TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

UNINORTE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CARLOS EDUARDO DA SILVA GOMES

FRANCISNEY FERNANDES SOARES

FRANKLIN HUDSON GOMES DE SOUZA

JOSIELSON TEIXEIRA PICANÇO

NARA GEMAQUE CARDOSO

NAYRO DOS SANTOS FERREIRA

ROGÉRIO DE SOUZA ARAÚJO

WALLACE CORRÊA DOS SANTOS JUNIOR

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

METAMATERIAIS

Manaus-AM

2018


UNINORTE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CARLOS EDUARDO DA SILVA GOMES -15282279

FRANCISNEY FERNANDES SOARES -15010805

FRANKLIN HUDSON GOMES DE SOUZA -15262715

JOSIELSON TEIXEIRA PICANÇO -15121712

NARA GEMAQUE CARDOSO -15414094

NAYRO DOS SANTOS FERREIRA -15223418

ROGÉRIO DE SOUZA ARAÚJO -13222740

WALLACE CORRÊA DOS SANTOS JUNIOR- 15048691

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

METAMATERIAIS

Trabalho apresentado para a disciplina Saúde e Segurança no Trabalho, na Turma MCN08S1, pelo Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Exatas e Tecnologia – UNINORTE, ministrada pelo professor José Cláudio Moura Benevides.

Manaus-Am

 2018                


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

METAMATERIAIS        2

APLICAÇÕES E TECNOLOGIA        2

METAMATERIAIS MECÂNICOS        3

METAMATERIAL ACÚSTICO        4

METAMATERIAIS SÔNICOS        4

TERAPIAS ULTRA-SÔNICAS        4

CONCLUSÃO        6

ANEXOS        7

REFERÊNCIAS:        9

INTRODUÇÃO

Metamaterial, são materiais produzudos artificialmente, modificados até adquirirem propriedades desejadas, que não existam de forma natural. São resultados de conjuntos de vários elementos individuais, formados a partir de materiais e produtos convencionais, tais como metais, plásticos, dentre outros, porém, a estrutura desses materiais, são no geral, estruturas microscópicas. O prefixo meta vem do grego “além de”. O nome se refere a perplexidade da comunidade cientítica quando encontrou nos materiais referidos, propriedades físicas antes não consideradas possíveis, e que normalmente não são encontradas na natureza. Neste trabalho, abordaremos os principais pontos e objetivos alcançados nessa caminhada desenvolvimento do que hoje é chamado de metamateriais.

METAMATERIAIS

O que hoje chamamos de metamateriais, foram teorizados pela primeira vez em um ensaio do físico da antiga União Soviética, dr. Victor Veselago, em 1967, porém, foram consideradas impossíveis por muito tempo, devido apresentarem propriedades ópticas estranhas, como: índice de refração negativo e efeito Doppler invertido. No ano de 2006, foi quando pesquisadoees da universidade de Duke, na Carolina do Norte, e do Colégio imperial (Imperial College)- Londres, através de experimentos, provaram que é possível sintetizar materiais que apresentem índices de refração negativos.

APLICAÇÕES E TECNOLOGIA

As propriedades ópticas dos metamateriais proveem de nanoestruturas (estrutura em na escala nanométrica ou na ordem de bilionésimo(s) de metro.) produzidas em laboratório que atuam no caminho das ondas eletromagnéticas que os atravessam de formas não iguais. Os comprimentos de onda para os quais os materiais apresentam tais propriedades dependem diretamente dos tamanhos de suas nanoestruturas, o que significa que o desenvolvimento dessa tecnologia depende diretamente do desenvolvimento de nanotecnologia cada vez mais sofisticada. Os primeiros metamateriais produzidos eram capazes de desviar com índice de refração negativo, comprimentos de onda relativamente pequenos, tais como micro-ondas.

O número de pesquisas voltadas aos metamateriais financiadas por agências governamentais e provadas têm crescido consideravelmente nos últimos anos, prometendo se tornar um estudo mais viabilizado, de acordo com seu desenvolvimento.

Na prática, metamateriais é um mundo mágico que a física torna real. Em outras palavras, por exemplo, objetos revestidos com cobertura de metamaterial poderiam se tornar invisíveis (Figura 1), pois seriam contornadas pela luz visível da mesma forma que uma pessoa é contornada pela corrente de um rio (Figura 2), o que ajudaria muito no avanço de camuflagens militares. Outro exemplo, seriam super lentes produzidas com metamateriais (Figura 3), que poderiam permitir o estudo de detalhes inéditos, estruturas menores que o comprimento de onda da luz visível, como: trechos de DNA em uma célula viva, substituindo com vantagens a cristalografia de raios X.

        O desenvolvimento da metamateriais, iría beneficiar a população e organizações, em geral, de muitas formas. O desenvolvimento de cristais metamateriais que permitissem a manipulação de seus índices de refração em escaalas nanométricas possibilitaria a criação de cristais fotônicos, que são chips que trabalhariam com a luz, ao invés de eletricidade. Chips fotônicos apresentariam avanços incríveis em desempenho e  velocidade de processamento, com consumo e desperdício de energia incrivelmente pequeno, o que permitiria poderosos computadores com baixo custo.

        

METAMATERIAIS MECÂNICOS

Dos diversos tipos de metamateriais, alguns são fotônicos, acústicos e mecânicos. Na mecânica (metamateriais mecânicos), exemplo, são materiais porosos, muitas vezes chamados de micro arquiteturas, pois sua formação é composta por escoras (struts, em inglês) de madeira ordenada em escala micrométrica.

No caso dos metamateriais mecânicos é possível projetar a arquitetura para, por exemplo, maximizar as propriedades específicas como resistência ou módulo elástico, assim, pode-se otimizar os materiais para que no mesmo tempo, apresentem apresentem altos valores de propriedades mecânicas, como tenacidade, flexibilidade, etc., em baixo peso. Um exemplo da metamateriais mecânica publicada recentemente pela revista Science, é uma microarquitetura feita de alumina, que consegue recuperar sua forma, mesmo depois de ser comprimida 50% de sua forma original, o que sería impensável para uma cerâmica convencional (Figura 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (346.7 Kb)   docx (228.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com