TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem De Resíduos Sólidos Como Método De Redução De Custos

Por:   •  15/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 16

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO MÉTODO DE REDUÇÃO DE CUSTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESUMO

A reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD) vem ganhando espaço na indústria da construção civil e se tornando uma prática de grande importância para a sustentabilidade. Como sendo uma das atividades que existe a necessidade de retirar matérias primas da natureza, a construção civil acaba por utilizar materiais que uma vez extraídos não retornam mais para o seu lugar de origem, como por exemplo: ferro, madeira, areia e cal. Esses materiais após o termino da construção ou demolição dão origem ao entulho, que corresponde ao que foi descartado. A Construção Sustentável tem como foco a prevenção e redução dos resíduos através do desenvolvimento de tecnologias no uso de materiais recicláveis e no uso dos resíduos gerados pela construção que após serem selecionados e devidamente limpos são usados como materiais secundários. Sendo assim, este artigo mostra a importância da reciclagem de resíduos sólidos tanto na redução de impactos ambientais como na redução dos custos de uma obra, analisando e discutindo os principais materiais que são reciclados, as dificuldades encontradas e os impactos ambientais gerados.

Palavra-chave: Reciclagem. Resíduos. Redução de custos. Construção Civil.

  1. INTRODUÇÃO

O setor da construção civil possui um grande destaque no que se trata de contribuição para o desenvolvimento da economia nacional, mas figura também como um dos principais responsáveis para a degradação do meio ambiente. Muito se deve pelo seu grande poder na extração de recursos naturais do meio ambiente e na geração de resíduos sólidos. Nas grandes cidades, os resíduos provenientes da construção civil são, muitas vezes, depositados em locais impróprios e de maneira inadequada.

Um dos grandes problemas proporcionados pela construção civil é a geração de resíduos, os chamados Resíduos de Construção Civil (RCC). Considerando que 13% das cidades brasileiras pesquisadas no censo de saneamento possuem aterros sanitários, 7% possuem aterros especiais e que, apenas, 5% possuem usinas de reciclagem, deve-se propor e implementar métodos de tratamento de resíduos (IBGE, 2000).

[pic 1]

Além do grande impacto sobre o meio ambiente, a geração de resíduos faz com que se aumentem os custos da obra. Desta forma, a reciclagem vem ganhando cada vez mais destaque na área da Sustentabilidade. Esta apresenta como vantagens a redução de custos, a redução dos impactos ambientais e possibilita a busca por novos materiais que possam vir a ser usadas na construção civil, substituindo as matérias-primas que normalmente são extraídas do meio ambiente.

Os RCD’s, também denominados de entulhos, tem se tornado um dos alvos do meio técnico-cientifico, utilizando o mesmo como agregado para inúmeros usos na construção civil e também na pavimentação rodoviária, substituindo materiais que são hoje utilizados nesses setores (CARNEIRO, 2010).

Nas obras de construção civil pode-se perceber ainda a grande geração de RCD, o que se caracteriza como um grande desperdício de materiais. Isto ocorre na extração da matéria-prima do meio ambiente, durante o transporte, e na chegada as obras. Como não ocorre a separação do entulho gerado, ao ser descartado de maneira qualquer, acabam por contaminar o meio ambiente e representam ainda o desperdício de matéria-prima que poderia ser empregada em novas obras de engenharia.

Os malefícios dessas ações são muito sentidos pela empresa, já que têm seus custos aumentados. Isto se deve ao fato de que terá um aumento nos custos da construção, remoção e tratamento do entulho. Muitas vezes esses resíduos são retirados da obra e depositados de forma irregular em locais como terrenos baldios, nas ruas, nos rios, contaminando o solo como produtos tóxicos, solventes, gessos e tintas. Todo esse entulho ainda colabora para a proliferação de vetores transmissores de doenças, agravando o quadro de saúde pública, PINTO (1999, p.14).

Para que este cenário seja modificado é necessária à existência de um bom planejamento e a conscientização de todos os envolvidos na obra, ou seja, é necessário o emprego do conceito do Desenvolvimento Sustentável. Uma das dificuldades encontradas está no fato de alguns ainda acreditarem que um material secundário pode não ter a mesma qualidade exigida. Assim, o governo e as demais autoridades têm um papel fundamental, devem guiar o caminho mais econômico para a reciclagem, exigir que a leis sejam cumpridas, cobrando os depósitos de forma adequada, os impostos e orientar durante todo o processo de reciclagem. O emprego deste planejamento e conscientização proporcionará benefícios ao longo da execução da obra.

Segundo Donaire (1995, p.59) os benefícios podem ser econômicos e estratégicos. Os benefícios econômicos são representados por economia de custos com a redução do consumo de água, energia, com a reciclagem, redução de multas e penalidades por poluição, aumento da participação no mercado, e o surgimento de novos produtos que diminuam os impactos ambientais. Com relação aos benefícios estratégicos pode-se citar o aumento da produtividade; uma melhoria das relações da empresa com órgãos governamentais, grupos ambientalista e com a sociedade.

Este artigo tem como objetivo geral analisar os problemas causados pela falta de gestão e conscientização de empresas da construção civil, identificar as suas causas e buscar alternativas que possam minimizar os efeitos negativos causados ao meio ambiente, e assim com uma melhoria da gestão reduzir os custos de uma obra através dessa reciclagem.

Essa pesquisa é de grande importância, pois mostra que por meio de sua utilização como matéria-prima ou agregado, o entulho pode deixar de ser um problema, tornando-se uma saída para a escassez de materiais granulares capazes de serem úteis para tal finalidade.

A metodologia adotada para a realização deste artigo será a pesquisa bibliográfica referente ao tema e objetivos propostos através de fontes como a Internet, Livros e Artigos que se encontram na Biblioteca da Universidade Católica do Salvador.

  1. RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS X REDUÇÃO DE CUSTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Segundo Figueiredo (1994), todo processo econômico gera resíduos. Mesmo sendo considerados inservíveis por grande parcela da sociedade, os resíduos possuem, aproximadamente, 40% de materiais recicláveis. Esta parte reciclável é atrativa econômica, energética ou ambientalmente viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (271.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com