TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA BIM NA ATUALIDADE

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

A TECNOLOGIA BIM NA INDÚSTRIA CIVIL

Horizontina – RS

2021


A TECNOLOGIA BIM NA INDÚSTRIA CIVIL

Trabalho final da disciplina de Metodologia da Pesquisa como requisito parcial para a aprovação na referida disciplina do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Horizontina sob a orientação do Prof. Me. Maicon Hammes.

Horizontina – RS

2021


RESUMO

A Modelagem de Informação da Construção é uma ferramenta de projeção construtiva, a qual se encontra amplamente difundida nas indústrias civis e de cunho arquitetônico. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo que buscou explanar como essa tecnologia contribui para o sistema de gestão de projetos no ramo da construção. Ademais, os projetistas ainda desconhecem esse recurso por se tratar de um instrumento pouco disperso no Brasil. Diante disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de difundir o conhecimento e instigar as empresas de arquitetura e construção a implementarem essa ferramenta nos projetos hodiernos. Os resultados apontam que o recurso em questão auxilia no desenvolvimento e na compatibilização de projetos, haja visto os estereótipos de outros mecanismos implementados na manufatura civil.  

Palavras-chave: Compatibilização. Gerenciamento. Planejamento.


Lista de abreviaturas

AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção

BIM – Building Information Modeling

CAD – Computer Aided Design

2D, 3D, 4D, 5D, 6D, 7D – Números de dimensões


sumário

1.        introdução        6

1.1        tema        6

1.2        Delimitação do tema        6

1.3        Problema de pesquisa        7

1.4        hipóteses        7

1.5        justificativa        7

1.6        objetivos        9

1.6.1        Objetivo geral        9

1.6.2        Objetivos específicos        9

2.        metodologia        10

Considerações finais        12

referências        13

  1. introdução

  1. tema

O tema deste estudo se refere ao uso da tecnologia BIM na indústria civil.

  1. Delimitação do tema

A tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção), por se tratar de uma ferramenta que propicia a visualização do projeto da obra em 3D através de softwares, permitindo a extração de relatórios e checando inconsistências, progressivamente vem se tornando mais presente na indústria civil. Tais características contribuem para a redução do impacto ambiental, além da compatibilização e gestão de projetos, já que a projeção de custos e materiais pode ser feita antes da obra ser iniciada (KENSEK, 2018).

Quando o software empregado é em 3D, o serviço utilizado é a produção e o desenvolvimento, no qual simulam-se as dimensões geométricas e as informações não geométricas, permitindo a compatibilização e visualização do projeto na realidade virtual (NGUYEN, T.; NGUYEN, P.; DO, 2020). No software 4D, por sua vez, transcorre a análise do fator tempo e planejamento, concedendo detalhes acerca do acompanhamento do que foi executado em obra em comparação ao tempo previsto para analisar possíveis desvios. (SACKS, R. et. al, 2021).

Já no programa 5D, decorre a análise de custos da obra, onde extrai-se os quantitativos dos modelos e os associa com as composições de preços unitários do orçamento (SMITH, 2016). Ademais, no 6D verifica-se como o edifício irá proceder em termos de sustentabilidade no pré e pós construção, verificando referências precisas a respeito de cronogramas de manutenção e qualidade (BIM 6D: SUSTENTABILIDADE..., 2021). Por fim, quando o software empregado é em 7D, obtém-se o gerenciamento do edifício após a sua construção, permitindo a geração de um relatório com todas as informações de como o edifício foi construído (AS DIMENSÕES DO BIM: 3D, 4D, 5D, 6D, 7D…, 2021).         

Para tanto, este trabalho de pesquisa delimita-se em colher informações sobre como a compatibilização de projetos pode influenciar na execução do processo construtivo da indústria civil, de modo a reduzir custos, retrabalhos e desperdícios, tendo como referência empresas brasileiras do setor arquitetônico, explanando alternativas que sejam eficazes no desenvolvimento de métodos sustentáveis.

  1. Problema de pesquisa

Como a tecnologia BIM contribui para a gestão de projetos na construção civil?

  1. hipóteses

  • A tecnologia BIM contribui para a diminuição de erros de previsão orçamentária na execução do projeto na construção civil.
  • A implementação de ferramentas computacionais na construção civil auxilia na diminuição dos impactos ambientais.
  • A ferramenta tecnológica BIM colabora na eficiência do desenvolvimento de projetos civis, controlando o cronograma da obra consoante à perspectiva inicial.
  • A execução dos métodos adotados pela BIM proporciona a melhora do gerenciamento das equipes multidisciplinares.
  1. justificativa

A crescente inserção tecnológica tem impactado consideravelmente as empresas e os mercados brasileiros. Com o avanço da ciência e dos métodos científicos no mercado da construção, a sociedade empreendedora passou a assumir um importante papel, tanto no escopo industrial como na interface construtiva. Nesse cenário, a BIM, metodologia amplamente utilizada no setor de planejamentos civis, destaca-se como sendo a alternativa na elaboração de projetos precisamente estimados. O trabalho é responsável por averiguar informações sobre como a compatibilização de projetos é capaz de auxiliar na produtividade da modelagem civil, a qual se baseia na previsão orçamentária de cronogramas enxutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com