TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Orgânica

Por:   •  6/6/2022  •  Resenha  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

Química Orgânica

5 bilhões de anos atrás

Planeta formado por poeira e rochas, durante milhões de anos a gravidade juntou as rochas para formar o planeta Terra.

No começo a 4bi 54mi, o planeta Terra tinha uma temperatura que ultrapassava 12k° celsius. Não existia ar, somente dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água. A lua era tão próximo da terra que a gravidade era devastadora provocando enormes marés que percorriam a superfície do planeta. Com o passar do tempo a lua foi se afastando e as ondas se acalmam e o planeta passa a girar mais devagar.

700 milhões de anos após o nascimento do planeta água com capacidade de criar a vida cobre a sua superfície. Rochas em fusão atravessam a crosta terrestre e emergem, com o tempo a larva esfria criando ilhas vulcânicas, no futuro elas vão se juntar para formar os primeiros continentes. Água e terra compõe o jovem planeta, porém a atmosfera é tóxica e a temperatura escaldante. Conforme vários meteoritos caem na superfície eles vem carregando algo mais ao se dissolverem liberam minerais e transportam carbono e proteínas primitivas os aminoácidos do espaço para os fundos do oceano.As primeiras formas de vida da terra foram as bactérias, seres unicelulares.

3,5bi anos atrás aparecias novos seres os estromatólitos suprimindo os oceanos com oxigênio. O oxigênio transforma resto de ferro na água em ferrugem, a ferrugem vai parar no fundo do oceano para forma depósitos de rochas ricas em ferro.

Nos próximos 2bi anos o nível de oxigênio na terra continua aumentando, a terra gira mais devagar, um dia dura em torno 16hrs.

Ao longo de 400 mi de anos um novo e vasto supercontinente é formado o rodinia. Nas águas rasas os estromatólitos fazem sua magica a mais de 2bi anos lançando oxigênio na atmosfera, a temperatura é em torno de 30° e os dias tem 18hrs. A 750 milhos de anos atrás o continente se dividia em dois. Os vulcões lançam dióxido de carbono na atmosfera à fumaça e gás por toda parte, o dióxido de carbono se mistura a água formando a chuva ácida, as rochas na superfície absorvem o dióxido. Não existirá dióxido de carbono suficiente na atmosfera para bloquear o valor do sol ao redor do planeta. Em poucos milhares de anos a temperatura despenca para -50° em 650mi de anos atrás. Quanto mais gelo mais luz solar ele reflete para fora do planeta, consequentemente o gelo se espalha mais rápido, uma camada de gelo de 3km de espessura jás no planeta terra, primeiro o planeta era uma bola de fogo em fusão agora é uma bola gelo. Praticamente toda luz solar e o calor são refletidos para o espaço. Os vulcões lançam bilhões toneladas de dióxido de carbono, antes as rochas absorviam o dióxido mas agora com a grande crosta de gelo não tem nada que Absorva o gás, ficando assim na atmosfera impedindo o calor do sol penetre, só após 15 mi de anos a temperatura aumenta então o gelo começa a derreter. Acreditasse que no período da terra bola de neve o gelo empurrou a crosta para baixo, conforme ele vai derretendo a crosta volta a subir, provocando assim fissuras e pontos frágeis além de mais e mais vulcões assim liberando mais dióxido de carbono fazendo a temperatura subir ainda mais, os níveis de oxigênio aumentam vertiginosamente, através de uma série de reações químicas o gelo produziu oxigênio, enquanto o planeta estava congelado os raios ultravioleta do sol reagiram com as moléculas de água no gelo para produzir uma substância rica em oxigênio o peróxido de hidrogênio. Conforme o gelo derrete o peróxido se decompõe liberando enorme quantidade de oxigênio.

Agora a 600mi anos atrás a atmosfera está mais quente, os dias duram em torno 22hrs. Num oceano repleto de oxigênio as bactérias primitivas evoluíram, a plantas por todo lado é uma espécie de lesma com armadura uma das novas gerações de organismos pluricelulares complexos, o avanço da vida vida parece incontrolável. 460mi atrás as placas estão se movimentando novamente criando um novo continente o Gondwana com temperatura em torno de 30° e o nível de oxigênio está próximo ao de hoje, mas ainda sem seres vivos em terra, a radiação mortal acaba com a superfície, a 50km para cima onde os raios penetram na atmosfera terrestre, quando a radiação do sol encontra o oxigênio transforma em outro tipo de gás o ozônio, formando uma capa ao redor do planeta que absorve a radiação mortal, ao longo de 120 milhões de anos a camada e ozônio se torna mais espessa que impede cada vez mais que a radiação atinja a superfície terrestre. Sem essa camada simplesmente a vida em terra não existiria. Agora protegida da radiação a vida na superfície terrestre prospera, pequenos amontoados de musgos não as primeiras plantas terrestres, eles liberam ainda mais oxigênio na atmosfera fazendo o nível aumentar vertiginosamente, surge o primeiro ser um peixe esquisito, ele utiliza as nadadeira como se fossem pernas e se locomove para fora da água onde as plantas já estão dominando, ao longo de 15 mi anos essas criaturas evoluíram, foi de uma criatura como essa que todos os vertebrados, tetrapodes, vão evoluir dinossauros, aves, mamíferos e por fim nós.

Até agora as plantas se reproduziram de esporos estruturas unicelulares que necessitam de água em abundância para sobreviver.

A evolução deu um salto enorme pequenos lagartos se transformaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com