TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SINALIZAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRA

Por:   •  6/9/2019  •  Monografia  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

RONDONÓPOLIS-MT

2019


 gabriele ribeiro florenciano[pic 4]

segurança do trabalho

SINALIZAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRA

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Unic de Rondonópolis.

Orientador: Natacha Gabriela Brum


Rondonópolis-MT

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

1.1 O PROBLEMA

A Sinalização no canteiro de obra é de extrema importância, pois é utilizado para deixar claras as informações e orientações sobre os espaços dentro do mesmo.

É importante prestar atenção nas placas e cartazes com avisos obrigatórios sobre os cuidados que deve-se ter de determinado ambiente e para que se possa trafegar tranquilamente dentro de um canteiro de obra, o ideal é utilizar imagem e poucas palavras de forma que o trabalhador compreenda a mensagem e a respeite, sempre tomar cuidado com excesso de sinalização pois pode ser que eles não prestem atenção em todos os símbolos.

 Mediante o exposto a seguintes questões foram levantadas, para serem respondida ao longo da execução desta pesquisa: Quais problemas podemos evitar com a sinalização adequada no canteiro de obras? Ao sinalizar adequadamente o canteiro de obra, como inclui a norma regulamentadora 26, é possível minimizar o número de acidentes no ambiente de trabalho?

Na tentativa de responder a esses questionamentos e com intenção de contribuir com a divulgação de novas opções de sinalização e evitar problemas, decidiu-se realizar uma pesquisa para cruzar informações, confirmar ou rejeitar hipóteses, descobrir novas informações, novos dados, afastar suposições ou levantar hipóteses alternativas.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

Verificar como as instruções da norma regulamentadora 18, podem colaborar a diminuir os problemas causados com a falta de placas no canteiro de obras, e assim aumentar a sinalização da mesma.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Apresentar a variação de números de problemas causados com a falta de sinalização na obra.
  • Descrever como pode-se aumentar a sinalização dentro do canteiro de obra.
  • Detectar os problemas e acidentes já causados e que podem ainda ser causados com a falta da sinalização dentro de um canteiro de obra.

 

3 JUSTIFICATIVA

Falar sobre sinalização no canteiro de obra é importante porque com a sinalização correta em cada parte do canteiro, evita riscos e podem salvar vidas, a sinalização na obra identifica ameaças, pois a obra muda o tempo todo e os perigos também, com isso ela ajuda os trabalhadores a entender melhor sobre o que devem usar, onde devem passar, e o que fazer dentro de determinado espaço no canteiro de obra.

Existe muitas falhas dentro de um canteiro de obra, como a falta contínua de placas identificando as áreas necessárias de cada espaço dentro do canteiro, e isso dificulta o rendimento do serviço, causando problemas graves na empresa, na obra e na vida dos trabalhadores.

Com essa pesquisa e com a sinalização adequada, pode-se melhorar o desempenho da equipe, pois ajuda e os motiva a usarem os equipamentos certos e seguirem as orientações das placas, sirenes, luzes e alarmes, e com isso o canteiro de obra ficará mais seguro, informativo e organizado.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“O ACIDENTE DE TRABALHO, EM SUA MAIOR PARTE PODERIA SER EVITADO ATRAVÉS DE UM ADEQUADO PLANEJAMENTO, GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DE EXECUÇÃO.” (ROUSSELET, apud ETCHALUS, 2006)

Segundo Rousselet, apud Etchalus (2006[a]), acidentes de trabalho pode resultar em danos físicos e/ou funcionais, ou morte do colaborador, além de constrangimento, perda material e econômica para a empresa, por menor que seja a ocorrência resulta em alterações da rotina de trabalho da equipe envolvida e atraso dos objetivos e metas a qual era destinado a executar e alcançar.

O Ministério do Trabalho (2007) define acidente do trabalho como sendo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, ou ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária. A  empresa deve comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o teto máximo do salário-de-contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada na forma do artigo 286 do Regulamento da Previdência Social - RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. (PREVIDÊNCIA SOCIAL[b][c], 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (317.5 Kb)   docx (376.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com