TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

O trabalhador é a base principal de qualquer desenvolvimento social e humano, principalmente no desenvolvimento financeiro de qualquer sociedade. Por isso a saúde do trabalhador deve ser tão importante quanto a sua função dentro da sociedade. A saúde mental do trabalhador é a base da saúde física, pois se a pessoa está psicologicamente bem ela automaticamente tem um sistema imunológico forte.

As doenças psicológicas são atualmente a doença do século, as doenças que mais matam. Por isso, o trabalhador deve cuidar da sua saúde mental em busca de se evitar problemas futuros.  Para se cuidar da saúde mental do trabalhador deve-se começar pelo seu ambiente de trabalho, pois é o local onde o trabalhador mais passa seu tempo.

Deve-se evitar o excesso de trabalho, o stress, a insegurança, a instabilidade, a busca pelo poder, a pressão, tudo que leve as pessoas por um extremo de pensamento ruins e estressantes, de modo a levar as pessoas a pensamentos de desistir ou de morte. Além disso é importe que as pessoas se sintam seguras em seus ambientes de trabalho para fazer com que elas trabalhem melhor.

A questão do ambiente de trabalhar ser mais respeitoso, mais agradável faz com que as pessoas trabalhem melhor e gostem de trabalhar. Além disso, esse ambiente traz consequências fora do ambiente de trabalho, de modo que uma pessoa com psicológico abalado tem mais insegurança com relacionamentos intrapessoais e pessoais, fia estressada com outras pessoas fora do ambiente de trabalho.

Profissionais com o psicológico mais abalados tendem a ter maior quantidade de atestado médico, pois ficam com o imunológico mais baixo, por isso ficam mais doentes. Pessoas com psicológico forte, sem atritos, tendem a ter mais relacionamentos fortes, reais e agradáveis, sem descontar as coisas ruins vividas no ambiente de trabalho.

Os valores inerentes à própria dignidade humana tendem a prezar pela saúde mental do trabalhador, com saúde, lazer. O Perfeccionismo individual ou pressão do trabalho são problemas que são desenvolvidos devido aos extremo vividos no ambiente de trabalho, principalmente devido ao excesso de trabalho ou as grandes produtividades das empresas.

É fácil identificar esses problemas, principalmente olhando o ambiente de trabalho e como o trabalhador reage naquele ambiente ou fora dele.

Para diminuir esses impactos deve-se diminuir a intensidade do serviço, fazer atividades física, qualidade de sono e lazer, entre outras coisas que trazem relaxamento e felicidade psicológica das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com