TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A meta: um processo de melhoria contínua

Por:   •  21/8/2015  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

Curso: 1º ano / Engenharia Mecânica

Disciplina: ¬Química Tecnológica

A meta: um processo de melhoria contínua foi escrito por Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox e publicado em 1984 (Editora North River Press; 337 páginas; R$ 95,90). Jonah é um dos personagens centrais deste livro, traduzido no Brasil como "A Meta: Um Processo de Melhoria Contínua". Jonah personaliza a figura do consultor, lecionando as ideias da teoria das restrições (Theory of Constraints ou TOC) ao protagonista do livro, um romance com abordagem empresarial narrado em primeira pessoa.

1 CREDENCIAL DO AUTOR

Eliyahu Moshe Goldratt (31 de março de 1948 - 11 de junho de 2011) foi um físico israelense que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da teoria das restrições. Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.

Foi o autor de vários livros escritos em estilo de novela, abordando temas como logística de produção, logística de distribuição, planejamento estratégico, contabilidade, gerenciamento de projetos, finanças, marketing, tecnologia da informação, entre outros.

O seu livro "A Meta" introduz aspectos da contabilidade e da produtividade criando um novo enfoque de análise chamado "Mundo do Ganho" em oposição ao chamado "Mundo do Custo".

Foi quem primeiro falou sobre a Síndrome do Estudante em seu livro intitulado Critical Chain.

2 SÍNTESE

O livro “A Meta” relata a história de um gerente de fábrica, Alex, e de sua equipe, que têm a missão de salvar uma fábrica em três meses. Contando com a ajuda e conselhos de um ex-professor de matemática chamado Jonah, Alex recebe ensinamentos sobre os fundamentos e conceitos da Teoria das Restrições, sendo ajudado a salvar a empresa.

3 RESUMO

O livro trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, Alex Rogo, em administrar uma empresa, com o objetivo de evitar a falência. Como tem um tempo limitado de três meses para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços para encontrar e descobrir maneiras de resolver tal questão e tornar a fábrica competitiva sob sua direção.

É descoberto, através de um ex-professor de matemática de Alex chamado Jonah, um processo de raciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização (ganhar dinheiro).

Como Alex trabalhava sob pressão, a fábrica gerenciada por ele estava indo mal. Bill Peach, vice-presidente da divisão, estava lhe cobrando a entrega de vários pedidos atrasados. Para atender o referido pedido, o gerente ultrapassou limites e normas internas, agregando altos custos extras. Estava nervoso e aborrecido, nada funcionava. Sua vida conjugal também ia mal, já que Alex dedicava toda sua vida pela empresa e não tinha tempo para a família.

O enfoque principal é a maximização do resultado da empresa, criando mecanismos para avaliar como as decisões de produção afetam o lucro. Nem sempre o lucro é diretamente proporcional à eficiência. Sempre com auxilio do mentor Jonah, Alex e sua equipe vão descobrindo prioridades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com