TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Trabalho

Por:   •  25/6/2019  •  Monografia  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS – UEMG

UNIDADE DIVINÓPÓLIS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PSICOLOGIA DO TRABALHO

Divinópolis - MG

2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS – UEMG

UNIDADE DIVINÓPÓLIS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANA CAROLINA NAVES FERREIRA

ISABELLE CAROLINA REZENDE PARREIRAS

KAYRON HÉRCULES FERREIRA

VINÍCIUS HENRIQUE DE SOUZA

VIRGÍNIA LUIZA SANTOS RABELO

TEMA: DIVERSIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito avaliativo para a professora Rosângela da Piedade Leite da disciplina de Psicologia do Trabalho Qualidade, 6º período de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG.

Divinópolis- MG

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        DIVERSIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: POR QUE É IMPORTANTE        5

2.        A DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES (OU A FALTA DELA)        6

3.        INCLUSÃO: A OBRIGATORIEDADE DE CONTRATAÇÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS        7

4.        OS DESAFIOS E O PAPEL DOS LÍDERES        9

5.        OS BENEFÍCIOS DA DIVERSIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO        9

6.        DESAFIOS NO CAMINHO        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13



INTRODUÇÃO

O mundo vive um momento de grandes transições. O exemplo da história mostra-nos que essas mudanças são cíclicas e naturais; evolução é natural, pois tudo, ao longo do tempo, se transforma e evoluir é seguir em frente. E o tempo das ideias e pensamentos “novos” sempre chega a seu momento. Atualmente, o foco é, sem dúvida, conquistar os reais direitos humanos, a começar pelo respeito e aceitação da diversidade. Destituir culturas, refazer conceitos, são tarefas difíceis, pois implica em choques culturais e na demolição de velhas e sólidas crenças que cada indivíduo possui. Para muitos, aceitar a mudança é positivo, mas para a maioria não e quem não aceita uma mudança, tende a ir contra ela. É o que estamos testemunhando (e até vivenciando) nos dias atuais. Vale lembrar que habitamos um mundo repleto de pessoas de diferentes linhas de pensamento, crenças, religiões, culturas, etnias, ideias, níveis sociais, desejos, objetivos, orientação sexual, política etc.  No mundo corporativo, tudo ocorre tal e qual na vida pessoal. O preconceito que se tem em casa, se tem no trabalho. Muitas empresas adotam posturas intolerantes às diferenças, sejam em relação aos homossexuais, aos deficientes, aos negros etc, porém nos dias atuais várias empresas têm empregado políticas e programas de conscientização no intuito de reduzir ocorrências derivadas de qualquer tipo de preconceito. Iniciativas como essas são necessárias, assim como renovar e atualizar as políticas públicas e a legislação. É preciso extinguir a cultura do preconceito dentro das empresas. Muitos indivíduos mentiam e mentem sobre si no trabalho, com receio das reações dos colegas ou do chefe. A Constituição garante a todos o direito de ser e estar, de ir e vir, sem distinção de qualquer natureza. Cabe às minorias fazer valer seus direitos e a maioria, respeitá-los. Mais que isso, é preciso começar a mudar o entendimento das coisas: executar uma reeducação social. Seres humanos são iguais em direitos e deveres, mas não há como exercer os direitos sem cumprir os deveres.


  1. DIVERSIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: POR QUE É IMPORTANTE

É preciso entender que a falta de diversidade é um problema para uma empresa e demonstra, inclusive, que ela pode não atuar da maneira mais efetiva possível no mercado.  Uma empresa de consultoria empresarial americana, realizou um estudo e constatou que organizações que consideram a diversidade no recrutamento entregam resultados 25% melhores do que organizações “não-diversas”. No entanto, a questão da diversidade vai muito além de entregar resultados melhores. A diversidade envolve não apenas como as pessoas se percebem, mas como elas percebem o outro. Essa percepção afeta e encaminha as suas interações e relações. Aos profissionais de RH/gestores de pessoas cabe a criação de estratégias que tornem mais eficazes a comunicação, adaptação e mudança entre os colaboradores.

Entender a importância da inclusão no mundo corporativo significa entender a importância do respeito e da valorização das diferenças. Apostar em diversidade é apostar em enriquecimento cultural para a empresa. Pessoas com diferentes origens, crenças, etnias, classes sociais, entre outros, quando parte de um mesmo propósito, podem compartilhar ideias e visões tão diferentes – e ricas – e encontrar soluções que não seriam possíveis se todos tivessem vivências parecidas. Refletir sobre diversidade exige disposição para revisão de crenças, abertura a novos aprendizados, desenvolvimento da empatia e também alguma resiliência. Pode parecer que exige um trabalho imenso, mas os resultados compensam e excedem a dimensão do ambiente de trabalho. Profissionalmente, a presença da diversidade está associada a melhores resultados, mais criatividade, clima inclusivo. Pode-se perceber colaboradores mais satisfeitos com seus empregos e mais dispostos a transmitir mensagens de respeito às diferenças em todos os ambientes que frequentam, da família às redes sociais. Um ambiente com diversidade e abertura às diferenças também faz com que os conflitos, que muitas vezes atrapalham a produtividade e a eficiência, sejam menos frequentes.  Estudos mostram que nas empresas onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (204.6 Kb)   docx (243.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com