TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO: BubbleDeck X Lajes Maciça

Por:   •  8/10/2020  •  Artigo  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 14

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO:

 BubbleDeck X Lajes Maciça

RESUMO

No Brasil, o setor da construção civil apesar de apresentar inovações tecnológicas, ainda é estigmatizado pela falta de mão de obra qualificada para acompanhar as demandas de maior desempenho. Afinal, com o crescimento do setor nas últimas décadas, surge a necessidade de cumprir prazos cada vez mais curtos. Dessa maneira, constata-se a necessidade de analisar métodos alternativos na construção civil, para dirimir os atrasos nas obras. A partir desse pressuposto este artigo se propôs a avaliar o método construtivo do sistema BubbleDeck, através de um comparativo entre o sistema construtivo de lajes maciça, foram realizadas análises bibliográficas de artigos publicados buscando classificar vantagens e desvantagem de ambos metodos construtivos. Com o resultado da pesquisa, foi possível notar que O sistema de esferas plasticas além de inovador é uma solução sustentável, que surge ainda timidamente no mercado brasileiro, a ultilizaçao do sistema BubbleDeck, beneficia a produção em larga escala e sua estrututa é consideravelmete mais leve.

Palavras-chaves: Esferas Plásticas. Laje. Construção Civil. Sustentabilidade.

ABSTRACT


In Brazil, the construction sector, despite presenting technological innovations, is still stigmatized by the lack of skilled labor to accompany demands of higher performance. After all, with the growth of the sector in the last decades, there is a need to meet shorter and shorter deadlines. It is necessary to analyze alternative methods in the civil construction, to solve the delays in the works. From this assumption this article proposed to evaluate the constructive method of the BubbleDeck system, through a comparison between the massive slab construction system, bibliographical analyzes of published articles were carried out seeking to classify advantages and disadvantages of both constructive methods. With the result of the research, it was possible to notice that the system of plastic spheres besides innovating is a sustainable solution, that still appears timidly in the Brazilian market, the utilization of the system BubbleDeck, benefits the production in large scale and its structure is considerably lighter .

Keywords: BubbleDeck. Slab. Construction. Sustainable.

  1. INTRODUÇÃO

O setor imobiliário e as obras de infraestrutura receberam enorme incentivo monetário no período de 2007 a 2014, devido a programas de aceleração de crescimento das três esferas de governo e da realização dos eventos esportivos mundial em nosso País.

Por outro lado, o cenário econômico a partir de 2014, provocou uma queda, no otimismo do crescimento da construção civil, provocado pelo fim dos investimentos esportivos mundial, e decorrente primordialmente da crise política financeira.

No Brasil, existe uma preocupação com a sustentabilidade, tendo em vista a escassez dos recursos naturais ainda existentes, sendo a construção civil um dos maiores consumidores em larga escala, promovendo dessa maneira, imenso volume de resíduos sólidos, consumo de energia, etc.

Mediante este contexto, a engenharia civil tem visado uma evolução significativa no processo de produção tradicional ao longo dos anos, buscando aprimorar novas tecnologias na tentativa de racionalizar os desperdícios e aumentar a produtividade, que além de trazer benefícios ambientais, agreguem valores competitivos, proporcionando eficiência inteligente na elaboração de projetos inovadores.

O sistema de lajes BubbleDeck vem sendo amplamente difundido em outros países, e está começando a ser utilizado no Brasil. Esta solução de engenharia apresenta tecnologia com vantagens econômicas, diminuindo consideravelmente custos, tanto da obra quanto de materiais, e também do ponto de vista de execução, permitindo maximizar o tamanho da construção, simplificar e agilizar o processo.

Poucos trabalhos abordam de maneira comparativa ganhos de produtividade de laje maciça pré-moldada ou pré-fabricada. Em contrapartida, o método construtivo de laje BubbleDeck, criada na Dinamarca na década de oitenta, ainda é pouco conhecido, apesar de apresentar vantagens significantes das lajes pré-fabricadas de concreto, pois a inserção de Bubble’s (esferas plásticas) entre as malhas diminui o uso de concreto.

 Vale salientar, que essa tecnologia é uma alternativa eficaz principalmente na questão redução de empreendimento, seja comercial, obras de infraestrutura e no cumprimento de prazos. Entretanto, a falta de conhecimento sobre a laje BubbleDeck conduz desconfiança e insegurança quanto a sua utilização.

  1. OBJETIVO GERAL

Apresentar o sistema de lajes BubbleDeck, abordando conceitos técnicos de dimensionamento, assim como vantagens e desvantagens na utilização do sistema e sua viabilidade.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Consiste em avaliar o metodo construtivo do sistema BubbleDeck, abordando assuntos relativos aos conceitos técnicos, e metodologia construtiva das duas tecnologias, assim como vantagens e desvantagens e normas aplicáveis.

  1. METODOLOGIA

        A abordagem aplicada na realização deste trabalho tem por bases referências teóricas com uma estratégia qualitativa de conhecimentos, em etapas sequenciais tomando como ponto de partida, um analise comparativa com o sistema normativo, estudando os beneficios da utilização, o sistema da laje BubbleDeck versus lajes maciças, nas construções civis brasileiras.

Desta forma, o tipo de investigação enquadra-se em pesquisa exploratória, que segundo (VERGARA, 2009) é realizado em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, toda via, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa.

Seguindo a lógica estrutural a partir do cenário atual da construção civil, a pesquisa aponta o contexto histórico do avanço industrial, apresentando o conceito de lajes BubbleDeck e de como ele foi inserido no mercado da construção, do mundo para o Brasil através de fontes secundárias.

  1. COMPREENSÃO HISTÓRICA

A sustentabilidade é alcançada por meio de um padrão de desenvolvimento que objetiva o bem-estar com o equilíbrio sociocultural, econômico e ambiental. O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir da percepção do problema com relação ao desenvolvimento da sociedade. Cada vez mais, organizações trabalham através de programas e planos de ações, direcionando seus objetivos estratégicos, com mais adesão as dimensões da sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com