TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL

Por:   •  14/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES 6 E 8 – RELATÓRIO EXPERIMENTAL

CURSO: Engenharia Ambiental/Sanitária

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL

PROFESSOR(A): GISELLE S. SILVA

(     ) ESPECIALISTA          (   X  ) MESTRE          (    ) DOUTOR

PREPARO DE SOLUÇÕES

Aluna: Isaura Balak Okopnik

Prof. MSc. Giselle S. Silva

SANTA TEREZINHA, 2019


  1. INTRODUÇÃO

        Soluções podem ser homogêneas de duas ou mais substâncias. Podem ser gases líquidos e sódios. Cada uma das substâncias é uma solução. A substância em maior volume é solvente e em menor é soluto.

        O hidróxido de sódio (NaOH), conhecida popularmente como soda cáustica, comumente usada na desobstrução de canos. E a água destilada, proveniente da destilação, em que o processo de ebulição ou evaporação promove a condensação do vapor de água, com isso dissocia-se sais minerais, gases e outros elementos que possam estar presentes (HOLLER et al.,2009). Não é aconselhável o consumo de água destilada, pois pode provocar carências ao organismo.

        Nesta preparação procede a padronização de uma solução de hidróxido de sódio, onde há concentração de 0,3 mol. L-1 e 0,03 mol. L-1 obtidas no primeiro momento do preparo.  Então é feito para a solução de NaOH para 250 ml de água destilada em Hidróxido de sódio. Onde depois será feito o cálculo para a massa molar, densidade por mol e calcular o volume para a parte da experiência para cada amostragem usada de hidróxido de sódio. Onde será diluído em água no intuito de fazer o uso correto da diluição dessas substâncias.

        


2 OBJETIVOS

        - Fazer o uso correto das vidrarias padrão para essa solução.

        - Calcular a quantidade de solvente desse material

        - Preparar, padronizar e titular a solução para ácidos e bases fortes para dissolver o Hidróxido de Sódio em água destilada.

        


  1. 3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL

        No presento experimento químico, utilizaremos diversas vidrarias, para mensurarmos os volumes dá água destilada e para as soluções vidrarias e uma balança analítica. Necessário também um roteiro experimental e vestuário adequado ao manuseio dos reagentes.

3.1 Reagente e Materiais

        Os reagentes utilizados foram:

         Hidróxido de sódio (NaOH)

        Água destilada

        Fenolftaleína

        Biftalato de potássio

        As vidrarias utilizadas foram:

        Frasco Erlenmeyer

        Bureta

        Proveta

        Béquer

        Balão Volumétrico

        Espátula

        Balança analítica        

        

3.2 Procedimento Experimental

        Necessitou-se e um roteiro experimental (faz-se obrigatório este roteiro).

        Foram pesados em uma balança analítica dentro e um béquer 3 g de NaOH (Hidróxido de sódio). Este sólido foi homogeneizado com água destilada.

        A mistura foi transferida para um balão volumétrico de 250 ml e agitada para se tornar mais homogênea ainda.

        Na padronização da solução NaOH foi utilizado dois béqueres que foram numerados como 01 e 02 e dois frasco de Erlenmeyer também numerados como 01 e 02.

        Pesou-se 1,5 g de Biftalato de potássio em duplicata. Utilizando uma proveta, mediu-se os 20 ml de água destilada para cada béquer e levou-se esta água onde continha o Biftalato de potássio. Com um bastão limpo misturou-se bem o elemento químico e a água.

        Transferiu se a solução e Biftalato de potássio para os Erlenmeyeres, assim a solução 01 foi para o Erlenmeyer 01 e o 02 para o Erlenmeyer 02.

        Posteriormente aplicou-se a titulação, então pingou-se duas ou três gotas de fenolftaína na solução Biftalato de postássio. Agitando os Erlenmeyers.

        Ainda, nesta titulação usou a Bureta como titulante, mas antes da titulação verificou-se a bureta está efetivamente higienizada, utilizou-se neste processo, água e depois a própria solução de NaOH para homogeneizar a bureta. Assim, foi passado para a titulação, enchendo a bureta de acordo com a titulação definida pela mesma. Acertado o volume, posicionou primeiramente o Erlnmeyer 01, embaixo da bureta e vagarosamente abriu-se o mecanismo para a vazão da solução de NaOH.

        Uniu-se as duas soluções, agitando as no interior do Erlenmyer, originou-se um líquido rosado. Confirmando a neutralização do NaOH. Faz-se necessário anotar o volume nas vidrarias, a massa utilizada, quanto foi consumido de cada elemento, pois no momento de calcular ter-se-á a mensuração correta de cada composto químico.

        

        

        

        


4. RESULTADOS E DISCUSSÂO

 

        Ao utilizarmos Hidróxido de sódio precisamos ter alguns cuidados na hora que for tirar o peso da sua massa na balança analítica. Porque o hidróxido absorve a umidade do ar, gerando água, por isso o procedimento necessita ser até certo ponto rápido para que a solução não se modifique. Foi usado um béquer para pesar 3 g/ NaOH para a solução de 250 ml de água destilada. A equação nos mostra que foi calculado 3g para 250 ml de água destilada.

        Após encontrar a massa de hidróxido de sódio foi utilizada a balança analítica para pesar 3g/ NaOH. Após pesado utilizou-se um béquer para dissolver a massa achada e 3g / NaOH. A medida que ia se adicionando H2O ao béquer com hidróxido de sódio foi utilizado o bastão para mexer até que dissolvesse por completo e sempre lavando o béquer com água para não houvesse vestígios de NaOH. Em seguia a mistura foi transferida para o balão volumétrico, sempre observando traço de aferição do balão.

        Posteriormente a isto foi feita uma solução de 1,5 g de Biftalato de potássio com 20 ml de água. O processo deu-se utilizando dois béqueres 01 e 02. Pesou-se a massa, transferindo-a para os béqueres, depois utilizou-se uma proveta para medir a água, observando bem o limite nesta vidraria.  Daí transferiu-se 20 ml para o béquer 1 e 20 ml para o béquer 2, misturando bem com um bastão de vidro. E para auxiliar nessa homogeneização essa mistura foi transferida para o Erlemeyer 01 e 02. Esta duplicata se faz necessário para maior confiabilidade na padronização das soluções. E esta mistura serviu para padronizar e titular o NaOH.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com