TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um sistema de controle no equipamento escolhido para o estudo da variável de processo

Por:   •  18/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

O equipamento escolhido foi um tanque de armazenamento e, durante o processo, ele será preenchido por etanol para ser distribuído para uma nova empresa. Durante o planejamento do Sistema Instrumentado de Segurança, faz-se necessário o planejamento do controle preciso do nível do líquido, por questões de segurança e também por conta da otimização do processo. Para que o processo tenha um alto rendimento, é necessário que haja um controle automático indicando quando o valor obtido pelo medidor está abaixo ou acima do set-point. O etanol é um líquido inflamável, logo, se o tanque não tiver uma automação de precisão, pode ocorrer um acidente grave prejudicando a indústria e a comunidade próxima.

O sistema de automação deve estipular também, o tipo de válvula a ser utilizado. Se houver um vazamento sem o controle de uma válvula falha-fecha, para cortar o fornecimento do líquido ao tranque, ele poderia encher totalmente o dique de segurança e se espalhar pela indústria provocando transtorno ao processo e tendo alto risco de explosão. E mesmo com líquidos com outras características, ácidas e corrosivas por exemplo, sem o controle do equipamento, os resultados de um acidente grave seriam parecidos.

Logo, o sistema de controle do tanque de armazenamento pode evitar acidentes, fazendo o monitoramento, através do painel de controle, sem expor o operador ao perigo. Diminui-se assim os erros de medição da variável de processo e da comparação com o set-point, e além disso, há uma maior facilidade de manutenção. Com a otimização do processo, engenheiros, por exemplo, podem ter mais facilidade em estudar o processo e buscar melhorias. Com esse conjunto de vantagens, o processo automatizado de um tanque de armazenamento renderá mais eficiência, melhores benefícios e uma produção mais exata e lucrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com