TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia BIM

Por:   •  14/8/2018  •  Abstract  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

NÚCLEO DE TECNOLOGIA

DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO

DOCENTE: GERMANO NETO

TECNOLOGIA BIM

DISCENTE: LUANA ALVES DA SILVA

CARUARU – PE

NOVEMBRO DE 2017

Tecnologia BIM

        Possuir a aptidão de controlar todo o período de existência do projeto de um edifício em andamento real é possível. O BIM (Building Information Modeling) em português, Modelagem da Informação da Construção, é uma ideia iniciada por volta dos anos 1980, porém só difundida nos anos 2000, que possibilita o compartilhamento e o armazenamento das informações pertinentes ao projeto em apenas um só arquivo, que é capaz de ser acessado e alterado a qualquer instante por qualquer componente do procedimento, deixando-o continuamente atualizado e podendo ser vista as atualizações do mesmo em tempo real.

        A modelação com a formulação BIM atua com formas 3D mais simples de se compreender e mais autênticas ao produto finalizado. Em uma analogia usual, consistiria em largar a noção de se fazer o planejamento do projeto, como esboçando mapas e partir logo para a montagem da maquete, sem ter uma ideia de como ou por onde começá-la. Os modelos originados através da plataforma BIM são uma idealização virtual do produto arquitetônico. Em virtude dessas idealizações acessíveis nas múltiplas etapas do projeto, é capaz de se dimensionar, preparar, sistematizar e resgatar dados em qualquer período de existência do negócio e, além disso, averiguar interferências, ensaiar possibilidades de projeto e testar o desempenho do modelo perante a atuação de distintos autores.

        Não se trata somente de simplificar informações como posicionamento de canos hidráulicos e tubos de gás ou de tamanhos de paredes, mas conjuntamente dados associados a padrões e frações de materiais e mão de obra  de facilitar apenas dados como dimensões de paredes e localização de canos hidráulicos e tubos de gás, mas também pregues na obra, a título de exemplo.

        Assim, temos que ao se projetar uma parede utilizando o BIM, é permitido caracterizar especificações não só em relação a espessura, altura e comprimento, mas também, quem fabricou o material, quais os custos de cada parte da obra, qual material utilizado na parede, etc.

        O BIM abrange desde a visual representação do produto, a sua geometria chegando também as afinidades e qualidades. Ele modifica o método de elaboração do projeto, no qual o entendimento construtivo passa a ser fundamental. O processo permite o ensaio da viabilidade construtiva das soluções, impedindo falhas e desperdícios. Esse mesmo modelo põe a arquitetura em provação previamente à construção, aprimorando assim os resultados finais de cada projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com