TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RADIO TETRA

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7
  1. TETRA

           TETRA (Terrestrial Trunked Radio) é um protocolo de rádio digital troncalizado criado e gerenciado pela ETSI(European Telecommunication Standard Institute) em 1994.

            Foi pensado para usuários PMR (Professional Mobile Radio), especialmente para agências governamentais, segurança pública(policiais, bombeiros, ambulância), serviços de emergência,etc.

              Os canais de radiofrequências TETRA são separados por um espaçamento de 25 kHz. As janelas de tempo possuem um período de 14,167 mas para transmissão da informação com taxa de modulação de 36kbit/s. Com isso, é adotado o esquema de modulação π/4 Shifted Differential Quaternary Phase ShitKeying (π/4 – DQPSK).(DANIELS,2004).        

              As especificações do padrão foram definidas de maneira que possa coexistir com outras redes. Na tabela abaixo, estão descritos.

Tabela 1- Espaçamento de canal, tecnologia de modulação, taxa de transmissão das portadoras e outras características técnicas

Parâmetro

Valor

Espaçamento entre portadoras

25kHz

Modulação

π /4 DQPSK

Taxa de Transmissão da portadora

36 kbit/s

Taxa de codificação

ACELP

Acesso

TDMA

Taxa Máxima de Transmissão

28,8 kbit/s

Fonte: Adaptado de ETSI EN 300.392-2, v.2.5.2/2005.

        Para esse projeto foi usado o fabricante Motorola e Teltronic.

        A Motorola é uma das principais empresas no segmento de telecomunicações com grande prestígio e destaque no setor. Suas soluções incluem também, terminais TETRA, sendo um dos maiores distribuidores desse tipo de terminais no mundo. A Motorola tem uma solução completa de móveis e portáteis.A arquitetura do sistema Tetra foi constituída através de sistemas de entidades e interfaces definidas, sabendo que a interface interna do sistema Tetra não é padronizada.

  1.   Equipamentos  de rádio digital

Rádio digital portátil: Sobre o Rádio Digital Portátil, é importante que se informe que elessão menores e mais leves do que os rádios analógicos convencionais. A potência de transmissão é pequena, varia de 1 a 3 w, sua faixa de operação vai de 300 a 900 MHz. Devido à pequena potência, o alcance destes rádios é pequeno e por isso são necessários vários repetidores para aumentar acobertura.Para uma boa comunicação é preciso ter um bom nível de sinal na conexão com a Estação Radio Base, pois a modulação por TDMA possui um limite de erro na sua taxa de transmissão.  

                           Figura 7 -Rádio Digital Portatil MTP3000

               [pic 1]

           

Rádio digital móvel: Sua potência de transmissão é superior ao rádio portátil, variando entre 3 w e 10 w, sua faixa de operação vai de 300 a 900 MHz e sua cobertura com relação ao portátil é bem maior; parte disso deve-se ao fato de os rádios móveis terem maior potência e um sistema irradiante com maior ganho. 

             Figura8:   modelo de rádio móvel Motorola.

                          [pic 2]

Estaçoes de rádio digital fixas: O  Transcetor digital é ligado ao sistema de alimentação elétrica contínua de 13,8 V que utiliza rede elétrica de (110V ou 220V) e está conectado à uma antena de ganho externa. Com isso, sua potência de transmissão pode chegar a alguns Quilómetros.

                                  Figura 9 - Base Fixa Digital Teltronic MDT410

             [pic 3]

CÁLCULO DE ENLACE

               Antes da instalação, deve-se executar os cálculos de enlace para o projeto. De acordo com o comprimento da rota na rede, frequênca, potência na transmissão e tamanho da antena, o cálculo do enlace é efetuado com a seguinte fórmula:

                                  PRX = PTX + GTx + GRx – L

 

Onde: Prx – potência em Rx (dBm)

            Ptx – potência de Tx ( dBm)

            Gtx – ganho da antena de TX (dBi)

            Grx – ganho da antena de Rx (dBi)

             L – perda da linha de Tx (dB)

Sabendo os valores de potência de tx, ganho de tx e rx restam 2 incognitas. Para calcular o L pode-se usar o modelo de Hata Okomura baseado nos dados que temos. E como não temos o valor de Prx podemos basear-nos nas pesquisas já realizadas e conclui-se que:

Tabela 2 - Nível de qualidade de sinal

RSSI

SINAL STRENGTH

> -70dBm

Excellent

-70 dBM to -85 dBm

Good

-86 dBm to -100 dBm

Fair

< -100 dBm

Poor

-110 dBm

No signal

Baseando-se nesta tabela, podemos adoptar 3 valores para a potência de rx para assim determinar o valor da perda de trasnmissão.

Como foi descrito acima, a região do Talatona tem uma aréa equivalente a 20km². Para o cálculo de enlace iremos utilizar o modelo de Hata Okomura porque a frequencia de operação utilizada é de 450MHz e este modelo é valido somente dentro dos seguintes parâmetros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com