TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Por:   •  7/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

FICHA DE LEITURA

TÍTULO DO ARTIGO

  • QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

ATIVAS E INSUFICIENTEMENTE ATIVAS.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Atividade física. Pessoas com Deficiência.

Referência do Artigo (ABNT): CORRÊA, L. DA S.; CABO VERDE, E. J. S. R.; AMORIM, M. L. DE C.; LOPES, K. A. T. Qualidade de vida de pessoas com deficiência física ativas e insuficientemente ativas. RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 14, n. 90, p. 214-222, 28 fev. 2021.

Disponível em (endereço eletrônico):

http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1949

PRINCIPAIS IDEIAS DO ARTIGO

  • Tem como ideia central correlacionar as atividades físicas com os domínios de qualidade de vida para pessoas com deficiência física e dessa forma avaliar quais tem influência positiva e assim determinar a qualidade de vida dos participantes no geral.

OBJETIVO (S)

  • O objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física consideradas ativas e insuficientemente ativas.

MÉTODOS

Tipo de estudo: estudo de corte transversal

Amostra/participantes: realizada com 114 pessoas com deficiência física.

Instrumentos utilizados: Os instrumentos de pesquisa foram a versão longa do International Physical Activity Questionnaire - IPAQ e a versão em português do World Health Organization Quality of Life – Bref.

Análise de dados: A análise dos dados foi realizada a partir das análises descritivas de medida de tendência central (média), medida de posição (valor mínimo e máximo) e correlação (Spearman). Todas as análises foram realizadas por meio do software Statistical Package For Social Sciences (SPSS), versão 16.0.

PRINCIPAIS RESULTADOS

  • Os participantes da pesquisa eram a maioria do sexo masculino, com idade entre 31 a 45 anos, com ensino médio. Em relação ao nível de atividade física a maioria foi considerado insuficientemente ativos (53,5%), sendo o seu gasto médio de atividade física em minutos por semana de 79,54, estes gastam mais tempo em atividades relacionadas ao transporte, enquanto os considerados ativos (46,5%) foram de 582,38 minutos por semana, gastando mais tempo com atividades de trabalho. Quanto a qualidade de vida o domínio mais bem avaliado pelos insuficientemente ativos foi o domínio psicológico e o pior avaliado foi o domínio físico. Para os considerados ativos o domínio melhor avaliado foi o psicológico e o pior foi o ambiente, no entanto, todos os domínios de qualidade de vida dos considerados ativos tiveram média acima de 60. Também houve associação significativa e positiva em indivíduos com deficiência física entre os domínios de atividade física e qualidade de vida.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO

  • No lazer as atividades físicas influenciam positivamente na qualidade de vida dos deficientes físicos, porém a ausência de acessibilidade e de espaços para isso impossibilita o bem estar dessa população. A falta de inclusão social no lazer e em diversos setores da sociedade corrobora na auto exclusão da pessoa com deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com