TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A adaptação de um sistema de informação para o uso no gerenciamento de armazéns

Por:   •  8/12/2015  •  Artigo  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 12

A adaptação de um sistema de informação para o uso no gerenciamento de armazéns

Discente: Wlisses Santos de Assis Mendes Júnior                                          Orientador: Ademir Macedo Nascimento

Resumo

        Em 2013, o presidente da Frinscal resolveu montar uma equipe para implantar na empresa um sistema gestão WMS que ele tinha adquirido em uma feira de tecnologia há alguns anos. Esse sistema ficou parado na empresa por alguns anos, porque ninguém conseguia implantá-lo com sucesso, pois ele não se adequava ao tipo de armazém da empresa e não era viável fazer mudanças no armazém para se adequar ao sistema, porque isso geraria altos custos. A missão dessa nova equipe era tentar encontrar uma forma de adequar o sistema á realidade da empresa, sem precisar fazer mudanças na estrutura física dela. Para realizar essa adequação foi necessário avaliar diversos fatores para obter a melhor decisão estratégica de implantação do sistema no menor período possível.

Palavras-chave: adequação; sistema de gestão; decisão estratégica.

Abstract

In 2013, the president of Frinscal decided to set up a team to implementin the company a WMS management system which it had acquired in a technology fair a few yearsago. This system stood in the company for a few years, because no one could deploy it successfully because it did not fit the type of warehouse of the company and was not feasible to make changes in the warehouse to suit the system because it would generate high costs. The mission of this new team was tryi to find a way to tailor the system to the company's reality, without making changes in the physical structure of it, to make this adjustment was necessary to evaluate several factors to get the best strategic decision to implement the system in the shortest period possible.

Key-words: fitness; Management system; strategic decision

  1.  Introdução

Em 2013 o presidente da Frinscal uma empresa distribuidora de frios localizada no município de Palmares resolveu montar uma equipe para aplicar na empresa um sistema WMS ( Warehouse Managment System), ou “Sistema de Gerenciamento de Armazém”, em português, que ele havia comprado há alguns anos e não tinha conseguido aplicá-lo.  

O WMS é um sistema que procurar ajudar na parte da logística, auxiliando no processo de armazenamento das mercadorias, o sistema começa a entrar em ação desde o inicio na fabricação do produto até a chegada do produto no cliente. Na Frinscal como não se produz, só distribuem produtos o WMS começa a trabalhar na hora que o produto chega no armazém. Dentro do armazém o sistema cuida do controle de validade, ordem de serviço e, movimentação interna, identificando os espaços livres dentro do deposito para a alocação das mercadorias e cuidando da distribuição dos produtos para a expedição.

A aplicação desse sistema será de fundamental importância para o desenvolvimento da empresa, já que o WMS ira agilizar o processo de movimentação dos produtos na hora de armazenar e distribuir, também irá facilitar na contabilização do inventario, reduzindo o tempo da atividade, o numero de pessoas envolvidas e também não vai precisar parar as atividades da empresa para a realização de tal atividade.

  1.  A empresa

Em 1999 na cidade de Palmares –PE, foi fundada por Roberto, a empresa Frinscal Distribuidora de Alimentos Ltda, proveniente de um pequeno frigorífico familiar localizado no centro da cidade, a empresa  atua no comercio atacadista no ramo alimentício, situada a margem da BR 101 sul, Km 187.

Atendendo diversas cidades dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, com produtos Frios, Embutidos, Congelados, Resfriados e Secos, tendo como os principais Pescados, Aves e Derivados, Laticínios, Bovinos, Charqueados, Suínos, Salgados e Defumados, fornecendo aos Supermercados, Panificadoras e Food Service. (FRINSCAL 2015)

Hoje a FRINSCAL - PE conta, com 60 representantes comerciais, 250 funcionários e supervisores, a sua direção é composta por um diretor administrativo e comercial, uma diretora administrativa e financeira e tem como colaboradores TI operacional, Dayvson Morais e Álvaro Bento (Gerente de Vendas).

         A Empresa conta atualmente com frota totalmente própria, com vários carros entre carretas, veículos pequenos, desenvolvidos com maximização de espaço físico. Com pessoal capacitado e constantemente treinados para garantir total Segurança na gestão de cargas.

Em 2008, Expandiu-se para Maceió, fundando a filial. Atualmente a FRINSCAL- AL, conta com 3 televendas internas e com sua equipe de colaboradores. Empresa em expansão há 10 anos no mercado, trabalha com as principais marcas de produtos Nacionais e importados, para atender cada vez melhor sua clientela.

A Frinscal possui três armazéns frigoríficos com diferentes temperaturas em seu depósito, assim que os produtos chegam eles são alocados no armazém de acordo com suas características, no frigorífico que tiver a temperatura adequada para a sua conservação, para que o produto mantenha a sua qualidade enquanto estiver estocado.  

  1.  Os produtos da empresa

A Frinscal atua no mercado de distribuição de frios tendo como produtos carne bovina, aves e derivados, suínos, frios e embutidos, pescado, laticínios (queijo mussarela, queijo prato, queijo do reino, manteiga e requeijão) e food service (azeitona, ervilha, maionese, catchup e etc). A Frinscal tem parceria com empresas de renome no mercado nacional como Sadia e Friboi e também importa produtos de países europeus e da America latina.

Seus clientes são em especial frigoríficos, supermercados e panificadoras do litoral ao sertão de Pernambuco, e também distribui para os estados de Alagoas  e Paraíba.

  1.  Processo decisório

        

Os diretores da empresa estavam insatisfeitos como a forma que era realizada a gestão de seu armazém. Com a falta de um sistema de gestão tudo era realizado de forma manual exigindo um número alto de funcionários para realizar a distribuição e endereçamento dos produtos no deposito.

Com o crescimento da empresa esse problema passou a ficar mais evidente chegando a um ponto em que os diretores decidiram que a prioridade era a aquisição e implantação de um sistema de gestão de armazém para que seu problema fosse solucionado e a empresa continuasse crescendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com