TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Informação

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

Aplicações da Tecnologia da informação nas áreas de atuação do Engenheiro/Bacharel de Produção e Matemática

2016010020 – Iago de Carvalho Mello

2016016542 – Luan Veloso de Mello Martins

2016001067 – Elisa França Nery Pfeilsticker

Monografia em Fundamentos de Programação

UNIFEI, Itajubá maio de 2016.

Resumo

A Tecnologia de Informação (TI), é um termo utilizado para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e o uso da informação. A TI possui diversas áreas de atuação, como por exemplos na área da Engenharia de Produção, bem como na área de Matemática.

A tecnologia da informação facilitou muito do trabalho do matemático na sua área pois com o desenvolvimento de softwares como o Mathematica 10 e o Geogebra, o matemático acaba encontrando gráficos com maior exatidão do que os feitos a mão, e as resoluções de contas não tem desgaste manual, além de economizar tempo.        

[pic 4]

Figura 1

[pic 5]

Figura 2

Já na Engenharia de Produção, a TI é fundamental para o funcionamento e o sucesso de uma empresa. Ajudando na organização dos principais setores de uma empresa, a TI tem uma relação direta nos hardwares e seus dispositivos e periféricos, nos softwares e seus recursos (como por exemplo o BrickControl), nos sistemas de telecomunicação e na gestão de dados e informações.

[pic 6]

Figura 3


ABSTRACT

The Information Technology (IT) is a term used to denote the set of technological and computing resources to the generation and use of information. IT has several areas, for example in the area of ​​production engineering as well as in the area of ​​Mathematics.                Information technology has facilitated much of the mathematical work in your area for the development of software like Mathematica 10 and Geogebra, mathematician ends up finding graphics with greater accuracy than hand made, and the resolutions of accounts do not wear manual, and save time.                                                                Already in Production Engineering, IT is fundamental to the operation and success of a company. Helping in the organization of the main sectors of a company, IT has a direct relationship to hardware and devices and peripherals, the software and its capabilities (such as BrickControl) in telecommunication systems and data and information management.

SUMÁRIO

Pág.

SUMÁRIO        V

LISTA DE FIGURAS        6

CAPÍTULO 1        7

INTRODUÇÃO        7

CAPÍTULO 2        8

 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO/BACHAREL        8

CAPÍTULO 3        9

APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO        9

CONCLUSÕES        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Gráfico da Função Wolfram|Alfa

Figura 2 – Derivada da Função Wolfram|Alfa

Figura 3 – Programa BrickControl em execução

Figura 4 – Dilema dos morcegos como exemplo da Teoria dos Jogos

Figura 5 – Gestão da Manufatura

Figura 6 – Utilização do software Mathematica em sala de aula


CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

A Gestão de TI é cada vez mais necessária de micro a grandes empresas. Não importa o tamanho da companhia, seja indústria ou empresa corporativas, o profissional especializado de TI é de extrema necessidade por diversos motivos. O primordial é que as tecnologias vêm avançando e se não tivermos gestores de TI que acompanhem tal avanço é bem provável que a empresa fique para trás no mercado tão competitivo. E como isso pode influenciar na Engenharia de produção.

        A área de TI está presente em todas as áreas inclusive na engenharia de produção, não apenas nas máquinas de uma indústria, mas também nos sistemas, os quais foram instalados com fins de obter informações essências para a produção. 

        A Engenharia de Produção é o ramo que lida com a concepção, o projeto e o gerenciamento de sistemas produtivos de bens e de serviços. Dessa forma, a TI tem grande importância nessa área, pois ser um engenheiro de produção não é apenas saber de quanto a empresa está lucrando, ou gerenciar uma indústria, mas como criar meios e formas de alcançar o seu objetivo de produzir mais utilizando cada vez menos recursos, seja de tempo, mão de obra humana, energia, dentre outros é simplesmente ter a sabedoria e o conhecimento de gerir.

        Como a tecnologia de informação está tomando conta de tudo e de todos, na matemática também está inserido nas diferentes áreas em que ela pode ser atuada, já que a área de TI está sempre desenvolvendo softwares e hardwares, que facilitam o trabalho do matemático, deixando-o mais prático, rápido e eficiente.


CAPÍTULO 2

Áreas de atuação de um engenheiro/bacharel de produção e matemática

A Matemática atua nas seguintes áreas:

Análise numérica: Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.

Ensino: Lecionar em escolas de ensinos Fundamental e Médio. No superior, é preciso uma pós.

Modelagem: Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. o trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa. Matemática industrial: Atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (340.5 Kb)   docx (447.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com