TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso do sistema pneumático

Trabalho acadêmico: O uso do sistema pneumático. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 7

undo globalizado.

2- P N E U M Á T I CA / H I D R Á U L I C A Pneumática é a ciência que estuda as propriedades físicas do ar e dos gases em geral. O termo pneumática é derivado grego “pneumos”ou “pneuma”, que significa respiração, sopro, e é definido como o segmento da física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases e com o vácuo , bem como estuda a conversão de energia produzida pelo ar em energia mecânica, através de seus elementos de trabalho. PNEUMÁTICA É O RAMO DA FÍSICA QUE TRATA DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS GASES. Como o próprio nome indica, Pneumática trabalha com Ar Comprimido, Hidráulica com óleo. Os Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos são muito semelhantes e funcionam de maneira parecida, a única diferença é que dentro deles corre o Ar comprimido a baixa pressão fornecido pelo Compressor, ou o Óleo Hidráulico com alta pressão enviado pelas Bombas Hidráulicas. Podemos dizer que quando precisamos de uma pequena força para movimentar pequenos objetos , leves, usamos a Pneumática , enquanto que quando precisamos fazer uma grande força para movimentar grandes objetos, pesados, usamos a Hidráulica . O resultado final da aplicação da força é resultante da baixa pressão encontrada nos circuitos pneumáticos e da alta pressão encontrada nos circuitos hidráulicos. Precisamos estar sempre cientes, que tanto a pneumática quanto a hidráulica são Sistemas de Controle de Força e Movimento .

3

3

3 - H I S T Ó R I C O No século III a.C. , na Alexandria, o grego KTESÍBIOS fundou a Escola de Mecânicos, tornando-se o precursor da técnica de comprimir o ar para realizar um trabalho mecânico. Tem-se registros de uma sua invenção, que tinha a finalidade de pressurizar o ar para tocar um órgão musical, tal invento por falta de recursos na época e por não existirem materiais adequados à sua construção (metalurgia), foram esquecidos ao longo do tempo, até que na primeira Revolução Industrial JAMES WATT inventou a máquina à vapor, dando início a produção industrial de inúmeros equipamentos pneumáticos que aumentam a cada dia por força dos beneficios da automação . Há pouco mais de duas décadas atrás, um técnico industrial precisava ser muito habilidoso e mesmo assim sempre corria o risco de perder o dedo ou se acidentar numa máquina. Hoje, tudo que ele tem a fazer é preparar os acessórios da ferramenta, fazer a programação, ajustar os controles, apertar os botões e aguardar o produto final. Todas as operações são realizadas automaticamente, com grande precisão, velocidade e o mais importante, com repetibilidade. Se preciso, consertar ele mesmo, o equipamento que apresentar defeito. A escolaridade dos operários melhorou, todas grandes indústrias do Vale do Paraíba, exigem pelo menos o 2º grau técnico ao seu quadro de funcionários. Um contraste: nas linhas de montagem das fábricas, basta procurar que é possível encontrar até engenheiros e economistas apertando parafusos. Eles se atualizaram nas áreas da moderna tecnologia de automação pneumática, informática, elétrica, eletrônica, hidráulica, mecatrônica, robótica e não conseguiram empregos melhores com seus diplomas universitários. As fábricas se modernizaram e cortaram empregos daqueles que não acompanharam a evolução tecnológica. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ESPECIALISTA HABILITADO, APRENDA HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA E TENHA UM FUTURO BRILHANTE,COM BASTANTE$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

4 - SISTEMA PNEUMÁTICO É um mecanismo que funciona com ar comprimido . É composto de tubulações e válvulas cuja função é transformar a pressão do fluido ali confinado, em força mecânica para transmitir movimento controlado. Os circuitos pneumáticos geralmente são utilizados para transmitir movimento em equipamentos que não necessitam de grande esforço de operação, pois sua principal característica é trabalhar com baixa pressão e pouca força de movimentação. Exemplos de atuação da força pneumática: máquinas de manufaturas, abertura e fechamento da porta de ônibus, ferramentas pneumáticas (brocas de dentista, martelo, furadeira , aparafusadeira, britadeira, dosadora, lixadeira, soldadora, freio à ar, atuadores lineares e rotativos, motores pneumáticos, válvulas de controle, injetoras, prensas de impacto, sistemas de pintura, robótica e outras infindáveis aplicações.

CENTRAL DE COMANDO E COMPUTAÇÃO

COMPRESSOR DE AR

VÁLVULAS ELETROPNEUMÁTICAS

CILINDROS ATUADORES PARA TRANSMITIR FORÇA

SENSORES

Figura 1 – Diagrama em bloco do circuito eletropneumático

4

4

5 - P R E S S Ã O Pressão é o termo que define quanta força é aplicada numa certa área. A definição técnica de pressão é força por unidade de área. P = F / A. Pressão Absoluta é a pressão medida a partir de um ponto de referência zero ou completo vácuo. É usada para medir pressão atmosférica. Pressão Manométrica é a pressão contida em um circuito, não levando em conta a pressão atmosférica. Pressão diferencial é a diferença entre duas pressões agindo em lados opostos a uma superfície. Unidades de medida de pressão pneumática encontrada nas máquinas industriais: Quilograma-força por centímetro quadrado (kgf/cm2), Libra-força por polegada quadrada (Lb/ pol2) que é igual a Pounds per Square Inch (PSI) no sistema Inglês, Pascal (pa), Bar (bar) , Polegada de mercúrio (“Hg), Polegada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com