TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  8/12/2017  •  Dissertação  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

Texto:

Cada indivíduo na sociedade possui sua personalidade, o que nos torna únicos com características físicas, psíquico e socioculturais. Essas características de personalidade ao longo da vida serão convocadas nas relações de trabalho, tendo o indivíduo um espaço para a consolidação das características de sua personalidade ou um espaço para reorganizar suas características.

O trabalho pode transformar os indivíduos ao longo de sua vida trabalhando. Ele pode gerar sofrimento, já que confronta os indivíduos com desafio externos, porém tem o lado positivo onde se tem a oportunidade do desenvolvimento e crescimento psicossocial, já que esse trabalho pode constituir-se em uma fonte de prazer e de desenvolvimento humano do indivíduo.

Tem se estudado a psicodinâmica do trabalho, que é inspirada na psicanálise, onde se propõe uma atividade de escuta dos trabalhadores, essa escuta não é só individual, é também coletiva, isso acontece porque se um problema é individual, a solução pode estar no todo. É de muita importância que as empresas tenham um espaço para que todos possam dizer o que sentem, para assim conseguir mais facilmente a solução de um problema, já que pode ser pensada por todos.

Existe algumas maneiras de o indivíduo se sentir valorizado. Desde o início da civilização havia treinamento, os mais experientes repassavam aos novatos seus conhecimentos, afim de garantir a sobrevivência do grupo. Hoje esse treinamento ainda existe, claro, hoje já se busca mais o desenvolvimento do conhecimento do indivíduo em saber-fazer. Mas atualmente tem se tomado mais cuidado com a emoção do trabalhador para que ele seja considerado um sujeito do processo, de um saber da ocupação, e não como um simples objeto do sistema produtivo.  

Os treinamentos têm outro fator importante, que é dar a oportunidade ao indivíduo exercer outras atividades no seu ambiente de trabalho. Antigamente o trabalhador que iniciava em uma atividade, permanecia o resto de sua vida, hoje a realidade é diferente. A realidade permite ao trabalhador um processo de aprendizagem contínuo, na intenção do mesmo exercer funções variadas e executar trabalhos diferenciados ao longo de sua vida profissional. Para isso atingir êxito total, exige-se do trabalhador uma flexibilidade e disponibilidade de enfrentar desafios novos no mundo de trabalho.

 Portanto, cada vez mais deve se preservar a saúde mental dos trabalhadores, já que é um dos valores inerentes à própria dignidade humana, para que os ambientes de trabalho e a qualidade de saúde dos trabalhadores sejam cada vez melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com