TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proteção do Meio Ambiente

Por:   •  10/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Proteção do Meio Ambiente

Estudante: LARA MARIA VALÉRIO LEMOS

Observamos na Unidade 2 que a exposição contínua a ambientes com elevados níveis de pressão sonora requer a adoção de medidas de gestão em engenharia e administração. Portanto, esta atividade tem como objetivo interpretar os níveis de ruído identificados em uma refinaria de petróleo durante a jornada de trabalho da equipe de manutenção dos tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis.

Um membro da equipe possui a atribuição de supervisionar cinco áreas distintas. No entanto, a sua maior permanência é exatamente no setor com maior NPS e acima do limite de tolerância. Diante desta informação, quais recomendações para proteger o funcionário e sua equipe?

Dados da avaliação ambiental:

Área

Tempo de Exposição (min)

NPS dB(A)

Caldeiraria

80

90

Montagem

120

95

Desmontagem

100

87

Preventiva

100

72

Corretiva

140

93

RESPOSTA:

Diante do exposto, inicialmente deve-se ser solicitado o inventário de máquinas e equipamentos, que tem sua elaboração regida pela Norma Regulamentadora 12 (NR 12), e nasce com a intenção de realizar um controle sistemático de identificação, registro e avaliação de todas as máquinas e equipamentos presentes em uma empresa. Além disso, configura-se como um documento fundamental para a gestão da segurança no trabalho. Isso porque o mesmo permite a identificação precisa das máquinas, a descrição detalhada das medidas de segurança adotadas e a manutenção adequada dos equipamentos. Além de ser um requisito legal, o inventário contribui para a prevenção de acidentes, o cumprimento das normas de segurança e a promoção de um ambiente de trabalho seguro. Em se tratando do gerenciamento de ruído em um ambiental laboral, tal documento pode auxiliar no melhor controle e avaliação quanto aos riscos que esse pode causar negativamente sobre os trabalhadores.

Em seguida, deve ser solicitado o mapa de ruído de todo o ambiente laboral. Para que com isso seja possível ser identificado o posicionamento das máquinas e equipamentos, e para que, consequentemente, possa ser traçada uma tomada de decisão adequada e seja implantado os critérios técnicos de controle a serem estabelecidos na área em questão. A partir disso devem ser definidas e implantadas as medidas de proteção coletiva para a redução do ruído na fonte, trajetória e meios de transmissão. Além disso, devem ser realizados treinamentos periódicos, com o intuito de conscientizar os trabalhadores em relação aos riscos de exposição ao ruído e divulgar os resultados das avaliações ambientais realizadas. E, deve-se manter o controle médico e saúde ocupacional atualizados, a fim de confrontar com as ações em área e confirmar ou não a eficácia do programa de controle proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com