TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

Artigos Científicos: A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

A administração de Recursos Humanos consiste na verdade na Administração de pessoas que fazem parte de uma organização. Sendo que a maior parte do tempo as pessoas passam dentro das organizações em que trabalham. A produção de bens de uma empresa não pode ser desenvolvida apenas por uma pessoa. Sendo assim é necessário que exista uma interação entre os colaboradores que a compõe. As empresas são responsáveis pela qualidade de vida e satisfação dos seus colaboradores. Através das organizações as pessoas constituem seus desejos de satisfação e objetivos pessoais.

A Administração de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e do alto grau de complexidade das tarefas nas organizações. Suas origens estão a partir do início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação das Relações Industriais, tendo como o principal objetivo buscar o equilíbrio entre o trabalho e o capital (organização e pessoas), evitando ou diminuindo os conflitos entre , os interesses das organizações e os interesses individuais das pessoas que trabalham nestas organizações, interesses estes até então considerados totalmente incompatíveis e impossíveis de serem conciliados pelas partes.

EM 1950 passou a ser denominada de Administração de Pessoal. Totalmente burocrática, não tinha mais só por finalidade intermediar os desentendimentos e reduzir os conflitos entre o capital e trabalho, mas acima de tudo administrar as pessoas de acordo com as leis trabalhista.

No ano1960, as pessoas passaram a ser consideradas os recursos fundamentais para o sucesso organizacional, aliás, os únicos recursos vivos e inteligentes que as organizações possuem para enfrentar e ultrapassar os desafios.

Assim, surgiu o conceito de Administração de Recursos Humanos, porém ainda sofrendo da idéia de enxergar as pessoas apenas como recursos produtivos ou apenas como agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades organizações. Hoje, as organizações bem-sucedidas não mais administram recursos humanos, nem mais as pessoas, mas acima de tudo, administram com as pessoas. É a chamada administração participativa, onde as pessoas com capital intelectual passam a fazer as diferenças dentro do processo altamente competitivo por que passam as empresas. As pessoas deixam de serem tratadas como custos para serem reconhecidas como lucros para as empresas.

MOTIVAÇÃO INTERNA

Motivação é um estimulo que gera um comportamento direcionado. Motivação esta relacionado às necessidades de cada pessoa e produzem diferentes padrões de comportamento. Neste contexto, existem três regras que explicam o comportamento humano:

1. O comportamento é orientado para objetivos, isto é, em todo o comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência.

2. O comportamento é motivado, isto é, há uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento é dirigido e orientado para algum objetivo.

3. O comportamento é causado, isto é, tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.

A motivação humana tem inicio com surgimento de uma necessidade. As necessidades podem ser: FISIOLÓGICAS: SEGURANÇA: SOCIAIS: ESTIMA: AUTO-REALIZAÇÃO:

O psicólogo norte - americano Abraham H. Maslow formulou seu conceito de hierarquia de necessidade que influenciam o comportamento humano. Ao observar o comportamento humano, chegou a conclusão de que o ser humano é portador de varias necessidades que aparecem em prioridades e hierarquia.

Maslow desenvolveu na teoria uma pirâmide que representava as necessidades, Abraham Maslow, explica que, as necessidades estão estruturadas em uma hierarquia, começando por necessidades fisiológicas até as necessidades de Auto-Realização, progressivamente, conforme a ilustração a seguir.

FISIOLÓGICAS: Todas as necessidades básicas de um indivíduo, que possam garantir sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com