TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATÓRIA ENTRE SOFTWARES DE TECNOLOGIA BIM

Por:   •  22/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANÁLISE COMPARATÓRIA ENTRE SOFTWARES DE TECNOLOGIA BIM

CURITIBA

2016

ANÁLISE COMPARATÓRIA ENTRE SOFTWARES DE TECNOLOGIA BIM

Projeto de pesquisa apresentado como pré-requisito para produção do Trabalho de Conclusão de Curso pelo programa de Graduação do Departamento de Construção Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CURITIBA

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. METODOLOGIA

3. RESULTADOS ESPERADOS

4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

4.1. Projeto Arquitetônico

4.2. Projeto Hidráulico

4.3. Projeto Estrutural

4.4. Projeto Elétrico

4.5. Gerenciamento de obras

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Desde o início da história da arquitetura e engenharia civil, os métodos e ferramentas de planejamento se desenvolveram, acompanhando o avanço da tecnologia e do conhecimento. Atualmente, existem diversos programas e softwares que auxiliam os profissionais dessas áreas a realizar projetos e planilhas, facilitando seu trabalho.

Uma dessas ferramentas hoje utilizadas são os softwares de tecnologia BIM (Building Information Modelling - Modelagem da Informação de Construção). Trata-se de uma ferramenta de software para desenho, capaz de auxiliar o profissional na construção de modelos parametrizados, permitindo diversas facilidades, tais como visualização em três dimensões, estimativas de custos, qualificação e quantificação do material aplicado, facilitando o contato entre diversos profissionais integrantes da cadeia produtiva do referido projeto.

Sendo assim, a departamentalização imposta pelo projeto tradicional, no qual os trabalhos são realizados sequencialmente é substituída por trabalho paralelo das equipes, o que objetiva um melhor desenvolvimento do processo.

Esses softwares podem possuir diferentes preços, processos de instalação e formas de manuseio, sendo necessário em alguns casos cursos no exterior para sua melhor utilização.

Através de comparações esperamos encontrar um melhor software que atenda as necessidades de arquitetos e engenheiros, para que possam desenvolver um trabalho rápido e ao mesmo tempo eficiente.

1.1. Objetivos

a) Objetivo Geral

Realizar uma pesquisa bibliográfica para se conhecer o conceito, perspectivas, oportunidades, vantagens e desvantagens de utilização do BIM, apresentando suas principais funcionalidades e suas qualidades na produção de projetos de edificações.

b) Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do trabalho são:

Conhecer melhor a plataforma e suas funcionalidades;

Discutir sobre o uso da plataforma na indústria de construção civil nacional;

Identificar as principais vantagens e desvantagens de utilização da plataforma BIM através de tabelas comparativas.

1.2. Justificativa

A abrangência de desenvolvedores desse tipo de tecnologia cria divergências sobre o modo de utilização e a eficiência de cada software. O principal ponto negativo nessa variedade de softwares BIM, é a exclusividade no formato dos arquivos. Cada software tem a sua extensão própria e, com isso, é impossibilitado que um arquivo feito em um determinado programa seja aberto em algum diferente do de origem. Em 1994, foi criado o Building Smart, um grupo de vinte empresas desenvolvedoras dessa tecnologia, que criaram a extensão IFC (Industry Foundation Classes), a qual torna possível transcrever arquivos de uma extensão para outras. Porém, como em qualquer processo de tradução, pode ocorrer perda de informações. Na tradução para IFC perdem-se algumas informações específicas a cada tipo de programa. A melhor maneira de compatibilizar arquivos 3D vindos de softwares diferentes é utilizar um software de detecção de interferências (clash­detection) que consiga abrir vários formatos de arquivos. Entretanto, mesmo com esse novo formato nem todos os softwares são compatíveis, por exemplo, a Autodesk não tem programas que suportam a extensão IFC (KLEIN, Roberto) A escolha do seu software BIM é algo muito sério, você deve analisar com detalhes o objetivo dos seus projetos e com isso pesar os prós e os contras de cada programa. A fim de fazer uma análise sobre este rendimento de cada programa mediante diferentes variáveis.

2. METODOLOGIA

Inicialmente foi discorrido sobre o histórico e conceito do BIM, desde seu ínicio, na década de 70, até os dias atuais. Em seguida foi analisado o panorama do BIM no Brasil, seus desafios e perspectivas. Para isso foi preciso abordar sua interoperabilidade, parte importante no processo da criação dos programas BIM, junto a isso foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com