TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade na Produção

Por:   •  27/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Individual Avaliativa – A2

 

1. Analisando as tabelas percebe-se que a máquina A produz peças com tamanhos mais variados, seus dados são mais dispersos. A máquina B é a mais indicada para o trabalho pois fabrica peças com menor variabilidade.

O histograma é uma ótima ferramenta para análises estatísticas. É utilizada para identificar diversos fatores que podem ser analisados com a fim de calcular o comportamento médio desses processos, para remanejar os recursos necessários adequadamente. Alguns acontecimentos específicos são registrados, gerando dados amostrais que são organizados em um gráfico para analisar o comportamento de tais acontecimentos.

Podemos utilizar o histograma para medir:

  • Grandezas físicas (como comprimento, tempo, massa, corrente elétrica, temperatura e outras)
  • Acontecimentos gerais (como resultados de pesquisas, entrada e saída de pessoal, número de reclamações, quantidade de processos na linha de montagem etc.)

 

2.  

Deming defendia o uso da estatística para analisar e evitar a ocorrência de erros durante a produção, chegando a propor um guia com 14 princípios a serem observados para atingir a qualidade total, dos quais detalho 3:

  • O aperfeiçoamento dos processos de planejamento, produção e serviços aumentam a qualidade e consequentemente reduzem custos pois esses aperfeiçoamentos ajudam a correção de falhas propondo novas e melhores opções para os processos;
  • Estabelecer um programa rigoroso de educação e autoaperfeiçoamento para todo o pessoal é importante para que a equipe tenha cada vez mais conhecimento melhorando, assim, sua forma de trabalhar e pensar.
  • Ao estipular cotas numéricas os trabalhadores passam a dar mais importância à quantidade e não à qualidade, por isso eliminar cotas numéricas para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas é um ponto importante a ser destacado.

Deming aperfeiçoou o ciclo criado por Walter Shewart que passou de: Ciclo PDS (Plan – Do – See), para: Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act). A ideia do ciclo PDCA é auxiliar a execução da estratégia solucionando problemas que não são facilmente percebidos. As fases (planejar, fazer, checar e agir) formam o Ciclo da melhoria contínua, que vai do planejamento à ação de melhoria.

A Alça de Feedback de Juran é utilizada para manter a conformidade nos resultados visando manter a qualidade. Através de medição do desempenho, comparações e comunicações de resultados alcançados é possível traçar ações para adequar os resultados às metas sugeridas.

 

3.  

O Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta que ajuda a levantar as causas de um problema levando em consideração todos os aspectos que podem ter causado a ocorrência desse problema. É excelente para ser utilizada em análise de problemas (possibilitando melhor visualização dos problemas, identificação das possíveis causas e aperfeiçoamento dos processos), porém, o método não identifica a gravidade das causas e precisa de pessoas organizadas que tenham a característica de liderança para construir o diagrama.

O diagrama de setas apresenta um formato onde setas representam as atividades e os nós representam as dependências entre elas. Pode ser utilizado nas visualizações dos processos pois usa setas conectadas com nós ou caixas informando as etapas das atividades e indicando o inicio e fim de cada tarefa proporcionando o entendimento das relações entre as atividades.

O diagrama de Pareto, criado por Juran, foi originalmente desenvolvido para o estudo de perdas na indústria, organizando-as por ordem de frequência. O diagrama ajuda a estabelecer prioridades por mostrar a ordem de frequência de ocorrências possibilitando ajudando na classificação e priorização dos elementos do problema, auxiliando, assim, nas ações do planejamento.

 

4.  

Gerenciamento da qualidade é um conjunto de processos para garantir que o produto ou serviço entregue seja exatamente igual ao que foi solicitado. O Guia PMBOK cita 3 processos para o gerenciamento da qualidade:

  • Planejar: Nesta fase é elaborado o plano de gerenciamento de qualidade contendo: padrões da qualidade que serão usados; objetivos da qualidade; ferramentas da qualidade utilizadas; procedimentos importantes para o projeto.
  • Gerenciar: é nesta fase que o plano de gerenciamento é transformado em tarefas exercitáveis, são gerados relatórios de qualidade que contêm: coleta de dados; fluxogramas e outras.
  • Controlar: É a etapa que verifica e documenta se os requisitos estão sendo atendidos pelo projeto, ou seja, saber se os resultados alcançados estão de acordo com os padrões estabelecidos.

 

5.1.

Ao utilizar pesquisas de opinião do consumidor a empresa visa as necessidades do público para que possa projetar a imagem que os consumidores têm da empresa e o produto ou serviço oferecido. O foco é obter informações do público para montar um planejamento efetivo. Com os feedbacks (encontrado, na maioria das vezes, em redes sociais ou sites de reclamações) a empresa pode trabalhar especificamente nos pontos negativos e positivos para elevar a aceitação do público.

O estudo da Análise de Mercado faz com que a empresa tenha um maior entendimento do mercado e do perfil dos clientes para, através desses dados, conseguir melhor posicionamento dos seus produtos e serviços. Estudando o comportamento e posicionamento do mercado a empresa consegue entender o que funciona ou não.  

Cada empresa tem sua maneira de realizar essa análise, o fato é dar importância aos seguintes pontos:

  • O setor que a empresa deseja atuar, tendo em vista o tamanho de mercado, o impacto na economia e tudo que possa influenciar na operação da empresa;
  • Saber avaliar o mercado consumidor de forma a entender o perfil dos clientes e identificar oportunidades;
  • Entender o que a concorrência pode oferecer ao produto ou serviço;
  • Escolher bem os parceiros que deseja trabalhar, a escolha de bons fornecedores é importante para a qualidade.

 

5.2.

Ação corretiva é a ação realizada no momento que uma falha ocorre com a intenção de amenizar os problemas causados e impedir que essa falha cause outros problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com