TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia das Construções

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente, na construção civil, existem diversos sistemas construtivos para execução de um projeto. Entretanto, no Brasil a alvenaria convencional é a que mais predomina. Mas... por quanto tempo? Novas tecnologias estão começando a surgir e serem utilizadas. Entre os vários sistemas construtivos, os que predominam são: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto.

Alvenaria de Vedação ou Convencional

[pic 1]

É composto por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Estes elementos são de suma importância para a sustentação da alvenaria, a sua função de travar, vedar e separar ambientes. Normalmente são usados blocos cerâmicos.

Este sistema é o mais utilizado no Brasil, pois não precisa de mão de obra qualificada e especializada. Mas no decorrer da obra resulta em muitas patologias, gerando um retrabalho e bastante resíduos. Suas vantagens é que pode superar grandes vãos, grande disponibilidade de mao de obra e pouca exigência de qualificação da mao de obra. Porem a desvantagem de maior custo e de maior tempo de execução.

Alvenaria Estrutural

[pic 2]

Essa alvenaria utiliza blocos cerâmicos ou de concreto, os dois especifico para esse fim. Esse projeto deve ser bem detalhado e compatível com projetos elétrico e hidros sanitário, e também definir os vãos de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.

Este tipo de edificação já necessita uma mao de obra mais especializada, pois se as paredes não estiverem niveladas ou no prumo, pode ocorrer acidentes. Para uma edificação com mais de 4 pavimentos, deve-se utilizar barras de aço junto com os blocos de concreto. Suas vantagens são a rapidez e facilidade, mao de obra reduzida, maior economia e maior desperdício de materiais. Suas desvantagens que não supera grandes vãos, limita a arquitetura do projeto.

Steel Frame

[pic 3]

Esse sistema e industrializado e racionalizado. A estrutura e formada por perfis de aço galvanizados, e seu fechamento e feito por placas cimentícias, de madeira ou drywall. O que diferencia esse sistema dos outros, é que o canteiro de obras fica limpo, pois os resíduos são mínimos e não necessita de água.

As vantagens desse sistema é a agilidade na construção, reduz peso na sua estrutura, melhor isolamento termo acústico e o menor custo. Porem, possui limites de pavimentos e dificuldade de encontrar mãos de obra especializada.

Wood Frame

[pic 4]

Muito parecido com o Steel Frame, mais sua estrutura nesse método e de madeira. Este sistema construtivo é constituído por perfis de madeira maciça, contra ventados com chapas OSB e estrutura de madeira auto clavada, com função de proteger contra os cupins e umidade.

Também possui agilidade na construção, redução de resíduos e canteiro de obra limpo, baixo custo e uso de madeira de reflorestamento, única matéria prima renovável da construção civil. Precisa-se de mão de obra especializada, limites de pavimento e maior cuidado com impermeabilização.

Paredes de concreto

[pic 5]

Consistem em um sistema construtivo de parede estruturais maciças de concreto armado. Essas paredes são concretadas em uma forma, geralmente de madeira ou de metal, que são montadas in loco de acordo com o projeto. Esse sistema e uns dos melhores pois, as instalações hidráulicas e elétricas já vêm embutida, sem necessidade de quebras de paredes e retrabalho. Porem esse sistema e viável para uso de varias contruçoes iguais, onde serão reutilizadas as mesmas formas varias vezes, pois o custo é alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (223.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com