TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

O trabalho é compreendido na vida humana como uma parcela significativa, pois o trabalhador dedica uma grande parte do seu tempo ao trabalho. Desta forma o trabalho não pode gerar ao colaborador risco a saúde física e mental (angústia e sofrimento). O emprego tem que ser uma fonte geradora de prazer e satisfação.

O trabalho tem um valor central na vida humana e para isso pessoas se preparam com educação, qualificação e formação. Esperando alcança a fonte de subsistência, identidade social, identificação pessoal e amor. Quando o colaborador sofre maus tratos, frustrações, desrespeito e injustiça no trabalho pode afetar a saúde em geral.

Existem diversos fatores no trabalho que pode causar sofrimento patológico e estresse, a maior parte deles está diretamente ligada a organização do trabalho. Representa risco a saúde mental do trabalhador: modo na qual as tarefas são distribuídas, duração da jornada de trabalho, exigência, remuneração, relacionamento interpessoal, envolvimento afetivo, demissões, problemas pessoais e condições do trabalho como ruído, má iluminação temperatura, condições ergonômicas, exposição a substancias tóxicas, poeiras e fumo passivo. O sofrimento psíquico do trabalhador pode causar as mais diversas consequências a saúde como a depressão, abuso de substancia toxicas, fadiga crônica, distúrbios de sono e casos extremos.

A forma de trabalho tem mudado muito ao longo dos anos, o trabalhador do século XXI tem que ser capaz de desempenhar diversas funções, atender a expectativas e ser bem parecido como uma máquina. Além disso, os vínculos afetivos são cada vez menores e como resultado disso são: lesões por esforços repetitivos, estresse e transtornos mentais e físicos relacionados ao trabalho. Para mudar esse quadro é fundamental o comprometimento dos agentes sociais envolvidos no processo produtivo e a sensibilização do empresário, que deve promover mudanças na organização do trabalho eliminando fatores que causam sofrimento e estresse. A qualidade de vida no trabalho não pode apenas se limitar com a saúde e a segurança do trabalhador, deve ir além de programas de saúde ocupacional ou prevenção de riscos ambientais. É garantir uma produtividade eficaz na empresa em harmonia com o atendimento das necessidades básicas e aspirações do trabalhador.    

É correto enfatizar que para obter um trabalho saudável, a organização do trabalho deve levar em consideração a dimensão subjetiva das pessoas, ou seja, a dimensão do prazer e do sofrimento no trabalho. É preciso que haja um ambiente de trabalho que respeite as condições humanas, que seja acolhedor e que jamais considere o trabalhador uma máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com