TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre resistência, resistor e resistividade

Por:   •  26/10/2020  •  Ensaio  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Quando aprendemos sobre circuitos elétricos, estes termos são utilizados a todo momento, mas qual a diferença entre eles?

A resistência é aquela grandeza derivada da razão entre Volts/Ampère e chamada de "Ohm", cuja magnitude indica o quanto um condutor resiste à passagem de corrente elétrica por ele.

Já um resistor é um dispositivo de alta resistência elétrica, cuja tarefa é se opor à passagem dos elétrons.

Enquanto a resistividade é uma característica de cada material, ou seja, de qual tipo ele faz parte e de qual composição estamos falando.

Assim, temos a separação entre essas palavras de compreensão e fonemática tão próximas, cujo uso é cotidiano e geral no estudo da eletricidade e seus fenômenos tão associados às nossas tecnologias diárias, tal como: TVs, celulares, computadores, laptops, tablets e etc.

A resistência R do equipamento elétrico, que possui unidade (ohm) é responsável por resistir à passagem da corrente elétrica i (em ampères) que corre pelos fios e à tensão V da tomada (em volts), que força a circulação dos elétrons.

Podemos perceber que a resistividade é diretamente proporcional à resistência que o material apresenta e inversamente proporcional ao seu comprimento. A unidade de resistividade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm vezes metro (.m), porém, na prática utiliza-se muito o ohm vezes centímetro (.cm) e o . mm2/m.

Dado o informado pela Teoria do Mar de Elétrons, entre os tipos de materiais: Metais, Cerâmicas e Polímeros; temos que o ideal para a passagem de corrente elétrica é o metal, graças a característica de alta eletropositividade.

Como a resistividade é dependente da temperatura, ela é apresentada na maioria das vezes a uma temperatura de 20°C. Nos metais a resistividade aumenta com o aumento de temperatura, já nos semicondutores aumenta com a diminuição da temperatura. O melhor condutor elétrico à temperatura ambiente é o cobre, no entanto o seu uso em larga escala é muito caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com