TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia BubbleDeck

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

centro universitário do leste de minas gerais

ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO CIVIL

8° PERÍODO

LAJE: TECNOLOGIA BUBBLEDECK

GRUPO:

NOME

RA

ASSINATURA

DANNILO JÚNIOR G. BARBOSA

EDUARDO DEYVISON QUEIROZ

A06153091

FLORISVALDO MARIANO FILHO

A06150697

PATRÍCIA O. BUSSINGUER ASSIS

A06144357

ROBERTA APARECIDA RODRIGUES

A06152335

ROBERTO ALVES DA SILVA

A06145122

Coronel Fabriciano, XX/05/2017

sumário

RESUMO

A tecnologia BubbleDeck é uma inovação que tem como propósitos reduzir uso de concreto, aumentar a versatilidade e reduzir custos. A utilização da tecnologia ainda não é muito comum no Brasil, mas seu emprego está em crescimento, e existem empresas com interesse de empreender utilizando a tecnologia.

Neste trabalho serão apresentadas as principais características da tecnologia BubbleDeck, como é sua aplicação, vantagens, desvantagens e processo construtivo. Observou-se que apesar das desvantagens, a utilização desse método é mais vantajosa em diversos aspectos em relação à laje convencional, de acordo com o tipo de construção.

  1. introdução

A modernização da construção civil e a busca por produtividade e economia, motiva a criação de novos sistemas construtivos que atendam à demanda do mercado. As lajes bubbledeck surgiram da necessidade de otimizar o uso do concreto, utilizando-o em regiões onde realmente possui função estrutural, aplicando-o em regiões comprimidas. Partindo desse conceito, na década de 80, o engenheiro dinamarquês Jorgen Breuning começou a desenvolver as lajes com tecnologia bubbledeck, sua idéia foi criar uma laje de concreto com vazios, utilizando-se de esferas plásticas.

A tecnologia BubbleDeck, chegou ao Brasil dez em 2008, para uma obra experimental que consistiu na execução de parte da laje do auditório da Construtora Odebrecht, em Salvador (BA).

OBJETIVOS

  1. Gerais

Apresentar a tecnologia BubbleDeck, suas características principais e ressaltar a existência de uma tecnologia inovadora e produtiva.

  1. Específicos

Estudar os pontos que tornam a tecnologia BubbleDeck viável e o funcionamento do seu sistema construtivo.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Funcionamento

O sistema BubbleDeck é composto por esferas plásticas inseridas uniformemente entre duas telas metálicas, e uma malha de aço inferior incorporada (eventualmente numa pré-laje de 6cm de espessura). As esferas são introduzidas na intersecção das telas ocupando a zona de concreto que não desempenha função estrutural, abaixo da linha neutra, o concreto ocupa lugar onde é comprimido e como cobrimento das armaduras, como mostrado na figura 1. Assim, pode-se reduzir em o peso próprio da laje se comparado com o sistema convencional.

[pic 1]

Figura 1 – Seção da laje BubbleDeck. BubbleDeck Construction

  1. Aplicabilidade

A tecnologia BubbleDeck pode ser aplicada em qualquer estrutura que se possa utilizar uma laje maciça. Apresenta uma solução de engenharia que melhora radicalmente projetos de construção e desempenho com redução de custos e de tempo. O sistema não necessita de vigas, e o número de pilares é reduzido, as instalações podem ser embutidas na laje e, pela característica de ser laje plana, proporciona ganho expressivo de pé direito. Os tipos de lajes a serem aplicadas dependerão de cada projeto. É muito utilizada em projetos de estacionamento, pois com a diminuição do número de colunas, aumentam-se os vãos, resultando em otimização do espaço.

  1. Método construtivo

  1. Alternativas de utilização

As lajes bubbledeck podem ser feitas com o uso de módulos, pré-lajes, ou em painéis acabados.

  • Módulos

As esferas são posicionadas em gaiolas metálicas formando módulos que são posicionados sobre formas convencionais de madeira, armaduras adicionais são inseridas e a concretagem é executada em dois estágios, sendo o primeiro estágio feito com uma espessura de 60mm, para evitar a flutuação das bolas no segundo estágio. O segundo estágio de concretagem preenche a laje por completo, como mostra a figura 2. Esse tipo de laje é ideal para obras de reforma, pisos térreos, ou em casos de acesso complicado, pois os módulos podem ser transportados e posicionados manualmente.

[pic 2]

Figura 2 – Segundo estágio de concretagem

  • Pré-lajes

Uma camada de 6cm de espessura é concretada já incorporando o módulo BubbleDeck composto pelas armaduras superior e inferior e as esferas plásticas. É o tipo mais comum e necessita de um guindaste móvel para o posicionamento dos elementos pré-moldados devido ao seu peso. A flexibilidade resultante desse método garante aos módulos uma adaptação fácil para qualquer tipo de piso e podem acomodar tubos e partes de instalações. Além disso, podem ser incluídas aberturas, mesmo após a conclusão da laje. O tamanho das pré-lajes deve ser maximizada a fim de aumentar a eficiência de custo, no entanto, este uso pode ser limitado por alguma restrição de transporte local. A figura 4 mostra uma pré-laje com os módulos bubbledeck incorporados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (322.2 Kb)   docx (957.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com