TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  3/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................ 09

1.1 Tema e Problemática.................................................................................... 10

1.2 Justificativa.................................................................................................... 11

2. OBJETIVOS........................................................................................................ 13

2.1 Objetivo Geral................................................................................................ 13

2.2 Objetivos Específicos.................................................................................... 13

3. METODOLOGIA................................................................................................ 14

3.1 Delimitação da Pesquisa............................................................................... 14

3.2 Proceder Metodológico.................................................................................. 14

3.3 Limitações da Pesquisa................................................................................. 14

4. REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................. 15

4.1 A Importância da TI nas empresas................................................................ 15

4.2 Impactos Causados pela TI na Organizações............................................. 16

4.3 TI e Logística................................................................................................. 19

5. RESULTADOS DA PESQUISA.......................................................................... 21

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 22

REFERÊNCIAS...................................................................................................... 23

INTRODUÇÃO

A tecnologia de informação (TI) está presente desde os anos 60, mas vem se aprimorando cada vez mais. Nos anos 60, “Era do Processamento de Dados”, a utilização da TI era caracterizada por sistemas centralizados cujo principal objetivo era o de automatizar funções operacionais em larga escala com a finalidade de aumentar a eficiência das operações. No início dos anos 70, com a redução no custo e aumento da velocidade de processamento, foi possível utilizar os computadores para fornecer relatórios gerenciais. Neste momento, na Era dos Sistemas de Informação, a TI começou a aumentar sua importância nos níveis intermediários da organização, embora ainda vista como despesa.

Com a chegada dos microcomputadores no início dos anos 80 houve uma mudança de paradigma na computação empresarial. Os dados, antes centralizados nos mainframes, passaram a ser colocados nas mesas dos usuários e gerentes. Ainda que a TI atingisse os níveis mais altos da organização, seu foco estava no aumento da eficiência interna e no aumento da produtividade pessoal. “A partir do meio da década de 80, muitos sistemas de informação desenvolvidos em empresas foram reconhecidos como estratégicos por terem apresentado impactos na competitividade de empresas” (APPLEGATE, MCFARLAN e MCKENNEY, 1996).

Nos anos 90, a TI tomou conta das corporações, iniciou então a Era da Tecnologia da Informação. A importância estratégica da TI foi definitivamente incorporada nas empresas, que procuraram novas maneiras de administra-la com o objetivo de obter plenamente seus benefícios. No final da década, a Internet reforçou essa tendência, com o nascimento do e-business, que sem dúvida marca o início de nova era na computação empresarial.

Dois grandes fatores poderiam ser utilizados para representar momento atual da TI em empresas: a Internet e a computação móvel, representada pelo crescente uso de dispositivos móveis com acesso a dados, tais como celulares e palmtops. Por conta dessas tecnologias, as informações podem ser acessadas e utilizadas em qualquer momento ou local. Além da disponibilização das informações aos membros das organizações, a Internet vem permitindo que estas também sejam disponibilizadas, em qualquer local, para parceiros, clientes e consumidores. Esta tendência já está se verificando, e no momento atual as empresas buscam obter suas vantagens competitivas por meio da utilização de sistemas de informação que permitam entregar a informação correta, no momento adequado em qualquer local onde ela seja necessária, com a integração desses sistemas com os sistemas de seus fornecedores, clientes e consumidores.

A tecnologia, como conhecimento aplicado, permeia todas as áreas de atividade das organizações. Não se trata apenas de um instrumento de competitividade, mas de um pré-requisito para a sobrevivência das empresas. Sendo originado nos processos de pesquisa e desenvolvimento, o grande desafio é transformar esse conhecimento em inovações capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico do ambiente em que se inserem.

No Brasil, o desenvolvimento tecnológico tem características distintas do perfil internacional. Pois como afirma Torkamian e Piekarski (2008, p.146):

Embora sejam as empresas as responsáveis por transformar os conhecimentos produzidos em inovações capazes de gerar desenvolvimento econômico, no Brasil os investimentos e as atividades de P&D (Processos de Pesquisa e Desenvolvimento) acontecem, em sua maioria no setor público.

Atuar na interface entre a geração do conhecimento e a sua transformação em tecnologia, apresenta-se como um campo de atuação promissor ao Engenheiro de Produção, por ser o que se espera desse profissional a familiaridade com novos campos da gestão empresarial.

1.1 Tema e Problemática

Atualmente é necessária a implantação da tecnologia nas empresas, como forma de modernização para um melhor atendimento ao cliente e de possibilitar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com