TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DOS JOGOS

Por:   •  20/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Weverton Costa Alves

Matricula: 20152101726

N3 – TEORIA DOS JOGOS

Proposto pelo norte-americano John Nash, matemático responsável por diversas descobertas fundamentais nos campos da Teoria dos Jogos, Álgebras não-Lineares, entre outros, o Equilíbrio de Nash rendeu ao estudioso o Prêmio Nobel de Economia, em 1994. Aliás, sua história foi retratada no cinema no filme “Uma Mente Brilhante”.

O Equilíbrio de Nash busca determinar matemática e logicamente as melhores ações que o participante de um jogo pode tomar para garantir resultados positivos. No Equilíbrio de Nash todos ganham, pois cada um ganha de acordo com sua estratégia.

Na economia, ajuda aos economistas a entenderem e descobrirem como as empresas definem seus preços, como o mercado pode variar, como os governos projetam seus investimentos, entre outras situações. Ou seja, basicamente, o conceito ajuda os especialistas a entenderem como o mercado funciona e, assim, prever quais as melhores estratégias para cada negócio

É utilizando este conceito que os economistas e especialistas no mercado financeiro conseguem, inclusive, ganhar dinheiro para empresas e governos. Considera-se que, atualmente, esse conceito sustenta a chamada microeconomia moderna.

Esta estratégia, contudo, pode também ser aplicada no dia a dia dos investidores. Trata-se, portanto, de uma ferramenta importante para a construção de sistemas de investimento e para a tomada de decisões de investimentos, sobretudo no ambiente de renda variável.

Mas, falando nos dias atuais, o uso do Equilíbrio de Nash é observado em diferentes searas econômicas:

  • Decisões de compra e aquisição de empresas;
  • Decisões de direcionamento para investimentos na bolsa;  
  • Modelos de investimentos clássicos;  
  • Modelos de investimentos em criptomoedas;  
  • Abordagem de público-alvo e perfil de propaganda;

Elaboração de respostas rápidas à eventos não previstos.

Título: Matriz payoff

Autor: Weverton Costa Alves

Matricula: 20152101726                        

Contato (e-mail): wevertonc83@gmail.com

Revisão

Associado a cada resultado de payoff é relacionado a uma matriz assim surgiu a matriz payoff que demonstra os resultados dos jogos estratégicos, onde payoff é o valor de resultados possíveis e as matrizes de resultados ganhos, nem sempre sendo um resultado positivo.

Alguns pontos positivos da matriz payoff é que ela consegue demonstrar os resultados dos jogos e assim abrindo um leque de estratégias que se pode seguir nas próximas fases desse jogo estratégico ou em algum jogo futuro, porem tem mais eficácia em jogo de dois participantes mostrando com mais clareza os diversos resultados para analise

Concluímos que as matrizes payoff são eficazes em demonstração de resultado para analisar estratégias a serem tomadas, tornando muito eficaz para jogos entre duas empresas, podendo analisar quais decisões foram tomadas pelo adversário e assim podendo ver as melhores decisões que podem ser tomadas.

Referências

[1].https://www.researchgate.net/profile/Marcos_Dos_Santos6/publication/329102040_Decisao_Tomada_sob_Risco_DTSR_desenvolvimento_e_implementacao_do_sistema_Payoff_Matrix/links/5bf58321a6fdcc3a8de89e9f/Decisao-Tomada-sob-Risco-DTSR-desenvolvimento-e-implementacao-do-sistema-Payoff-Matrix.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com