TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização de sistemas eletropneumáticos

Por:   •  22/4/2018  •  Ensaio  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

  1. Introdução:[pic 8]

A utilização de sistemas eletropneumáticos em substituição aos sistemas pneumáticos mostra-se vantajosa em diversas situações que envolvam velocidade de transmissão, perdas, segurança, etc. No entanto, os elementos pneumáticos mostram-se imprescindíveis dentro da cadeia de comando em função de seu tipo de construção, da segurança que apresentam e da velocidade de trabalho. ” (JORGE,2017)

Muitas vezes por motivo de segurança e de produção a eletropneumática entra em ação nas industrias para automatizar os processos de fabricação e diminuir os índices de acidentes em operação dos equipamentos, no que gera menos tempo de paralização em cada setor da fábrica e para isso os circuitos têm de ser bem planejados e instalados. Para isso foi desenvolvido um equipamento chamado relé onde é um dispositivo eletromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos.

Com relé de retardo na ativação de n segundos montado em um circuito podemos controlar o tempo em que um dispositivo devera comutar de estado a qual ele foi planejado, por exemplo o acionamento de um aparelho através de um relê. Usamos o relê na maioria dos casos pela versatilidade para acionamento elétrico, sendo assim ele funciona como uma chave comum.


[pic 9]

  1. Objetivo:

Estudo, simulação e implementação prática de sistemas de instrumentação, controle industrial e automação, utilizando-se de acionadores elétricos, válvulas eletropneumáticas, atuadores pneumáticos de simples e dupla ação, fontes de alimentação, relés, relés de retardo e indicadores óticos.

  1. Procedimentos Experimentais:

  1. Materiais:
  1. Apostila de laboratório de instrumentação, Controle e Automação do Professor Robson Calvetti;
  2. Tubo flexível para condução do ar comprimido;
  3. Válvula direcional 3/2 vias, com acionamento elétrico por solenoide, normalmente fechada e retorno por mola;
  4. Válvula direcional 5/2 vias, com acionamento elétrico por 2 (duas) solenoides e sem retorno por mola;
  5. Jogo de cabos elétricos.
  1. Equipamentos:

  1. Compressor de Ar;
  2. Notebook com software FluidSim Da Festo;
  3. Filtro regulador;
  4. Bloco Distribuidor Pneumático;
  5. Óculos de proteção;
  6. Cilindro de simples ação – retorno por mola;
  7. Fonte de alimentação 24v;
  8. Distribuidor elétrico;
  9. Placa de botão de comando elétrico 2;
  10. Botão de emergência;
  11. Placa de 3 relés auxiliares;
  12. Placa de temporizadores.
  1. Métodos:

Foi utilizado o software de simulação FluidSim, juntamente com conhecimentos de Eletropneumático. O método para montagem do circuito foi o de copiar o modelo apresentado, inserindo os componentes e fazendo as configurações necessárias para o funcionamento adequado e completo do sistema.


[pic 10]

  1. Resultados e Discussões:

Circuitos 1º eletropneumático montado no FluidSim e na bancada.

[pic 11]

Figura 1- A esquerda temos a montagem elétrica que indica em vermelho a passagem de corrente elétrica e na direita a montagem pneumática que em azul escuro indica a passagem de ar comprimido.

[pic 12]

Figura 2- Montagem em bancada dos componentes com base na planta de circuito eletropneumático montado no FluidSim, ao acionar o botão BL por 5 segundos a corrente passa pelo circuito até chegar no relé de retardo RR com que faz aciona após a contagem do tempo programado de 5 segundos, que libera a corrente para a solenoide Y1 a qual faz a mudança da válvula para acionar cilindro de simples ação.


Circuitos 2º eletropneumático montado no FluidSim e na bancada. p[pic 13]

[pic 14]

Figura 3- A esquerda temos a montagem elétrica que indica em vermelho a passagem de corrente elétrica e na direita a montagem pneumática que em azul escuro indica a passagem de ar comprimido.

[pic 15]

Figura 4- Montagem em bancada dos componentes com base na planta de circuito eletropneumático montado no FluidSim nesse circuito temos a lógica de OU, ao acionar o botão BA a corrente passa pelo circuito até chegar na solenoide da válvula Y1 a qual faz a mudança da válvula para acionar cilindro de dupla ação ser acionado para direita, ao aperta botão BF a corrente passa pelo circuito até chegar na solenoide da válvula Y2 a qual faz a mudança da válvula para acionar cilindro de dupla ação ser acionado para esquerda .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (545.2 Kb)   docx (346.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com