construção civil com o objetivo de identificar as causas que relacionam os mais variados problemas que são vistos diariamente nas grandes e pequenas construções. Portanto, uma verificação de extrema observação patológica indicará a origem de onde se iniciou o fenômeno e assim propor as devidas medidas de correção.

Os principais problemas e fenômenos que envolvem a patologia das fundações tem se iniciado mediante a construção de estruturas de grande porte e com um alto grau de pressão como, por exemplo, na construção de grandes prédios que tornam as falhas estruturais um problema cabível, e as vezes inesperadas quando se inicia um projeto de construção civil.

Na construção civil, são inúmeros os problemas envolvendo fenômenos patológicos de fundações como umidades, impermeabilidade e cargas de grande pressão que tornam um problema difícil de ser contornado, impedindo o projeto de ser concluído no tempo determinado.

1.1 O PROBLEMA

Considerando que as patologias das fundações comprometem a durabilidade das grandes estruturas significando alto custo na execução das obras, como podem ser identificadas e evitadas quanto antes no âmbito da construção civil?

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Esclarecer como as patologias das fundações podem ser identificadas e evitadas o quanto antes no âmbito da construção civil.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

•        Abordar as patologias das fundações no cotidiano das construções;

•        Identificar as principais causas de patologias das fundações no âmbito da construção civil;

•        Descrever quais precauções a serem tomadas afim de evitar patologias das fundações nas construções.

3 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem como tema o estudo das patologias das fundações no âmbito da construção civil, pois se torna relevante abordar as consequências que um pequeno erro estrutural representa para uma obra, significando custos muito alto na execução do projeto. Portanto, é preciso que as avarias patológicas sejam identificadas e, ao mesmo tempo prevenidas quanto antes pois desta maneira terão menos gastos no orçamento, além de minimizar os possíveis riscos de instabilidades após a finalização da obra.

É observado que os problemas envolvendo patologias das fundações, apenas se torna algo relativamente sério, quando estes geram um alto custo para o orçamento da obra em questão, portanto, são mínimas as importâncias dadas a este fenômeno patológico na construção civil. Desta forma, esse problema poderia ser evitado desde o início da obra apenas com simples decisões a serem tomadas, visto que uma obra de grande porte gera um imenso custo para ser construída.

O trabalho esclarecerá a importância do estudo das patologias das fundações no âmbito da construção civil, visto ser um tema a ser discutido, pois, se trata de um problema apto a várias soluções a serem seguidos mais que, ao mesmo tempo torna-se um desafio a parte, pois, é preciso profissionais qualificados e o uso de equipamentos precisos para não haver erros no momento das verificações.

A referente pesquisa vem colaborar com a realização dos estudos e as formas de se prevenir das devidas ações patológicas na construção civil, a partir de importantes fontes de informações teóricas a respeito do tema tratado, colaborando para maximização dos conhecimentos acadêmicos, e levando a uma maior reflexão das decisões a serem tomadas tanto, na prática como na teoria.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao decorrer dos tempos, o âmbito da construção civil e do seu decorrente crescimento evidenciou problemas que tornam cada vez mais complexos os diferentes tipos de patologias existentes neste setor que é e sempre foi visto como um imenso processo que envolve custos, gastos e mão de obra de qualidade. O número de ocorrências de patologias das fundações é ao decorrer da história da construção civil é grande e tende a mover decisões que significaram grandes ganhos ou prejuízos no futuro (SOUZA; RIPPER, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com