TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Por:   •  2/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LEONARDO LIMA MENDONÇA SOUTO

SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.

UBERABA-MG

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LEONARDO LIMA MENDONÇA SOUTO

SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.

Trabalho apresentado ao componente curricular Saúde, Segurança e Meio Ambiente do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Uberaba.

Prof. Orientador: Douglas Tsukamoto.

 

UBERABA-MG

2015

SUMÁRIO

1.        Introdução        4

1.1.        Sustentabilidade Social        4

1.2.        Sustentabilidade Ambiental        4

1.3.        Sustentabilidade Empresarial:        4

1.4.        Sustentabilidade Cultural        5

2.        Desenvolvimento        6

2.1.        Geração de Energia por células fotovoltaicas        7

2.2.        Energia das marés        8

2.3.        Energia Hidroelétrica        10

3.        Conclusão        12

4.        Referências        13

  1. Introdução

Sustentabilidade é um assunto amplo, que atua em diversas áreas, visando utilizar de forma correta nossos recursos, tanto financeiros quanto ambientais. Que visa explorar os recursos naturais de uma forma menos prejudicial ao equilíbrio entre o Meio Ambiente e a Sociedade. Com os acontecimentos que vem ocorrendo em nosso planeta ao longo dos anos, esse assunto está cada vez mais estudado e praticado.

A sustentabilidade está sendo aplicados em diversos ramos, economia, agronegócios, residências, enfim todos estão tendo o conhecimento de que esta precisa ser praticada para diminuir os danos que todos provocam ao meio ambiente. Serão exemplificadas algumas modalidades de sustentabilidade.

  1. Sustentabilidade Social

        De acordo com o conceito de sustentabilidade, essa visa um equilíbrio, esse é válido também para o meio em que vivemos. A sustentabilidade social tem o intuito de equilibrar as diversas classes sociais, proporcionado a estas, acesso a cultura, educação e renda a todos os cidadãos. Essa união provocará um equilíbrio, que no futuro trarão uma evolução para a sociedade em geral.

  1. Sustentabilidade Ambiental

        Esta deu início a todas as outras modalidades, visando promover o equilíbrio ambiental, para que possamos usufruir deste por mais tempo, evitando os desastres causados por diversas atitudes erradas que foram tomadas no passado, que fazem efeito em nossas vidas até os dias de hoje.

  1. Sustentabilidade Empresarial:

        As empresas estão buscando cada vez mais utilizar os recursos de forma correta, diminuindo a poluição, promovendo um equilíbrio em suas atitudes, para que possam prejudicar menos o meio e utilizar esses recursos por mais tempo. A crise financeira também colaborou para que as empresas pudessem praticar esta em todas as suas atividades, buscando uma melhoria financeira e reputacional.

  1. Sustentabilidade Cultural

Consiste em preservar, respeitar e valorizar as culturas dos diversos povos existentes em nossa sociedade, que também está ligada com a sustentabilidade espacial,         que conceitua o equilíbrio entre o meio rural, urbano e as migrações que vem sendo feitas ao longo dos anos. Visando apoiar estes dois tipos, são adotadas práticas para incentivar as pessoas a continuarem trabalhando no meio rural, ajuda a povos indígenas entre outras ações visando incentivar essas pessoas a continuarem vivenciando suas culturas.

Mesmo com esses estudos que vem sendo desenvolvidos ao longo dos anos, ainda tem se muito que descobrir sobre sustentabilidade.

  1. Desenvolvimento

Sabe se que toda e qualquer atividade causa de certa forma um impacto ambiental, seja ele muito ou pouco prejudicial ao meio ambiente. Desde o consumo de alimentos a um banho que foi tomado, prejudica se o meio ambiente. Porém, existem formas de se prejudicar, de forma que os danos não sejam tão prejudiciais, pode se também criar meios de diminuir esses danos, colaborando com o mesmo.

Uma dessas formas é aplicar conceitos de sustentabilidade em sua casa, são atitudes simples, que com o passar dos anos vão fazer a diferença na vida das pessoas. Antigamente os Empresários não acreditavam muito nos conceitos de sustentabilidade, tinham o lema de “Produzir e produzir”, sem saber o quanto estavam prejudicando o meio e as pessoas que estavam aos arredores dessas Indústrias.

Após a aplicação desses conceitos, as pessoas que compartilhavam o mesmo território das empresas que se aderiram a esses conceitos, viram sua qualidade de vida aumentar exponencialmente. Essas também trouxeram um ganho financeiro muito alto para as empresas, pois deixaram de poluir, evitando multas e futuros danos à saúde de seus colaboradores, com a utilização de insumos recicláveis, diminuíram seus custos e incentivaram seus funcionários a praticar essas atitudes em suas atividades particulares, começando por suas residências. Com isso, preservamos nossos recursos, pois os mesmos são finitos e temos uma qualidade de vida maior.

        Esses conceitos de sustentabilidade proporcionaram também aos empreendedores uma segurança maior em seus negócios, pois sabem que se exercerem os mesmos, terão uma confiabilidade maior em seus negócios, ou seja, poderão produzir tranquilamente, que se a exercerem corretamente, suas matérias primas não irão chegar ao fim.

        Existem diversas ações sustentáveis sendo aplicadas no mundo todo, sendo algumas delas:

  1. Geração de Energia por células fotovoltaicas

O sol é a principal fonte de luz e ao longo dos anos foi descoberto que quase tudo usa sua luz como forma de sobrevivência. A energia solar é abundante, permanente e não poluente. Ela é também uma boa solução em áreas não eletrificadas e que apresentam uma boa incidência de raios solares, como o caso do norte e do nordeste do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (391.3 Kb)   docx (237.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com