TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA BIM, E SUAS APLICAÇÕES E SEUS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

DESENHOS PARAMETRICOS

TEMA:

A TECNOLOGIA BIM, E SUAS APLICAÇÕES

E SEUS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO.

[pic 2]

Segundo (TEICHOLZ, 2001), Facility Management “Gerenciamento de Facilidade” envolve pessoas, processos e espaços abrangendo áreas como: gestão de espaços, serviços administrativos, operações de manutenção, serviços de arquitetura e engenharia, administração de bens imobiliários, segurança e planejamento de facilidades.

No Brasil, um estudo sobre reclamações em empreendimentos habitacionais de interesse social revela que 61% das reclamações são relacionadas a problemas construtivos, 29% estão relacionadas a problemas de manutenção e 10% a problemas comportamentais. No quesito manutenção, os sistemas prediais e esquadrias foram os itens que mais apresentaram reclamações. Estes registros são indicadores para tomada de decisão dos agentes envolvidos nas etapas de projeto e execução, assim como nas etapas de gestão da operação e manutenção.

Na indústria da construção, há um interesse crescente no uso de BIM para a gestão de facilidades e gestão da informação, pois possibilita incorporar dados consistentes, desde a concepção à construção, e fases de operação e manutenção de um edifício. BIM possui funcionalidades de visualização, análise e controle, fornecendo ganhos potenciais para a otimização de todo um processo.

Mas a tecnologia BIM revela que um programa de manutenção de sucesso potencializa o desempenho do edifício, reduzindo reparos, e custos gerais de manutenção. Uma vez que o BIM possui um ambiente visual através do modelo 3D integrado e rico em informações.

A principal vantagem do uso de BIM no ciclo de vida dos edifícios é a sua capacidade de otimizar o processo, auxiliar a tomada de decisão durante toda a evolução do projeto e a convergência para uma solução otimizada. Particularmente em um projeto em desenvolvimento que tenha a interação dos agentes, o benefício de BIM+2D CAD pode ser ainda maior. No desenho 2D tradicional, uma vez que o objetivo é definido, todos os quantitativos são extraídos manualmente e só então é processada. Se há mudanças na solução, a listagem de material deve ser reprocessada a cada vez. A execução dos cálculos referentes aos indicadores ambientais, dentro do próprio programa, pode fornecer ao projetista um feedback automático e fundamentar uma tomada de decisão mais robusta para edifícios com melhor desempenho ambiental. O ideal seria a interoperabilidade completa entre plataformas 2D e BIM, isto é: que o programa BIM permitisse exportação direta de informações para cálculo automático em softwares 2D.

No desenho paramétrico, em vez de projetar uma instância de um elemento de construção

como uma parede ou porta, o usuario  define primeiro uma classe ou família de elementos que define uma mistura de geometria fixa e paramétrica, um conjunto de relações e regras para controlar os parâmetros pelos quais instâncias de elemento podem ser geradas.

Enquanto no CAD 3D tradicional, todos os aspectos da geometria de um elemento ser editada manualmente pelo usuário, assim gera uma perca  de tempo já que precisa desenha em 2D para depois transformar o desenho em 3D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com