TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do trabalho no Estado do Acre

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Localizado na Região Norte do território brasileiro, o estado do Acre possui extensão territorial de 164.122,280 quilômetros quadrados, sendo habitado por 790.101 pessoas, conforme dados divulgados em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2014, o Acre contribuiu com 0,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito regional, sua participação foi de 4,3%, sendo a segunda menor do Norte, superior apenas a Roraima (3,1%). A composição do PIB estadual é a seguinte: serviços: 68,1%; indústria: 14,7%; agricultura: 17,2%.

Historicamente, a economia do Acre baseia-se no extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento da região. Atualmente, a madeira é o principal produto de exportação do estado, que também é grande produtor de castanha-do-pará, fruto do açaí e óleo da copaíba. Os cultivos de mandioca, milho, arroz, feijão, frutas e cana-de-açúcar são a base da agricultura. A indústria, por sua vez, atua nos seguintes segmentos: alimentício, madeireiro, cerâmica, mobiliário e têxtil.

Hoje, uma reduzida parcela dos habitantes, garante sua subsistência trabalhando nos seringais da floresta amazônica. Calcula-se que menos de 2,5 mil famílias se dediquem exclusivamente à extração da borracha. A queda do preço do produto no mercado internacional, em consequência do aumento da oferta e expansão das fronteiras agrícolas em direção à floresta tornou a atividade improdutiva. Entretanto, o extrativismo vegetal, que está na origem de sua economia, começou a se tornar mais diversificado a partir da virada do milênio. Além do látex, a floresta amazônica tem permitido aos acreanos obter rendimentos de produtos com alimentos, medicamentos naturais e matéria prima para a indústria de cosméticos - caso, por exemplo, do óleo de copaíba, medicamento bastante utilizado na Amazônia. O fruto da palmeira açaí é apreciado no centro-sul do Brasil e a pupunha, um tipo de palmito, conquista espaço também na região sudeste. A folha de pimenta longa é utilizada para a fabricação de fixadores de perfumes, e os índios da tribo yawanawa, em Tarauacá, no vale do Juruá, exportam urucum para indústrias de cosméticos nos Estados Unidos.

O Acre apresenta dois grandes polos econômicos: o vale do rio Juruá, que tem a cidade de Cruzeiro do Sul como principal núcleo urbano; e o vale do rio Acre, que é mais industrializado, possui maior grau de mecanização e modernização no campo, apresenta maior potencial nas atividades agrícolas, grande produtor de borracha e alimentos (mandioca, arroz, milho, frutas, etc.), além de abrigar a capital estadual, Rio Branco.

Exportações e Importações do Acre:

• Exportações: 21,9 milhões de reais.

Madeira compensada e perfilada: 49%; madeira serrada ou em folha: 27%; frutas: 21%; outros: 3%.

• Importações: 1,1 milhão de reais.

Aviões: 35%; peças para motor: 23%; manivelas: 14%; máquinas e equipamentos: 9%; papel: 4%; bronze: 4%; outros: 11%.

Único estado compreendido no quinto fuso-horário em relação a Greenwich, com duas horas a menos que o horário oficial de Brasília (DF), o Acre é a última grande área a ser incorporada ao território brasileiro.

A indústria florestal apresenta as maiores taxas de mortalidade associada ao trabalho no mundo, as quais diminuíram em um ritmo menos acelerado do que as doenças registradas no setor. Fatores aleatórios do ambiente na indústria extrativista podem determinar riscos para acidentes, pois se constituem situações nas quais, de maneira dinâmica, a interação de diversos fatores pode transformar situações controladas em não controladas. O número de trabalhadores expostos e o volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com