TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revista Estratégia & Desenvolvimento

Por:   •  20/5/2022  •  Ensaio  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O processo de gerenciamento de estoques mostra o quanto é importante para organização uma vez que ele evita perdas através de furto, deterioração e

ISSN – 2526-9526

RED – Revista Estratégia & Desenvolvimento V.03 e N. 02 2019/2

obsolescência. Além disso, uma organização adequada do estoque de uma empresa facilita o atendimento, uma vez que quando um cliente solicita determinado produto e ele não está disponível na prateleira, é necessária uma busca no estoque para a reposição. Dessa forma, ao refletir sobre a disponibilidade de tempo dos funcionários em procurar, e sobre a possibilidade dos clientes que poderiam ser atendidos nesse tempo, se nota a importância do gerenciamento do estoque. Ou seja, como a empresa deve organizar seus produtos, para que não ocorra tanto a falta dele quanto o dispêndio de tempo na procura.

Uma vez que o varejo está conectado diretamente com o consumidor final, ele evidencia suas exigências com mais presteza, estando atento às variações de comportamento do mercado (CARVALHO, 2016). Dessa forma para atender plenamente a demanda dos clientes, a empresa deve ter seu estoque

Marconi e Lakatos (2011) definem a observação como uma estrutura planejada e controlada, procurando utilizar instrumentos para coleta de dados através do fenômeno observado. A partir da definição dos autores, foram realizadas observações semanais na empresa juntamente com toda a equipe para entender como ocorre as etapas do processo de gerenciamento de estoques e juntamente com a observação foi construído um diário de campo relatando toda rotina dos dias presentes no local, com o propósito de auxiliar na coleta e análise dos dados.

Na visão das autoras Marconi e Lakatos (2011) a entrevista é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações sobre determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. Com isso a entrevista que será realizada vem ao encontro com a definição das autoras.

A entrevista aplicada na organização foi semiestruturada, a partir de dois roteiros de entrevista descritos nos Apêndices A e B onde a pesquisadora organizou um conjunto de questões estruturadas de acordo com os objetivos e o referencial teórico, sobre o tema que está sendo estudado Isso permitiu que as entrevistadas falassem livremente sobre os assuntos que foram surgindo como desdobramentos do tema principal.

Foram atribuídas siglas às entrevistadas para melhor citar no decorrer das análises dos dados como demonstrado no Quadro 1.

Quadro 1: Identificação das entrevistadas

Entrevistada

Sigla

Função e tempo de atuação

Empresária

E.1

Administradora da empresa, 40 anos de atuação do comércio, 30 anos na “casa do sorvete”.

Líder

E.2

Distintas funções e atua diretamente com o estoque, trabalha a 8 anos na empresa e a 6 anos como Líder.

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

O roteiro de entrevista no Apêndice A estão dispostas as questões que foram abordadas com a administradora da empresa, contendo perguntas na área de atuação e referente à compra e manutenção de estoques, o Apêndice B estão dispostas as questões para a funcionaria que é denominada pela diretora como “líder” que tem suas funções distintas das demais e ainda atua diretamente com o estoque da empresa.

Na fase de coleta de dados , o pesquisador registra os dados coletados depois passar para o processo de organização e classificação de acordo com objeto de pesquisa, na visão de Barros e Lehfeld (2007) os dados são examinados e transformados em elementos para que ocorra a comprovação ou não da hipótese, isso ocorre através dos dados coletados e a partir da interpretação das entrevista e observações que houveram no estudo.

As entrevistas foram realizadas com a administradora e proprietária da empresa e com a funcionária “líder” que cuida do estoque e sua manutenção, sendo elas gravadas por áudio, tendo cada uma aproximadamente com 30 minutos de duração. As observações foram realizadas nos sábados entre os meses de agosto e setembro e cada observação contém um relatório com todas as dúvidas e

ISSN – 2526-9526

RED – Revista Estratégia & Desenvolvimento V.03 e N. 02 2019/2

questionamentos que a pesquisa propõe, foi preciso fazer anotações de todos os pontos principais que foram visualizados na observação para discorrer sobre os acontecimentos.

A técnica de análise de dados será através do método de triangulação que por sua vez pode ser realizada por meio das combinações de perspectivas e de métodos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com